• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Big-Bang

Nossa, cara, num tenho a menor noção e nenhuma teoria sobre este assunto! Num passa nda pela minha mente que posso ser utilizado como tentativa de alguma coisa!! :osigh:
 
Eu acredito sim no Big Bang, acho uma teoria bastante plausível, e mais: tem total correspondência com a teoria criacionista...
 
Eu acho que o universo veio do nada...
É estranho/difícil explicar, antes não era nada e de uma hora para outra virou tudo... Só que esse "de uma hora para outra" demorou muito...

O como "virou" pra mim é meio vago...
 
Eu tb axava um tanto falha essa teoria, pq naum dizia pq como que o universo chegou a se juntar e explodir. Ae a revista Superinteressante (naum sei se posso cita-la), teve uma matéria muito boa sobre esse assunto na edição de Outubro/2002. Esse negócio de vir do nada naum existe. O "vazio" que tinha na epóca criou a matéria que originou tudo. Como? Duas coisas: flutuação de vácuo e gravidade negativa.

Flutuação de Vácuo= [...] "Para um físico quântico, o vazio é sempre alguma coisa. Trata-se de uma situação onde não há espaço nem matéria, apenas energia de alta frequência.Pelas leis de relatividade e da mecânica quântica, essa energia pode ser convertida em matéria sob certas condições incertas e incontroláveis, como o caso da súbita variação de um campo elétrico ou flutuação de vácuo"[...]

Gravidade Negativa= uma força que, ao contrário da gravidade normal, repele ao invés de atrair. Foi isso que fez o universo se expandir um pouco antes de explodir.
 
hehehe!
É mais ou menos isso ai mesmo Mormegil!

Flutuação de vaco e Gravidade Negativa!

Essa teoria cai muito bem tb com a teoria do Big Chill, na qual tudo no universo se espadiria infinitamente e resfriaria, até q por meio do acaso novamente, numa dessa Flutuações de vaco, por um motivo inesplicavel, essa Flutuação naos e reverteria, e o universo voltasse a se espandir naquele ponto, e uma nova explosao aconteceria e um novo universo surgiria dentro de um q ja se estinguiu!
Isso é outra teoria! :mrgreen:

Eu amo cosmologia! :mrgreen:
 
Eu me lembro de uma teoria que a minha ex-professora de física me falou em relação ao big-bang (eu não lembro mto bem dessa teoria)...

Ao bilhões de anos atrás a Universo era uma massa acinzentada e pastosa, houve uma enorme explosão (o big-bang), após essa explosão, massa se expandiu e foi se expandindo cada vez mais, as partículas que sobraram dessa explosão foram se unindo, formando as estrelas, planetas etc.... ela disse que o universo nunca para de se expandir, mas algum dia, a expansão vai chegar ao um limite, ao bater nesse limite o universo vai regredindo até voltar a ser uma massa pastsa de novo........

Eu sei que isso não tem mto a ver....mas é uma teoria né...
 
Sim, isso q vc acabou de dizer Faramir, é a Teoria do Big Crunch...

... de uma forma meio poetica e simplifica q usam pra explicar pras criancinha no´planetario! :mrgreen:

Gente, so pra deixar claro:
Big Bang é a Teoria de q o univerço surgiu e uma explosão, ou seja, é uma teoria para explicar a criação do universo!

Big Crunch e Big Chill são duas teorias diferentes q explicariam o destino do universo, sou seja, como ele iria acabar!
 
o big bang se baseia em extrapolaçoes matematicas da teoria da relatividade geral e portanto tem uma boa chance de ser real eu particularmente acho q eh.... mas como eu falei no outro topico eu acredito q teremos o big crounch e q sempre foi assim nao houve um inicio.... o universo apenas eh.....

gravidade negativa eh apenas expeculaçao.....

particulas virtuais nao sao estaveis o suficiente para permanecerem no espaço tempo suficiente para dar inicio ao big bang....


abraços Dwarf
 
Sauron disse:
Vcs realmente acreditam na teoria do Big-Bang, se não, pq?
Mais do q uma questão de acreditar: é a teoria q melhor explica o evento, dadas nossas observações da expansão do universo, da radiação de fundo, etc.

Ou seja, ela até agora passou em todos os testes. Suas previsões sobre radiação de fundo foram confirmadas. É a melhor q temos. Se novas observações indicarem q outras previsões falharam, a teoria será aperfeiçoada/modificada/substituída de acordo com o necessário.
 
Big-Bang.
Uma teoria cheia de buracos...
Mas plausível...
O buraco do Big-Bang está praticamente na questão : onde surgiu a matéria?
 
Quanto ao longínquo fim do universo, a teoria atual mais aceita é a de que as centenas de bilhões de estrelas vão se tornar, inevitalmente, buracos negros. Como eles sugam tudo e todos, é provavel que o universo (quando estiver esfriado e naum houver mais expansão) seja sugado pelos seus próprios buracos negros. Com isso, volta o vácuo e a probabilidade de haver mais um universo.

Claro que isso está fora do nosso alcance...
 
o big bang eh o q explika melhor a formacao do universo , discutir se eh verdade ou nao eh besteira , daki a poko vcs acabam inventando uma religiao , pois foi a partir de questoes assim q se formaram ALGUMAS religioes
 
Não é questão de acreditar ou não.
É questão de bom senso ,porque ao meu ver é a única explicação plausível para a origem do universo que temos...

Eu tenho essa super interessante , que tenta explicar a teoria , eu não sou leitor assíduo ,mas comprei esta porque me pareceu interassente :D

Talvez esta teoria mostre algumas falhas mas de um modo geral , ela não foge a realidade dentro do que eu considero certo.
 
Essa teoria naum substitui a Teoria do Big Bang, mas sim complementa-a. O Big Bang diz como que o universo se formou a paritir de matéria supercondensada. Essa teoria mostra como é que essa matéria primordial se formou. Ela preenche a lacuna deixada pela teoria do Big Bang: se uma grande porção de matéria condensada explodiu, de onde veio essa matéria? Essa teoria tenta dar uma idéia de onde.
 
"onde surgiu a matéria?"

Essa matéria surgiu das flutuações quânticas do vácuo, que afirmam que o vácuo não é exatamente um vazio, um nada. Nele, aparecem e desaparecem pares de partícula/antipartícula e que se aniquilam quase que instantaneamente, mas por algum motivo, devido às flutuações começou a se gerar matéria....
Alguém que saiba mais do que eu se candidata a explicar melhor as flutuaçòes? :mrgreen:
 
Mormegil disse:
Quanto ao longínquo fim do universo, a teoria atual mais aceita é a de que as centenas de bilhões de estrelas vão se tornar, inevitalmente, buracos negros. Como eles sugam tudo e todos, é provavel que o universo (quando estiver esfriado e naum houver mais expansão) seja sugado pelos seus próprios buracos negros. Com isso, volta o vácuo e a probabilidade de haver mais um universo.
Essa teoria não completa o big bang!´
Não é bem assim q os buracos negros sugam tudo a sua volta!
Buracos negros sao corpos altamente macivos q conseguem atravez da atração gravitacional "aprisionar até a luz" mas eles assim como qq corpo de massa q cria um campo gravitacional, tem um raio de atuação! A velocidade com q o universo se espande é muito grande, q serai necessario uma quantidade de massa absurda para fazer a expanssão colapsar, pelos calculos atuais o universo nao tem nem perto da quatidade de massa necessaria para faze-lo colapsar!
Nao é bem assim só dizer q depois de muitos anos tudo vira buraco negro e suga tudo e tal...

Quanto a verocidade da teoria do big bang, sim, é a teoria mais aceita, e tudo indica q ela seja real, mas certesa certesa, "nunca" teremos, pelo menos nao nos aqui, quem sabe daqui a uns milhoes de anos! :mrgreen:

Outra coisa, essa pergunta, da onde a materia surgiu... ela nao surgiu, pq nao existia antes, nem depois! As condições do universo eram tais no suposto instante zero q o tempo nao "andava", se o tempo nao corria, entao nao existia um antes, as cosias passaram a existir depois q o tempo começou a correr! Agora pq isso aconteceu... só Deus sabe!
 
Eu naum disse que amanhã de manhã o universo ia entrar em colapso. O esfriamento do universo so vai acontecer daqui a centenas de bilhões de anos. Pense nisso: daqui a 135 bilhões de anos nós só poderemos ver a Via Láctea e Andrômeda (essa nos poderemso ver pq ela está se aproximando de nossa galáxia). Imagine quanto tempo vai demorar para que o universo se resfrie.

É um tempo incomensurável......
 
A teoria que eu mais aceito é o Big-Bang, mas não consigo enxergar uma mais plausível que a outra para o FIM.
Eu também achava que não dava pra associar essas teorias com a religião, mas eu li um livro (esqueci o maldito título) que relaciona perfeitamente a ciência com a religião, por exemplo, Deus disse HAJA LUZ, e o universo se criou. O Big Bang é por muitas vezes definido como uma grande explosão de luz e massa. É muito interessante, e faz ficar até mais crente no Pai. :D
 
Ora, isso é o seu ponto de vista. Eu axo que ele disse "Haja luz" foi pq realmente tudo era só escuridão e controlado pelo mal (ou algo assim).Quando disse "Haja Luz", Ele queria dizer que ele estava criando o espaço iluminado onde sua presença se fazia presente (como na Terra). Naum quer dizer que ele fez explodir partículas subatômicas.

Olha, naum discordo de seu ponto de vista. O problema é que a Bíblia é um livro que pode ter muitas interpretacões. Só naum axo que se possa fazer uma relação entre o seu conteúdo e as teorias científicas atuais.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo