• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

H. P. Lovecraft

Re: H.P. Lovecraft

Sim, isso é verdade. O biógrafo dele e maior entendido no autor, S. T. Joshi, estima que ele tenha escrito cerca de 100.000 (!!!!) cartas, das quais "apenas" 1/10 já sofreu algum tipo de edição para ser publicada (várias editadas pelo próprio Joshi). Ele sem dúvida foi de longe o mais prolífico escritor de cartas do séc. XX. O lado ruim disso é que, de tanto escrever cartas, ele acabou tendo pouco tempo para escrever contos, e só temos uns 60 e poucos destes de autoria dele, hehe.

Quanto ao incentivo mencionado, sim, é verdade, mas não há problema algum em organizar uma mitologia lovecraftiana: basta considerar apenas o que o próprio Lovecraft escreveu. Só isso é "cânone" e é realmente a única coisa que vale a pena ser lida.

Mesmo a intenção dele tendo sido "generosa", a qualidade das obras que usam os "Cthulhu Mythos" (termo cunhado por um amigo dele que editou suas obras após a morte dele e enveredou também pela escrita e coisas lovecraftianas) é tão medíocre e tão abaixo da do próprio Lovecraft que tenho certeza de que ele se arrependeria muito de ter proposto tal coisa caso estivesse vivo para ler esses "seguidores".
 
Última edição:
Re: H.P. Lovecraft

A título de curiosidade, um mestre falando sobre outro:

 
Última edição por um moderador:
Re: H.P. Lovecraft

A cronologia s seguir foi feita pelo próprio autor:

* Dagon,1917
* A Tumba, 1917
* Polaris, 1918
* Beyond the Wall of Sleep, 1919
* The Doom That Came to Sarnath, 1919
* O Depoimento de Randolph Carter, 1919
* The White Ship, 1919
* Arthur Jermyn (The White Ape), 1920
* The Cats of Uthar, 1920
* Celephais, 1920
* From Beyond, 1920
* A Estampa da Casa Maldita, 1920
* The Temple, 1920
* Um Frágil Ancião, 1920
* The Tree, 1920
* The Moon-Bog, 1921
* The Music of Erich Zann, 1921
* The Nameless City, 1921
* The Other Gods, 1921
* The Outsider, 1921
* The Quest of Iranon, 1921
* Herbert West: Reanimator, 1921-1922
* The Hound,1922
* Hypnos, 1922
* Aprisionados pelo Medo, 1923
* O Festival, 1923
* The Rats in the Walls, 1923
* The Unnamable, 1923
* Aprisionados com os Faraós, 1924
* A Casa Abandonada, 1924
* He, 1925
* O Horror em Red Hook, 1925
* In The Vault, 1925
* O Chamado de Cthulhu, 1926
* Vento Frio, 1926
* Pickman´s Model, 1926
* A Chave de Prata, 1926
* A Estranha Casa Suspensa na Neblina, 1926
* A Cor que caiu do Céu, 1927
* O Caso de Charles Dexter Ward, 1927-1928
* The Dunwich Horror, 1928
* Um Sussuro nas Trevas, 1930
* The Shadow over Innsmouth, 1931
* Nas Montanhas da Loucura, 1931
* Os Sonhos nas Casas das Bruxas, 1932
* Através das Portas da Chave de Prata, 1932
* The Thing on the Doorstep, 1933
* Sombras Perdidas no Tempo, 1934
* Nas Paredes de Eryx, 1935
* The Haunter of The Dark, 1935
* O Clérigo Diabólico, 1937

Segundo L. Sprague de Camp, autor consagrado de ficção científica e biógrafo de Lovecraft, ele escreveu cerca de sessenta e cinco contos; desta relação constam apenas 51. Entre os que faltam, está o famoso The Dream-Quest of the Unknown Hadath, de 1920.

Fonte: Boca do Inferno
 
Re: H.P. Lovecraft

Pessoalmente nunca encarei os contos e histórias de Lovecraft como uma "mitologia", ele preferia escrever contos sem uma relação clara entre eles.

O mais admirável em Lovecraft é a criatividade ilimitada: ele vai desde um conto com Houdini no Egito até um explorador do novos planetas no conto "Entre as paredes de Eryx", que, aliás, é um dos meus preferidos.
 
Re: H.P. Lovecraft

Lovecrat e os escritores dos Mitos de Cthulhu provavelmente exerceram uma influência maior na formação da alta fantasia do que vários críticos e leitores estão até hoje dispostos a admitir.

Há sérios indícios que estão aparecendo agora sugerindo que Tolkien pode ter sido influenciado por Lovecraft e outros escritores "ianques" publicados nas revistas pulp americanas.

Como já foi comentado antes nesse fórum, é bem possível que Lovecraft tenha sido uma das influências responsáveis pela mudança na conceptualização dos Balrogs no período da redação do SdA assim como na caracterização de Sauron como sacerdote apóstata "atlante" inumado pelo mar.

O Perdição de Durin, o Balrog de Moria tinha uma série de correspondências suspeitíssimas com o Cthulhu de Lovecraft e a timeline bem como o aparecimento de outras similaridades que parecem oriundas de outros contos e escritos do "círculo de Lovecraft" produzidos entre 1927 e 1936, notadamente influências de nomenclatura, construção de mundo , tom e descrição presentes no contemporâneo de Lovecrat, Robert E. Howard, sugerem a existência de influência sobre Tolkien.

Vide abaixo análise sobre isso em dois posts espalhados no fórum ( pra vcs verem que, feliz ou infelizmente, toda discussão em Tolkien , eventualmente acaba esbarrando na questão espinhosa das influências sobre ele:

Não sei se vc já conferiu isso daí( comparação Balrog-Cthulhu) mas o Balrog de Moria e sua suposta história, assim como toda a caracterização de Khazâd-Dum tem N elementos que parecem herdados de Nas Montanhas da Loucura ( que é um dos próximos projetos do Del Toro) e O Chamado de Cthulhu.( cadeias de montanhas assombradas, cidades "fantasma" cujas populações não-humanas migraram pra outros postos ao serem sobrepujados por inimigos "naturais", lagos subterrâneos com presenças malévolas, experimentos/ investigações proibidos, monstros proteiformes, criptas seladas com males adormecidos, dotados de "mantos de sombra" e/ou "asas" com propriedades sobrenaturais)

Pra vcs verem que não é novidade conectar os Seres sem Nome, Caradhras e o Vigia da água com a obra de Lovecraft taí uma sequência de posts de 1994 tratando desse tema:

Howard and Tolkien (was -- Re: Smaug & Scatha)

Ironicamente, ninguém tirando eu, até onde sei, viu a tremenda similaridade das histórias do Perdição de Durin com a do Cthulhu.

Ambos:
a) aprisionados em criptas subterrâneas durante "eras" ou "eons" do Mundo.
b) "alados" com "mantos de sombras vivas"
c) libertados por investigadores descuidados
d) sobrepujados por acontecimentos cataclísmicos que, supostamente, fizeram seus reinos do mal submergirem debaixo do leito oceânico (Utumno(?), Angband/ R'lyeh)
e) assombram cidades perdidas construídas por raças não-humanas.
f) adormecidos e libertados/despertados pela quebra do selo das criptas
g) sensíveis a/ ou emissores de emanações telepáticas que, possivelmente, influenciaram suas libertações e atraíam novas vítimas para seus covis. Nesse sentido de ser um sumo-sacerdote dos malignos Outer Gods e estar adormecido numa cidade que é uma versão sinistra da Atlântida, Cthulhu lembra um Sauron que, ao invés de fugir pra Terra-Média, sendo sumo-sacerdote de Morgoth enviado para o Outer Dark, teria entrado em estado cataléptico na naufragada Númenor. Coisa que , aliás, parece ter acontecido com ele também já que seu espírito negro entrou num estado de dormência em Eryn Lasgalen, a Floresta Verde, que, depois, foi transformada totalmente pelo seu despertar e reencarnação, tendo o seu nome mudado pra Floresta Tenebrosa, assim como o reviver do balrog assolou Moria que deixou de ser chamada Khazâd-Dum.

As emissões telepáticas de Cthulhu pra chamar e despertar seus servos pra liberá-lo podem ser o protótipo da emanação psíquica de Sauron que teria acordado o Balrog dentro da sua cripta, já que Tolkien diz que, possivelmente, os anões só o libertaram da prisão porque" a maldade de Sauron já o teria despertado".
h) embora, aparentemente, possuindo itens similares a "asas" não faziam uso delas para vôo por motivos, possivelmente, ligados às circunstâncias de seus respectivos aprisionamentos.

i)O topo montanhoso de R'lyeh, conforme certas configurações metafísicas, assim como acredita-se que acontecia com o topo da Meneltarma , o ponto culminante sagrado de Númenor, também pode aparecer acima das águas, assinalando uma comunhão re-ligiosa ( de religação) dos fiéis das religiões "atlantes" com seus respectivos panteões de "deuses".

j) chamados de "demônios" por seus respectivos criadores ( Tolkien usava "demon", Lovecraft e Robert E. Howard usavam "devil", o que lhes confere um status especial já que o termo foi usado com parcimônia pelos escritores que reservavam o título para seres muito específicos e malignos além de inteligentes, sagazes e destrutivos. Em Robert Howard e Lovecraft os demônios são entes bem toscos , primais e sem inteligência enquanto os "diabos" são exatamente o correspondente dos demônios tardios de Tolkien ( Tolkien parou de usar o termo em relação aos Orcs no contexto do seu Legendarium, o que mostra uma transformação da sua Teologia)

E olhem esse outro tópico aí de 1995


Nameless things that gnaw the deep? Options

Aliás, uma outra figura famosa da ficção fantástica, citada debaixo do avatar de nosso companheiro de fórum, Deriel, ( ironicamente, um dos mais ardorosos anti-asistas) também de natureza "demoníaca" e adormecido e sepultado debaixo da terra ( e do mar) durante milênios ou Eons era, indubitavelmente, alada, e não fez uso dos tais apêndices pra voar depois de ter sido despertada nos tempos "modernos": o grande Cthulhu de Lovecraft ( a pronúncia mais usual é ku-tú-lu).

Apresentado para o público de língua inglesa em 1928, nove anos antes do Hobbit ser publicado e vinte e um anos antes da redação do SdA ter sido concluída.

Call of Cthulhu

cthulhu.jpg

Arte de Michael Kormack

balrog480w.jpg
attachment.php

pintura de Kevin Evans
Gandalf3_TedNasmith.jpg


attachment.php



Separados no nascimento? Durin's Bane e Cthulhu e seus passados "enterrados" onde o sol não brilha.Dreamers in the Dark

attachment.php

Kormack again

Cthulhu_by_UnidColor-500x323.jpg

De Patrick Hjelm

howe_gandalf_balrog.jpg

red_cthulhu_wip04%5B1%5D


1196513172490.jpg


The+Rise+of+Cthulhu+complete2010.3small.jpg

Cthulhu foi "atropelado" ou teve a cabeça abalroada por um barco enquanto tentava alcançar a embarcação andando pelo leito do mar. Eu nunca vi ninguém chamar Cthulhu do Chamado de Cthulhu de idiota por não ter feito uso das asas pra interceptar o navio pelo ar, feito o que uma gaivota faz. E, entretanto, em cenário parecido, saem falando que um Balrog só podia ser imbecil. Meio estranho, não é mesmo?

<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/PKloyERKTwM" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>

Todo mundo que estiver lendo esse post deve procurar conhecer o maravilhoso conto de Lovecraft disponível aí embaixo:

O Chamado de Cthulhu

Esse aí é o melhor site em português sobre o autor, lá poderão encontrar até uma outra tradução pro Chamado de Cthulhu e todos os demais contos do escritor:

Sitelovecraft

Há indícios que apontam pra uma congruência entre Cthulhu e o Balrog, como a menção de sombra "material", como "atributo positivo" que se espraiava como "asas membranosas"e o fato de ambos ficarem hibernando debaixo de cidades subterrâneas sendo acordados por praticantes de Necromancia ( Sauron e cultistas do Necronomicon) e libertados por exploradores desavisados com boas intenções ( anões de Moria e tripulantes do navio Emma).

A semelhança é tão grande que até mesmo a passagem que menciona a escuridão estilo "antiluz" ou "shadow cloak" do balrog e cita sua qualidade similar à fumaça se espalhando "em asas membranosas" também não deixa claro, sozinha, se as tais asas eram reais ou, simplesmente, a forma adotada pela escuridão. A presença das asas e a sobreposição dos dois conceitos onde as asas reais do ser realmente espalham uma escuridão que se evola como fumaça, só fica clara com o fato delas terem sido mencionadas previamente de forma explícita na descrição das estatuetas representando o Grande Antigo.

A abertura era negra, de uma escuridão quase matéria. Aquelas trevas eram, na verdade, uma qualidade positiva, pois escureciam as partes das paredes internas que deveriam ser reveladas, e exalava para fora como fumaça de sua prisão multimilenar, obscurecendo a olhos vistos o sol, ao escoar para o céu inchado e convexo num adejar de asas membranosas. O cheiro que exalava das profundezas recém-abertas era intolerável, até que Hawkins, que tinha ouvidos muito aguçados, pensou ter ouvido um chapinhar repulsivo no interior. Os homens ficaram atentos e ainda tentaram ouvir quando a Coisa se arrastou, babando, à vista de todos, espremendo Sua imensidade verde e gelatinosa pela passagem escura para o ar exterior infecto daquela venenosa cidade de loucura.

The aperture was black with a darkness almost material. That tenebrousness was indeed a positive quality; for it obscured such parts of the inner walls as ought to have been revealed, and actually burst forth like smoke from its aeon-long imprisonment, visibly darkening the sun as it slunk away into the shrunken and gibbous sky on flapping membranous wings. The odour arising from the newly opened depths was intolerable, and at length the quick- eared Hawkins thought he heard a nasty, slopping sound down there. Everyone listened, and everyone was listening still when It lumbered slobberingly into sight and gropingly squeezed Its gelatinous green immensity through the black doorway into the tainted outside air of that poison city of madness.

Aí embaixo tem em inglês pra quem quiser conferir:

Chamado de Cthulhu em inglês

Vale lembrar que o Grande Cthulhu também comparte características com Sauron que, logo depois do conto de Lovecraft ser publicado, na ficção de Tolkien, se tornou o grão-sacerdote de Melkor/Morgoth em Númenor até que ela foi devorada pelo mar assim como Cthulhu era o sumo-sacerdote de Azathoth e foi sepultado pelo mar junto com o afundamento de sua ilha-templo em R'lyeh, hoje submersa debaixo do Oceano Pacífico, similar a Númenor que jazeria debaixo do Atlântico. Ambos os eventos teriam sido causados por um tipo de intervenção divina e/ou evento astronômico cataclísmico. O conceito da desencarnação e "hibernação" milenar de Sauron também despontou nessa época de criação do Legendarium.

Outro detalhe importante é que as Criaturas sem nome, the "nameless things" e o Vigia da Água, o Watcher in the Water dos capítulos ou passagens ligadas a Moria no SdA são distintamente "lovecraftianos" em tom e descrição, já tendo sido previamente comparados com coisas imaginadas por Lovecraft e seu círculo de escritores em numerosas ocasiões. Confiram Crypt of Cthulhu #13

Tais similaridades entre Cthulhu e o balrog de Moria só não foram apontadas até hoje porque não há prova concreta de que Tolkien possa ter lido Lovecraft e, também, porque há um preconceito arraigado e infundado, o que é pior, no sentido de que Tolkien não poderia ter lido literatura pulp-fiction publicada nos EUA sendo que era inglês e convivia com o meio acadêmico britânico que seria "culto" ou esnobe demais pra ler ficção científica e fantasia/terror vindas dos EUA.

Pura balela, já que a Weird Tales era importada pro Reino Unido junto com comic books e outras tantas tralhas, até como lastro de navio. Quem era aficcionado por literatura de fantasia/terror podia encontrar os contos de Lovecraft e Howard na Inglaterra sim, muito antes deles terem sido compilados em livros ( no caso de Lovecraft isso só aconteceu no UK em 1951) e, portanto, durante a década de 30 ou 40, quando houve grande necessidade de envio de mercadorias através do Atlântico e, logicamente, de navios com lastro "pulp".

Tolkien on Howard?

Weird Tales was also available in England back in the 1930s. There was also a series of hardbacks, The Not at Night series, mostly horror anthologies, all printed in England. The first Conan story to see hardback was in one of these books, back in 1932. So, he could have had access to say Tower of the Elephant.

Author Topic: Index to stories: A-Z by author (Read 505 times)
demonik
Your Parasol Babe From Hell

member is offline



Everything Dies




Joined: Mar 2006
Gender: Male
Posts: 296
Location: Whitechapel
Karma: 4
Index to stories: A-Z by author
« Thread Started on Mar 15, 2006, 2:08pm »
In all there were 170 stories spread over the 11 volumes, exactly 100 of which were also published in Weird Tales.

Michael Annesley - Rats
R. Anthony (Anthony Rud) - The Parasitic Hand
R. Anthony - The Witch-Baiter
Benge Atlee - The Green Eyes of Mbuiri

A. Barclay - The Chamber Of Death
Francis Beeding - The Tomb
J. W. Benjamin - The Man Who Saw Red
Paul Benton - The Beast
Archie Binns - The Last Trip
Zealia B. Bishop - The Curse of Yig
Oswell Blakeston - The Crack
F. Bonney - The Flying Head
Jack Bradley - Haunted Hands
R. F. Broad - Bhuillaneadh
Arthur J. Burks - Bells Of Oceana
Lorretta G. Burrough - Creeping Fingers

Hugh B. Cave - Cult Of The White Ape
Hugh B. Cave - The Watcher In The Green Room
Gordon Chesson - Little Red Shoes
Dora Christie-Murray - Drums of Fear
Galen C. Colin - Teeth
W. Chiswell Collins - The Leopard's Trail
Eli Colter - The Last Horror
Oscar Cook - Si Urag Of The Tail
Oscar Cook - When Glister Walked
Oscar Cook - Piece-meal
Oscar Cook - Boomerang
Oscar Cook - His Beautiful Hands
Oscar Cook - The Great White Fear
Oscar Cook - Golden Lilies
Oscar Cook - Dog Death
Oscar Cook - The Crimson Head-Dress
Mary E. Counselman - The House Of Shadows
Mary E. Counselman - The Accursed Isle
Charles Cullum - Scarred Mirror

R. Dawson - Grannie
Gerald Dean - The Devil Bed
August Derleth - Bat's Belfrey
August Derleth - The Coffin Of Lissa
August Derleth - The Tenant
August Derleth - Prince Borgia's Mass
August Derleth - The Metronome
August Derleth & Marc R. Schorer - The Pacer
Harry De Windt - A Celestial Hell
John Dwight - The Fates

Charles Lawrence Edholm - The Rose Window
Captain George Fielding Eliot - The Copper Bowl
Paul Ernst - The Scourge Of Mektoub

Dion Fortune - The Flute Of Seven Stops

Rupert Grayson - The Man Who Ordered a Double
Rupert Grayson - Blood
Michael Gwynn - The Death Plant

Edmond Hamilton - Pigmy Island
Hazel Heald - The Horror in the Museum
J. M. Hiatt & Moye W. Stephens - Ghosts Of The Air
William R. Hickey - The Cave of Spiders
Hester Holland - Dorner Cordainthus
Hester G. Holland - The Library
Hester Holland - The Scream
Robert E. Howard - The Black Stone
Robert E. Howard - Worms Of The Earth
Robert E. Howard - Rogues in the House


E.M.P. Inglefield - The Cossacks

Richard Jackson & A. Edwards Chapman - The Idol Of Death
Royal W. Jimerson - Medusa
Morgan Johnson - Panthers of Shevgoan

A. W. Kapfer - The Phantom Drug
David H. Keller - The Seeds Of Death
David H. Keller - The Thing in the Cellar
David H. Keller - The Dead Woman
Donald Edward Keyhoe - The Mystery Under The Sea
Jessie D. Kerruish - The Wonderful Tune
Jessie D. Kerruish - The Seven Locked Room
Jessie D. Kerruish - The Gold Of Hermodike
Joseph O. Kesselring - King Cobra
Zayu Konstanz - The Yellow Paw

Greye La Spina - The Tortoise-Shell Cat
Warden Ledge - Legion Of Evil
Raoul Lenoir - The Dead Soul
Maurice Level - Night And Silence
Mortimer Levitan - The Third Thumb-Print
L. A. Lewis - The Author's Tale
Amelia Reynolds Long - The Thought Monster
Frank Belknap Long jr. - Death-Waters
Frank Belknap Long, jr. -The Sea Thing
Frank Belknap Long, jr. -The Red Fetish
H. P. Lovecraft - The Horror At Red Hook
H. P. Lovecraft - Pickman's Model
H. P. Lovecraft - The Rats In The Walls


Charles Henry MacKintosh - Guardian Of The Guavas
R. G. MacReady - The Plant-Thing
Dagney Major - The Children of Bondage
Harold Markham - The Hand From The Ruins
Harold Markham - White Lotus Flower
J. Dyott Matthews - The Tapping
J. Dyott Mathews - The Wings
J. Dyott Mathews - Green Slime
Joseph McCord - The Girdle
C. Franklin Miller - His Family
C. Franklin Miller - The Last Laugh
J. Leslie Mitchell - If You Sleep In The Moonlight
G. Frederick Montefoire - Black Curtains
Bassett Morgan - Laocoon
Bassett Morgan - Devils of Po Sung
Bassett Morgan - Island Of Doom
Bassett Morgan - Tiger Dust
H. Warner Munn - The Chain
Rosalie Muspratt - Helvellyn: Elivion Or Hill Of Baal
Rosalie Muspratt - Althorpe Abbey

Douglas Newton - The Trimmer
Joel Martin Nichols, jr. - The Hooded Death
Lockhart North - Dead Man's Luck

N. J. O'Neail - The Flame Fiend
L. Oulton - The Padlocked House

Zina Inez Ponder - His Wife
Romeo Poole - A Hand From The Deep
Romeo Poole - The Death Crescents Of Koti
Paul S. Powers - Monsters Of The Pit
Paul S. Powers - The Life Serum
Guy Preston - The Inn
Guy Preston - The Way He Died
Merle Prout - The House Of the Worm

Seabury Quinn - The Horror On The Links
Seabury Quinn - The House Of Horror
Seabury Quinn - The Curse Of The House Of Phipps

Edith Lyle Ragsdale - Vials Of Wrath
A. A. Rawlinson - The Creeping Horror
J. Joseph Renaud - Suzanne
H. Thompson Rich - The Purple Cincture
H. Thompson Rich -The Black Box
Flavia Richardson - Out Of The Earth
Flavia Richardson - When Hell Laughed
Flavia Richardson - At Number Eleven
Flavia Richardson - The Red Turret
Flavia Richardson - Pussy
Flavia Richardson - Behind the Blinds
Flavia Richardson - The Black Hare
Flavia Richardson - Behind the Yellow Door
Flavia Richardson - Empty Stockings
Victor Roman - Four Wooden Stakes
Walter Rose - The Horror Of the Cavern

Oscar Schisgall - In Kashla's Garden
Elizabeth Sheldon - The Ghost That Never Died
B. W. Sliney - The Man Who Was Saved
Clark Ashton Smith - Isle Of The Torturers
Will Smith & R. J. Robbins - Swamp Horror
Edmund Snell - The Black Spider
Nicholas Stafford - Mirabel Houston
W. J. Stamper - Fidel Basin
W. J. Stamper - Lips Of The Dead
W. J. Stamper - Ti Michel
Richard Stone - Murder By Proxy

H. Thomson - Offspring Of Hell
Signe Toksvig - The Devil's Martyr

Geoffrey Vace (Hugh B. Cave) - Four Doomed Men
Stewart Van Der Veer - The Yellow Spectre
Anthony Vercoe - Flies

Harold Ward - House Of The Living Dead
Harold Ward - The Closed Door
F. A. M. Webster - The Owl
Anthony Wharton - The Hunting on the Doonagh Bog
Henry S. Whitehead - Passing Of A God
Henry S. Whitehead - The Chadbourne Episode
Henry W. Whitehill - The Case Of The Russian Stevedore
J. S. Whittaker - Flower Valley
Don C. Wiley - The Head Of Wu Fang
Barrett Willoughby - One Alaskan Night
Arthur Woodward - Lord Of The Talking Heads
Everil Worrell - The Grey Killer
Sewell Peaslee Wright - The Experiment Of Erich Weigert

Foi nessa época de presumível maior disponibilidade do material no Reino Unido que Tolkien criou o texto da Ponte de Khazâd-Dum.

E Michael Moorcock disse, explicitamente, que Tolkien e Lewis eram, no mínimo, tão conhecedores de literatura de fantasia e terror publicada dos dois lados do Atlântico quanto ele próprio, o que quer dizer muita coisa. Moorcock começou sua carreira publicando e editando Edgar Rice Burroughs na Inglaterra.

I met Lewis at the Globe pub, where sf writers used to meet in the fifties and sixties.(...)They tended, as far as I saw, to identify with those of us who had an 'odd' taste in reading matter and both were certainly knowledgeable -- as knowledgeable as I was if not more so -- about sf and fantasy, both American and English. I had no impression that they thought of themselves as being in any sense apart from those others of us who enjoyed what was then a very marginal taste. Neither had reached the status later given them (mostly after their deaths) by the world

attachment.php


attachment.php


attachment.php


balrog1.jpg

barlog2.jpg


cthulhuew.jpg



Estueta do Prêmio Balrog, distribuído entre 1978 e 1985 conferido a Andre Norton.
A semelhança com a posição acocorada do Cthulhu na estátua acima estilo "gárgula" pode ser mais do que mera coincidência.


attachment.php


É possível , pela data da composição dos textos, que o Grande Antigo de Lovecraft tenha tido alguma coisa a ver com os atributos de manto de trevas e "asas" bem como a história do Balrog de Moria como remanescente de um grupo de entidades demoníacas, mantido em animação suspensa durante eras numa cripta subterrânea de uma "cidade perdida, já que os tais itens só foram aparecer em textos escritos nas duas décadas seguintes onde, aliás, o desenho Fantasia da Disney também foi exibido na Inglaterra, contendo a imagem diabólica e alada de Chernabog a qual também pode ter influenciado Tolkien durante a redação do SdA.

Diga-se de passagem: a antiluz de Ungoliant, uma criação de Tolkien que parece "lovecraftiana", parece ter sido introduzida em textos posteriores à década de 30 e , assim como o manto de trevas dos balrogs nas suas versões anteriores, parecia estar ausente dos escritos originais.A aparição do conceito bate também com o período de possível exposição ao trabalho de Lovecaft e de seus contemporâneos ianques como Robert E. Howard e E.E.Doc Smith.

images


images


images


Coincidências?

3824519069_31a5721385.jpg


chernobog-287x300.jpg
 
Última edição:
Re: H.P. Lovecraft

A editora Hedra acabou de publicar A busca onírica por Kadath que, como os outros livros do Lovecraft lançados pela editora, tem organização e tradução de Guilherme da Silva Braga.

'A busca onírica por Kadath', novela escrita entre outubro de 1926 e janeiro de 1927, pertence ao Ciclo dos Sonhos e é protagonizada por Randolph Carter, o alterego de Lovecraft. Depois de sonhar três vezes com uma fabulosa cidade ao pôr do sol e de três vezes acordar sem ter contemplado a grandeza do maravilhoso panorama criado por sua fantasia, Randolph Carter resolve buscar a permissão dos deuses da terra para visitar a cidade resplandecente. Para tanto, mergulha no mundo dos sonhos e empreende uma longa jornada repleta de perigos em busca de Kadath na desolação gelada - embora nem mesmo as estranhas criaturas que habitam as terras oníricas tenham certeza quanto à existência do lugar. Em apêndice, o leitor encontrará uma carta de Lovecraft, o soneto 'Noctétricos' de Fungos de Yuggoth e os contos 'A chave de prata', 'O navio branco', 'Celephaïs', 'Os gatos de Ulthar' e 'Os Outros Deuses', que servem como porta de entrada para o mundo de sonho e fantasia que atinge o ponto culminante em 'A busca onírica por Kadath'.

Capa:

attachment.php
 

Anexos

  • kadath.jpg
    kadath.jpg
    29,9 KB · Visualizações: 277
Re: H.P. Lovecraft

A editora Hedra acabou de publicar A busca onírica por Kadath que, como os outros livros do Lovecraft lançados pela editora, tem organização e tradução de Guilherme da Silva Braga.

Tava esperando por esse, ansiosamente!
Que bom que é ele agora. :grinlove:

Você sabe se a Hedra pretende lançar mais títulos do Lovecraft, Tilion?
 
Conheci Lovecraft fazendo um trabalho sobre Literatura Fantástica para faculdade, mas não li nenhum texto dele na ocasião. Só meio que recentemente li O Chamado de Cthuthu e outros contos. Achei um pouco decepcionante. Gostei muito de todo o cenário criado, mas não da história em si. Porém, andei lendo Neonomicon do Alan Moore e estou pensando em dar uma outra chance.
 
Próximo a sair pela Hedra: O caso de Charles Dexter Ward.

Hedra disse:
Caros leitores, eis a capa do novo livro da Série Lovecraft, traduzido por Guilherme da Silva Braga e com ilustração de Tulio Caetano. O apêndice desta novela é assinado por ninguém menos que S.T. Joshi, de quem publicaremos em breve a biografia A Dreamer and a Visionary: H.P. Lovecraft in His Time. A previsão de chegada nas livrarias de O caso de Charles Dexter Ward é para a segunda semana de maio!

“O romance narra os experimentos feitos pelo alquimista do século XVII Joseph Curwen na tentativa de obter conhecimentos profanos mediante a ressurreição dos “saes essenciaes” extraídos dos grandes pensadores do
mundo. Curwen também deixa os próprios sais essenciais para que fossem descobertos por Charles Dexter Ward, um descendente do século XX, e assim é ressuscitado [...] O flashback histórico --- que ocupa o segundo dos cinco capítulos --- é uma das passagens mais evocativas em toda a obra de Lovecraft.”
S.T. Joshi

Capa:
attachment.php
 

Anexos

  • charlesdexterward.jpg
    charlesdexterward.jpg
    94,3 KB · Visualizações: 180
O apêndice desta novela é assinado por ninguém menos que S.T. Joshi, de quem publicaremos em breve a biografia A Dreamer and a Visionary: H.P. Lovecraft in His Time.

Eba! =]
 
A revista Magali deste mês (nº 80, 2013) traz na capa um monstro bem parecido com o Cthulhu.

magali80.jpg

Já que a historinha não tem nada a ver com o monstro do Lovecraft por um momento pensei ter sido coincidência, sei lá, de repente o ilustrador precisava de inspiração, procurou "monstro" no Google e tinha algumas figuras do Cthulhu que ele achou medonhas, então desenhou um parecido.

Mas a historinha do gibi é o seguinte: Magali recebe em sua casa o priminho pentelho, Dudu, que vai passar a noite com a família, e que não quer dormir porque acha que tem um monstro embaixo da cama:

098.JPG

Então Magali começa a contar uma história pra fazer priminho hiperativo pegar no sono:

099.JPG

Parece que tem a ver com o Chtulhu sim, mas talvez seja só até aí que as referências podem chegar.

De qualquer forma, achei interessante. =]
 
Última edição:
The Cards of Cthulhu

Save the world or doom us all to eternal torment with this solitaire Lovecraftian card game. Play alone or with up to three other players as one of eight investigators battling the forces of the Elder Gods. For a $30 pledge, backers receive a physical copy of the game, complete with custom Cthulhu dice and coins, plus a PDF download of the game and high-resolution cover art.

31c09294ecb448788b3960c47ac2610d_large.jpg


e503b30f57a4f0aa3279cd768a3b38ff_large.jpg
 
Lovecraft sketch shows the author's vision for Mountains of Madness

These pages are part of a much larger exhibit at Brown University — "The Shadow over College Street: H.P. Lovecraft in Providence" will be on display through September 22nd in the Philbrick Rare Book Room of the Providence Athenaeum. A smaller satellite exhibit will be on view in the lobby of the John D. Rockeller, Jr. Library through October 24th. Go!

Inveja de quem vai poder ver essa exposição. :osigh:
 
A Hippocampus Press lançou o ebook da biografia definitiva de Lovecraft, I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft, de S. T. Joshi, por meros US$9,99. Como comparação, a versão em brochura de 2 volumes tem preço de capa de US$50.

Para quem não usa Kindle, a editora já anunciou que vai disponibilizar o livro em epub no site dela. Enquanto isso, quem não quiser esperar pode comprar na Amazon e converter para o formato que quiser com o Calibre.
 
A Wordsworth está mudando as capas da coleção deles Mystery & Supernatural (http://www.wordsworth-editions.com/collection/mystery-&-supernatural) e mudou as do Lovecraft também. Acho que ficaram melhores.

Haunter of the dark.jpg
Horror in the museum.jpg
Lurking fear.jpg
Whisperer in darkness.jpg

Acho que a melhor ficou a do Whisperer in Darkness, mas só a do Lurking fear não ficou muito legal pelo recorte do rato não muito bem feito.

Vou ver se compro (e leio) essas edições esse ano.

E para a @Clara quem gosta mesmo, a Barnes & Noble tinha lançado também uma edição bonitona e psicodélica das obras completas (se não me engano é ilustrada e comentada).

complete fiction.JPG
Não sei se a qualidade é boa, mas que é bonita é.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo