• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em que ordem vocês leram as obras de Tolkien?

1-SdA
2-O Hobbit
3-Silmarillion
4-CI
5-O Hobbit em quadrinhos
6-Os Filhos de Húrin
7-The Shaping of Middle Earth (acho que a parte 4 do HoME)
8-Tales of The Perilous World

No momento estou com o Sigurd na estante mas nem folheei ainda (estou lendo uma meia dúzia de livros ao mesmo tempo e preciso acabar)
 
Eu comecei a ler Tolkien através do SdA. Foi a leitura que mais me marcou até hoje. Em seguida, li oH e oS, para depois ler o Os Filhos de Húrin e o Contos Inacabados. Por fim li as Cartas, que são muito ricas em detalhes tanto sobre a vida quanto sobre a obra dele. E, agora, estou comprando e lendo a coleção HoME. No momento só comprei o volume 1, mas ainda não tive tempo de ler. Em breve, espero!

A ordem intuitiva seria basicamente esta, mesmo, com exceção de oH, que deveria vir antes do SdA, por ser uma leitura mais fácil e curta. A ordem lógica seria oS > Os Filhos de Húrin > oH > SdA, intercalando as três partes do Contos Inacabados, pois seguiria uma ordem mais ou menos cronológica.

Mas, enfim, mais importante do que como ler, é simplesmente ler. Tolkien é uma dessas leituras obrigatórias, mas que de pesadas e cansativas não têm nada.


[]'s!
 
O Silmarillion -> O Hobbit -> O Senhor dos Anéis.
Eu comecei o Contos Inacabados, mas precisei reler o Silmarillion... Acabei não relendo e nem lendo o outro :s
 
O Senhor dos Anéis -> O Hobbit -> O Silmarillion -> Contos Inacabados -> Roverandom -> Cartas -> Mestre Gil de Ham -> Children of Húrin -> outros (incluindo ensaios e traduções de poemas).

Tenho alguns do HoME, mas só comecei a ler o primeiro, e mal comecei a ler The Legend of Sigurd and Gudrún.
 
Eu li O Senhor dos Anéis - O Hobbit - O Silmarillion - Contos Inacabados (não terminei). Agora estou relendo numa ordem pré-definida. Comecei com O Hobbit por causa do lançamento do filme, e porque é um livro leve e rápido. Li em seguida O Silmarillion, e agora estou nos Contos Inacabados.
 
O Hobbit - Senhor dos Anéis - Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média - O Silmarillion - As Cartas - Mestre Gil de Ham - As Aventuras de Tom Bombadil

Tive ajuda de familiares na leitura (principalmente de o Silmarillion porque conhecia um pouco da bíblia católica e na época poderia ter uma confusão muito grande) - (quando comecei a me interessar, logo depois que vi o filme) e antes destes ai eu consegui ler esse sozinho na época: Cartas do Pai Natal ou Cartas do Papai Noel, não me lembro ;s
 
"O Silmarillion" me lembrou MUITO mesmo a leitura da Bíblia. Na época eu estava acostumada com leituras pesadas - mais do que hoje, rs - e por isso li na boa, mas demorou pacas pra acabar de ler! :lol:

Mas eu adoro a Primeira Era. Me parece bem mais "épica" que a segunda ou terceira. Pena que não houve nenhum relato "detalhado" sobre essa época, como o "Senhor dos Anéis" foi para o final da terceira era.
 
Beren e Lúthien já tá muito manjado!! :lol:

Embora ela seja uma de minhas personagens femininas preferidas.
 
Eu não posso opinar muito sobre isso, porque não curto muito a Primeira Era, a não ser por umas poucas passagens como a batalha de Melkor contra Fingolfin, ou sua estadia em Aman. Onde quer que o Melkor apareça com mais detalhes, eu leio de boa. Fora isso...

Mas aqui vai a ordem que eu li:

SdA - O Silmarillion - Contos Inacabados (uma parte) - O Hobbit - Os Filhos de Hurin (uma parte)
Depois só fiquei entre o SdA e O Hobbit. Acho que não lerei mais o Silmarillion, a não ser em partes.
 
SdA - O Silmarillion - O Hobbit (não consegui terminar) - Contos Inacabados. O legal de ler os Contos 'por último' (faltam outras obras pra mim) é que esse livro faz com que os demais pareçam bem resumidos e rápidos, uma impressão diferente da que tive quando os li pela primeira vez. Sem contar que é provavelmente uma leitura menos acessível, de certa forma.
 
O Senhor dos Anéis - O Silmarillion - A Lenda de Sigurd e Gudrun - O Hobbit - Contos Inacabados - Os Filhos de Hurin - As aventuras de Tom Bombadil - Roverandom
 
O Hobbit , O Senhor dos Anéis e estou lendo agora O Silmarillion , depois quero ler Sobre Fadas rsr
 
Eu comecei pelo Hobbit que despertou minha paixão pela literatura, depois passei para Silma. Vou comprar SdA para ler o quanto antes, porém não terminei Silma por acha cansativa ter que ir toda hora no glossário para entender o que cada palavra élfica significa, mas eu gostei muito da leitura, quando eu tiver mais paciência e acabar com SdA provavelmente irei voltar a Silma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo