• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangelion, 1995)

Dê uma nota para o anime/mangá.


  • Total de votantes
    38
Em Evangelion o anime veio primeiro. Portanto, o anime é a obra original, ao contrário dos outros mangá/animes japoneses. Eu gosto bastante do anime, embora ache os OVAs de encerramento fracos. Só que o final do anime, embora seja vago, acho bom. Naqueles capítulos estranhos da "instrumentabilidade", dá um final bem mais satisfatório do que o dos OVAs...

Já o mangá eu não sei. Mas me parece que ele enrola mais a história, né?
 
Em Evangelion o anime veio primeiro.

Mais ou menos. O anime foi idealizado antes, mas o mangá foi lançado primeiro, até como forma de divulgar o futuro anime. Mas o lance é que, enquanto o anime é dirigido e escrito pelo Hideaki Anno, o mangá é escrito pelo Yoshiyuki Sadamoto. Daí o fato de existirem divergências.

Já o mangá eu não sei. Mas me parece que ele enrola mais a história, né?

Até onde eu havia lido (lá pelo volume 18 no Brasil, o que seria o 9º volume no Japão) não havia enrolação, até por serem poucas edições.


P.S.: andei pesquisando e, de acordo com a wiki, o mangá foi concluído em junho deste ano. Agora sim posso correr atrás de recomeçar e concluir a leitura.
 
Última edição:
Mas o anime foi finalizado se não me engano em 2001 e como o mangá terminou agora em 2013 então deve ter coisa muito diferente. Só supondo porque são 12 anos de diferença. Queria ver qual a solução que autor dar para a trama. Achei que a forma que o anime original terminou foi só uma forma de evitar um final que vá contra o que o mangaka previa. Agora com o fim do manga eu prevejo o relançamento do anime.
 
O mangá é melhor que o anime? Porque sinceramente, a melhor explicação que eu tinha visto para o desenrolar da trama do anime é que o mangaka morreu. O que depois eu fui ver que é mentira. Sinceramente, eu achei o final tão bom quanto se ele tivesse terminado com um "era um sonho e acordei". Estava curiosa com trama e ela foi solenemente ignorada.

Minha idéia para quem procura é que o básico da história aparece de forma espalhada tanto no mangá do Sadamoto quanto no anime do Hideaki dos anos 90. De forma que o mangá e o anime se complementam.

Enquanto o mangá faz um trabalho mais enxuto e direto (possui maior clareza) o anime abriu uma dimensão nova que no mangá seria impossível de desenvolver. Por exemplo, em uma das mais sensacionais batalhas já vistas num anime Asuka (End of Eva) enfrenta uma cruenta luta psicológica logo depois de acordar do coma do hospital ao som de música clássica numa cena de acuamento e suspense (presa versus predador) muito semelhante a um ataque de Hannibal Lecter. Ou seja, as facetas psicológicas que no mangá aparecem em menor quantidade receberam mais tempo pelo Anno e isso enriqueceu e reforçou as relações entre os personagens.

Algo que as versões recentes 1.0, 2.0 e 3.0 deixaram a dever ao cair na maldição dos derivados da franquia de Eva que invariavelmente ficam diluídos, seja em mangá seja em anime.

Ou seja, a versão renovada de Eva alcançou o ponto alto de explorar o design de máquinas e cenários através de efeitos de última geração e apenas nesse quesito é superior aos trabalhos anteriores, mas faz pouca coisa além disso (os personagens ficaram mais distantes e frios, um pouco descaracterizados e a trilha sonora se tornou mais superficial ao seguir a ordem de diluição do conceito).

Em partes, a versão nova parece influenciada pelo estilão Gurren Lagan e até corrompe o conceito original então minha sugestão é de levar ela apenas para complementar o que se viu no design dos anos 90 do mundo de Eva uma vez que passa por cima do cultivo de momentos contemplativos e filosóficos que os trabalhos originais lutaram para construir e limita o impacto a um festival digital para os olhos.

Quando conheci eu comecei pelo anime (a Locomotion deixou saudades) e depois comprei o mangá e vi os movies (DD e EoE). Em cada um deles tem uma peça para montar o puzzle incluindo os movies (O EoE está quase todo no mangá). No anime é possível encontrar um lado de Rei e Shinji que não aparece no mangá enquanto que no mangá tem confissões inéditas em relação ao anime. No mangá o ritmo é mais constante (sem restrição de orçamento) enquanto no anime existe um contraste muito interessante entre os momentos de alegria colorida e tristeza monocromática (psicologicamente ambos são atraentes em áreas diferentes). Vale a pena ver os dois uma vez que o Anno e o Hideaki estiveram bem sintonizados com o projeto.
 
Então perguntas como por que os angels "atacavam" apenas Tokyo III ou de que forma o pai do Shingi ganharia o poder de um Deus com o Eva 01 não são respondidas? A própria lança de longinos é a real lança? Eu me interessei muito mais por uma alegoria?
 
Ah, sinceramente. Eu acho os dois filmes complementares à primeira série animada desnecessários. Os 25 episódios já são auto-suficientes, e os filmes parecem capítulos fillers, embora sejam bem feitos. Mesmo assim eles pecam em umas coisas. Essa cena que você se referiu da Asuka enfrentando uma penca de Angels é totalmente sem noção. Desbalanceia completamente a escala de força que foi colocada durante toda a série, e a personalidade dos personagens estão meio distorcidas também... Enfim, eu vejo como se fosse só um longa metragem fan-service, mas que pode ser facilmente descartável.

Já o mangá eu comprei e li o primeiro. Sei lá... No início, eu achei que não contou tão bem quanto o anime. E olha que eu achei isso bem estranho, porque em todas as outras vezes eu sempre prefiro tudo no mangá. Traço, forma de contar, disposição de cores (sim, mesmo sendo preto e branco, geralmente os tons do nankin são bem mais ricos e detalhados do que as cores econômicas dos animes, que são pintados no computador), tudo isso eu achei melhor no anime. Me dá a impressão de que o anime é a obra original, e o mangá é uma obra derivada.

Mesmo que o Fëanor tenha dito que na verdade o mangá tenha saído antes, mas foi uma forma de promover, né? Acho que o que o mangá mostrou nos primeiros capítulos já devia estar pronto em animação, para que o cara que fez o mangá pudesse ver.
 
Concordo com o Feanor. Já sobre as cenas inúteis eu discordo porque tem cenas (informações) importantes nos filmes que aparecem no mangá e que nunca aparecem nos 26 episódios. As cenas dos bastidores do impacto e de planos secretos, por exemplo, aparece só nos filmes (que a série de TV não mostra o que passou quando a Misato é salva). Para quem já está acostumado esse é um trunfo das animações feitas no Japão de modo que é servir de cartão de visita e introdução enquanto escondem partes importantes da trama para o mangá e que em Eva foi guardado para os movies e não para a série. Se perdê-los (principalmente porque foram projetados para dar respostas finais segundo a própria equipe de produção) fica faltando todo o arco de conclusão e de bastidores que não foi animada por falta de recursos que apareceu na época.

Outras cenas fundamentais do mangá (a destruição da Nerv) só aparecem animadas nos filmes incluindo muita coisa da relação Ritsuko-Gendou.

Sobre a Asuka ela estava no caminho natural da própria personalidade (o caminho da aprender a entrega que ela não queria dar). Quando ela acorda no EoE ela passa exatamente pelo mesmo processo que o Shinji experimentou lá atrás ao sincronizar com a própria unidade e ver a mãe dele. Só que é tarde demais para amadurecer e só dá tempo de lutar até a morte. (tudo isso só tem o privilégio de ver quem acompanhou o filme ou parte do mangá) Se fosse uma luta justa haveria tempo da unidade dela também engolir e incorporar o mecanismo de modo contínuo (sem precisar de bateria) que a do Shinji fez. Tanto que quando ela vai lutar ela assume algo tipicamente alemão e japonês da segunda guerra que é virar kami-kaze e sacrificar até o último segundo. E nessa batalha do movie ela diz que finalmente entendeu (processo igual o do Shinji).

Isso ocorre porque os pilotos possuem desde o começo uma instabilidade mental (todos os 3 e o Kensuke fala que os pilotos do Eva são uns esquisitos) o que obriga o personagem a mudar subitamente (principalmente Shinji e Asuka). Nos movies dá pra ver realmente o quão loucos eles realmente ficam que é algo que as novas versões tiraram que foi o lance da invasão mental.

Trocando em miúdos a corrupção que se viu nos movies não foi corrupção do estilo do personagem mas uma invasão da estrutura mental de fachada que Asuka assumia. E isso acontece até na vida real. Se uma pessoa normal fica louca ela não avisa, ela irá apenas mudar. Por todos os lados que se olha, desde o passado, da influência da segunda grande guerra na Nerv tudo sustenta o comportamento de devoção militar de Asuka (tem otakus militares devotos na série) e enquanto ela não aprendeu a ceder a unidade não se movia. É um dos temas de Evangelion que tem coisas na vida que terminam em um beco sem saída e que não dão certo até que a pessoa mude (aprender a ceder). De modo que as mudanças de insanidade de Asuka são coerentes com a personagem.

Felizmente o Sadamoto manteve o tom de desesperança de EoE da destruição da Nerv (de forma objetiva e menos subjetiva). Porque a nova versão bagunçou e criou uma Nerv 2.0 com mais dinheiro e caricata(logotipo novo pra atender os fãs) e com mais recursos num mundo que podia se dar ao luxo de ter mais gente e tirando o desespero real da vida na versão dos anos 90 (a Nerv do remake tem até dinheiro para colocar piloto a mais). Particularmente recomendo a primeira metade de cada movie que são melancólicos e extremos igual ler um texto de Hemingway. Quem curte psicologia recomendo ver com fé a loucura animada e sem cortes dos movies. Isso porque mesmo depois de ver o anime e ler o mangá só fui considerar os personagens como sendo de carne e osso depois dos movies.

Então perguntas como por que os angels "atacavam" apenas Tokyo III ou de que forma o pai do Shingi ganharia o poder de um Deus com o Eva 01 não são respondidas? A própria lança de longinos é a real lança? Eu me interessei muito mais por uma alegoria?

A primeira metade da sua pergunta é respondida na série de TV e no mangá. A segunda metade é respondida parcialmente nos dois trabalhos entretanto os planos de Gendo nunca foram completamente desvendados(nem a Seele conseguiu descobrir).

A lança de Longinus aparece na série de TV, no mangá e novamente no EoE (se puder assista o movie porque aparece numa cena importante inclusive). Ela é uma colcha de retalhos de vários conceitos religiosos usados pela produção e possui um poder divino.

http://wiki.evageeks.org/Spear_of_Longinus
 
Última edição:
A minha opinião é mais ou menos oposta à do Thor. Eu li o mangá primeiro e achei bem melhor do que o anime, em praticamente todos os pontos: história, personalidade dos personagens e traço.

O anime me decepcionou muito, principalmente nos capítulos finais. A impressão que eu tive é que estavam com pouco tempo e dinheiro para terminar e despacharam qualquer coisa, mal escrita e mal desenhada. Pra ter uma ideia, cenas com durações de minutos sem nenhum personagem se mexendo são comuns nos últimos capítulos. Ficam só falando sem nenhuma focalização nos lábios para nem os lábios precisarem se mexer.
 
Comecei a assistir esse mês e tô no episódio 20, e... socorro, não sei o que pensar, é tudo tão... diferente
dead_banana.gif


P.S.: abri o tópico para postar, pensei "só vou postar no tópico para compartilhar minha ansiedade, não vou ler nenhum post para não tomar nenhum spoiler..." e logo no primeiro post: UM BAITA SPOILER :censu:
 
Comecei a assistir esse mês e tô no episódio 20, e... socorro, não sei o que pensar, é tudo tão... diferente
dead_banana.gif


P.S.: abri o tópico para postar, pensei "só vou postar no tópico para compartilhar minha ansiedade, não vou ler nenhum post para não tomar nenhum spoiler..." e logo no primeiro post: UM BAITA SPOILER :censu:

é o problema de um fórum com tanto tempo de vida. em 2002 a relação das pessoas com spoilers era bem diferente da atual. aliás, em 2002 provavelmente algum moderador viria me encher o saco pelo offtopic :dente:

enfim, vou editar o primeiro post com aviso.
 
Tirando aquele final, pior e mais improvisado que o de Lost, eu acho a série muito boa. Por isso voto em 8 (só vi o animê). Ao menos rendeu o meme do Parabáins, então sei lá. Talvez o final nem seja de todo mau.
 
Evangelion foi o primeiro mangá que li do início ao fim e tenho muito carinho pela estória. Pra mim é nota 10, o anime também é muito bom.
 
Estou em dívida com a leitura do Mangá que é muito bem falado e quando o fizer eu reavalio a nota que dei nessa enquete com o maior prazer.
 
Terminei na madrugada de ontem para hoje.

Falta agora o filme EoE. Vou assisti-lo antes de dar um veredicto final, porque né...
 
Terminei, e... bem... que vontade dar uns tapas no Shinji, especialmente no EoE.

Entendo que o anime começa concreto e termina abstrato, mergulhando cada vez mais fundo filosofica e psicologicamente. Entendo também que o próprio Shinji (e seu final) é uma metáfora da depressão que sofreu o Hideaki Anno. Mas o final (da série) é de dar raiva, porque, por mais abstrato que seja, ainda se anseia por respostas que só podem ser obtidas parcialmente no EoE, e em sua forma mais completa externamente. Aos poucos estou digerindo o final e começando até a gostar.

A parte da criação de uma mitologia própria me lembrou, de longe, o próprio Tolkien. Mythopoeia.

Dei nota 9.
 
Última edição:
EoE - Ocorre fora da cabeça do Shinji
Série - Ocorre na cabeça do Shinji.

vejam os Rebuild of Evangelion. Vale cada minuto
Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone.
Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance.
Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo.


ano que vem sai o Evangelion: 3.0+1.0

O You Can (not) Redo me destruiu.
** Posts duplicados combinados **
não vão na primeira pagina.
daqui a 1 ano eu posso legalmente beber com primeiro post.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo