• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Superman - 75 anos

Guilbor

Old Man
[h=1]Superman[/h]

[h=2]Superman 75 anos[/h]Em 18 de abril de 1938 (data aproximada), chegava às bancas dos EUA a primeira edição de Action Comics. Na capa, um homem com roupa de fortão de circo erguia um carro com os braços enquanto homens com cara de desespero saíam correndo. Foi a estreia de Superman, o Homem de Aço,.
Apesar de dizer "junho, 1938" na capa, sabe-se que as revistas nos EUA saem meses antes do que a capa diz (para parecerem novas se a distribuição falhar). Em um depoimento em tribunal de 1939, o gerente da DC Jack Liebowitz declarou que a edição havia saído em 18 de abril. Para os fãs mais devotos, é a data que vale.
A ideia do personagem, porém, já estava anotada pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster há pelo menos cinco anos - o nome chegou a ser utilizado num conto escrito pelo primeiro e ilustrado pelo segundo. Depois de tentar várias editoras - que não topavam o inverossímil personagem com superpoderes -, Siegel e Shuster, aos 23 anos, venderam sua criação para a DC a 10 dólares por página, quantia que até hoje mobiliza a discussão nos tribunais.
superman_golden.jpg
Action Comics
#1 vendeu mais de 100 mil exemplares na estreia e lançou o gênero dos super-heróis nos quadrinhos dos EUA - o gênero dominante até hoje. Custava 10 cents. Os raros exemplares da edição são comercializados atualmente por até US$ 2 milhões.
O personagem foi criado em meio à Grande Depressão, sendo o primeiro super-herói e dando início à Era de Ouro dos quadrinhos. Siegel e Shuster moldaram o Homem de Aço como um campeão da verdade e da justiça a partir de ideias - e mitos - já existentes em diversas civilizações.
Ao longo dos anos, publicado pela DC Comics, o Superman ganhou uma mitologia vasta, com elementos como o planeta Krypton, a Supergirl, Krypto (o Supercão), a Legião dos Super-Heróis e muitos outros personagens e cenários que lhe adicionaram dimensões emocionais e conflitos pessoais, tornando-o um dos maiores ícones da cultura pop no planeta.
[h=2]A Origem de Superman[/h]
superman_ross.jpg
Entre as várias versões existentes da origem do Superman, a constante é sua origem em Krypton, um planeta condenado. Sem opção, o cientista Jor El envia seu único filho, Kal El, à Terra, momentos antes da explosão do planeta. Depois de uma longa viagem, o bebê kryptoniano cai com seu foguete em um campo no Kansas, onde é descoberto pelo casal Jonathan eMartha Kent. No nosso planeta, banhado pela luz amarela do Sol, o jovem, rebatizado por seus pais adotivos como Clark Kent, desenvolve superpoderes como a capacidade de voar, invulnerabilidade, visão de calor, superforça e outras habilidades espetaculares.
Clark adota a Terra como seu lar e passa a defendê-la de ameaças locais e de todo o universo, contando sempre com aajuda de amigos como Lois Lane, Perry White, Lana Lang e Jimmy Olsen e aliados heróicos como Bruce Wayne (Batman), Diana (Mulher-Maravilha) e Hal Jordan (Lanterna Verde), com quem integra a Liga da Justiça. Conheça alguns quadrinhos de destaque:
[h=2]Superman na TV e no cinema[/h]
clark_super.jpg
Desde seu lançamento nos quadrinhos, o Superman foi alvo de enorme interesse do público - o que o levou às mais diversas mídias, como as séries de televisão, os videogames, a literatura e o cinema. Conheça abaixo algumas das principais produções:
[h=2]O Homem de Aço (2013) - Filme de Zack Snyder[/h]
Zack Snyder, o diretor de 300, Watchmen e Madrugada dos Mortos, está trabalhando no próximo filme do super-herói, O Homem de Aço (The Man of Steel). Previsão de estreia: junho de 2013.



 
Os desenhos da Warner eram legais mesmo. :mrgreen:

Quero destacar a fase do Super pós crise nas mão do Byrne que foi onde teve uma de suas melhores historias publicadas em todos os tempos.
 
Pra ser sincero, sempre achei o Superman um personagem meio blé. Li uma época, mas não consegui me conectar.

Aí eu li All Star Superman e Red Son.

(a série animada era bem bacana mesmo)
 
O uniforme do novo filme parece legal.
Mas o problema da personagem, sempre foi a personalidade. Escoteiro demais
 
Ai eu vou dizer que não era assim tão escoteiro até por que no inicio ele foi concebido para ser vilão.

De novo recomendo lerem a fase do Byrne pós crise eu acho ali a melhor fase do Super tanto que ele quebra um dos principios dele e mata uns vilões malucos.
 
Eu gostava daquele desenho da Warner. :mrgreen:

Entre filmes, desenhos e quadrinhos eu sempre curti ele mais nos desenhos também.

Nos quadrinhos levando em conta que são 75 anos, é bastante tempo e repaginar o seu visual sempre será algo recorrente e inevitável.
 
Nesse caso Fúria foi mais uma manobra da Warner/DC para descaracterizar um pouco o personagem uma vez que estavam com litigio com a família dos criadores.
Sent from my Lumia 710 using Board Express
 
Só um adendo, esqueceram da série de TV Lois & Clark

Como não leio quadrinhos, meu contato com o Superman (meu favorito) e a DC em geral sempre foi através da TV: desenhos (lembro especialmente dos SuperAmigos... não lembro se vi os outros na infância), os filmes do Reeve (CLARO!) e a série Lois & Clark (que eu adorava. Pra mim, até hoje, não tem Lois Lane melhor que Terri Hatcher). Depois de mais velha ainda cheguei a assistir o desenho da Liga da Justiça por um tempo. E óbvio que vi - e gostei - tanto do Superman Returns quanto de Man of Steel.

Eu nunca senti atração por HQs por achá-las visualmente poluídas demais.
 
Eu nunca senti atração por HQs por achá-las visualmente poluídas demais.


Bom ai fica um pouco da percepçao de cada um, mas dizer que quadrinhos sai visualmente poluídos acaba sendo um exagero.
Claro que há vários artistas que poluem as páginas justamente para esconder seus defeito, mas há muito outros que usam com maestria as paginas como George Perez que consegue colocar vários personagens ocupando uma pagina sem deixa-lá poluída.

Sent from my Lumia 710 using Board Express
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo