• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Destino dos Orcs depois da morte

Glonduil

Quase uma forja de anão
Estava pensando : Se os Orcs são elfos mutilados e modificados, quando morrem vão para Mandos ?
 
Bem, o que se conhece de orcs é que a partir dos rumores espalhados pelo lado escuro no começo dos tempos derivaram várias explicações de sua origem mas que nunca foram confirmadas.

Em parte porque a fabricação foi um segredo de guerra que Melkor mantinha e que Saruman possivelmente veio a desvendar parcialmente através de pesquisas (algumas delas ilícitas) em parte durante os experimentos em Isengard.

Uma vez que Orcs sejam personagens que habitam um mundo mais orgânico que mecânico ("biologia não é matemática") faz sentido pensar o lado escuro não tenha usado eles de apenas um modo como ficamos sabendo através do livro SdA e da guerra de Isengard.

De modo que organicamente falando do universo ficcional de Tolkien, se Saruman podia trabalhar com meio-orcs e se Sauron podia possuir bestas com espíritos terríveis (vide Silmarillion), então podemos dizer sem medo que estamos diante de mais de um tipo dentro da mesma classificação(ORC).

http://lotr.wikia.com/wiki/Uruk-hai

Crossbreeding with Men


Following Treebeard's speculative statements, some readers have questioned whether Saruman's Uruk-hai at least, and all Uruk-hai at most, were bred by crossbreeding with Men. The book does not directly state this, though it heavily hints at it. In the movie version Gandalf tells Elrond that Saruman made Uruk-hai by crossbreeding orcs with goblin-men.

Other forces in Saruman's armies, and under his command in the Shire, definitely appear to have been hybrids, though these individuals, called "half-orcs" and "goblin-men" in The Two Towers, were as tall as Men and are never described simply as Orcs, as the Uruk-hai frequently are, and an account of the first Battle of the Fords of Isen in Unfinished Tales (part of Tolkien's hitherto unpublished writings) apparently treats Uruk-hai and "orc-men" separately.

Dunlendings were often used to create Uruks, or sometimes Rohan prisoners, but no matter who they are, they end up being bloodthirsty and vicious. Saruman also bred uruk "jockeys": a smaller, lighter breed often the same size as orcs but sometimes taller and by far stronger. These were used to ride Wargs.
1auruk-haiLurtz observing his "strength" in Isengard after being borne out of the mud.
LeGruffAdded by LeGruff

Given that "Orc-man" and "Men-orcs", Half-orcs are treated as distinct types of hybrids, and that "Orc-men" is differentiated from Uruk-hai in Unfinished Tales, some then assume that the "Man-orcs large and cunning" are the Uruk-hai, at least those of Saruman. However, there is nothing in the quotation itself that states that the term "Man-orcs" specifically applies to Uruk-hai.

Robert Foster's The Complete Guide to Middle-earth makes no references to Uruk-hai as the results of crossbreeding since the issue hinges on material unpublished when his book was written.

Se, aparentemente Melkor e os maiar tinham recursos para criar tipos diferentes de orcs, então cada tipo poderia de fato ter destinos diferentes:

-Meio-orc (cruzado com o que quer que seja, homem, elfo, coelho, duende, etc...)
-Orc (tipo mais comum e sem alma)
-Orc possuído de espírito imundo/apavorante (elite corrompida)

Para cada tipo de orc (cenário) emerge um destino diferente. De fato, como ficamos sabendo do encarceramento dos homens por meio do juramento da montanha assombrada e da escravidão dos Nazgul por meio de anéis físicos, nós sabemos que o lado escuro detinha poderes para atrasar a caminhada de um filho de Eru ou mesmo de um espírito na direção de uma dádiva ou destino.

De maneira que se estivermos tratando de um general orc, possuído de espírito ligado forçadamente ao corpo, então estamos falando de um espírito decaído que nunca seguiria para o Oeste (igual a morte de Saruman).

Se estivermos falando de um meio-orc a coisa complica e não sabemos com certeza se ele vai ter alma livre após a morte apesar de que no livro os homens com cara de orc dão a entender que apesar de muito malignos ainda continuam sendo homens e portanto podem sair do mundo.

Para o caso de uma alma élfica encarcerada, o sofrimento seria ainda maior devido a forte identificação que os elfos possuem com a matéria deste mundo, diferente dos homens que enxergavam esse mundo com estranheza.

Segundo os livros há sinais de que Melkor podia escurecer uma alma élfica até certo ponto, tornando-os como feras. Entretanto, era sabido que os elfos eram unanimemente contra Melkor (a única espécie não-dividida e totalmente contra Morgoth) e o mais provável seria que a alma élfica preferisse deixar o corpo definhar até a morte e vagar livre do que associar com o lado escuro.

O que não impede Sauron de fazer algo tenebroso por meio de alguma ligação indireta e nefasta. Mas isso nunca vamos saber uma vez que o mundo dos mortos e dos espíritos foi muito pouco tocado por Tolkien. O que se sabe é que Melkor também detinha um quinhão do poder de Mandos bem como um quinhão de cada um dos Valar. Isso certamente é um obstáculo uma vez que é sinal de que ele detinha alguma autoridade também no mundo dos mortos.

Minha teoria é que mesmo em espírito desabrigado (sem corpo) os elfos ainda assim não se associavam a incorporação em orcs. Já para os homens a chance é bem maior disso ser possível.

Para mais reflexões tem alguns tópicos por aqui:


Conclusão: Tudo depende das artimanhas do lado escuro e do tipo de orc que estamos falando daqueles tempos tenebrosos. Sauron tinha fama de necromante e um corpo morto élfico, abandonado pelo espírito podia ter finalidades bizarras que todos desconhecem, incluindo possessão por poder maligno... Que são o tipo de informação mais obscura e difícil de se obter já que até os elfos não tinham certeza. Por sinal, o Silmarillion fora baseado nos relatos élficos e fica difícil garantir que 100% dos orcs sejam despossuídos de alma ou de uma inteligência pós-tumular. Em caso positivo a alma certamente seguiria o destino específico de seu povo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo