• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gonçalves Dias

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
Goncalves_Dias.jpg


Aluno de Direito em Coimbra a partir de 1840, Gonçalves Dias foi colega dos principais escritores da primeira fase do Romantismo português. Inspirado por essa convivência e a saudade da pátria, escreveu a "Canção do Exílio" - poema que se tornou tão célebre que alguns de seus versos são citados no Hino Nacional brasileiro. Orgulhoso do fato de ser descendente de brancos, índios e negros, seu pai era o comerciante português João Manuel Gonçalves Dias, e a mãe, Vicência Ferreira, mestiça.

De volta ao Brasil, viveu no Rio de Janeiro entre 1846 e 1854. Em 1849, foi nomeado professor de Latim e História do Colégio Pedro II, e fundou a revista literária "Guanabara" junto com Araújo Porto Alegre e Joaquim Manuel de Macedo.

Em 1851, a mãe de Ana Amélia Ferreira não concordou com a paixão do mestiço Gonçalves Dias por sua filha. Várias de seus poemas, inclusive "Ainda uma vez, Adeus" foram escritos para Ana Amélia. Frustrado, casou-se no Rio, em 1852, com Olímpia Carolina da Costa, de quem se separou em 1856.

Nomeado para a Secretaria dos Negócios Estrangeiros, viveu na Europa de 1854 a 1858, em missão oficial de estudos e pesquisa. Viajou para a Alemanha, onde o livreiro-editor Brockhaus editou os primeiros quatro cantos de "Os Timbiras", compostos dez anos antes. Voltou ao Brasil e, entre 1861 e 62, navegou pelos rios Madeira e Negro, com uma missão científica de exploração.

De 1863 a 1864, viajou pela Europa em busca de tratamento para sua saúde bastante abalada. Passou por estações de cura de várias cidades européias. Em 10 de setembro de 1864, embarcou para o Brasil no navio Ville de Boulogne, que naufragou nas costas do Maranhão. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote.

Segundo a crítica, suas principais obras literárias foram escritas até 1854: os "Cantos", as "Sextilhas", a "Meditação", os trechos iniciais de "Os Timbiras", e a peça de teatro "Leonor de Mendonça". No período final, favorecido pelas comissões oficiais e as viagens à Europa, escreveu o "Dicionário da Língua Tupi", os relatórios científicos, as traduções do alemão, e o final da epopéia "Os Timbiras".

Sua obra pode ser enquadrada no Romantismo. Procurou formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos, povos e paisagens brasileiras na literatura nacional. Ao lado de José de Alencar, desenvolveu o indianismo.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-goncalves-dias.jhtm

Acho Gonçalves Dias o poeta nacional por excelência, o maior da literatura brasileira. Concordo muito com o José de Alencar nesse aspecto... O ritmo anapéstico de algumas de suas poesias só pode ser comparada com os decassílabos heróicos camonianos. É coisa finíssima! Além dele possuir, é claro, poemas belíssimos, como o Ainda uma vez — adeus!, que está no auge do lirismo da língua portuguesa; ou ser um exímio tradutor, bastando observar sua tradução de Schiller, ou de Victor Hugo, Heine; ou um manejador de decassílabos brancos na altura de um Basílio da Gama ou Fagundes Varela (e, quiçá, maior).

Fica aqui o templo de meditação em memória deste nosso querido poeta que o mar universal tragou o corpo e trouxe-nos a saudade.
Oremos.
:idolatra:
 
Há mais de dez anos a Editora Nova Aguilar lançou, em volume único, a Poesia e Prosa Completas de Gonçalves Dias. Este volume, organizado pelo crítico Alexei Bueno, além de trazer um ensaio biográfico escrito por Manuel Bandeira, reúne quase toda a obra do escritor.

Intelectual refinado, Gonçalves Dias se notabilizou por ser um dos maiores poetas brasileiros. Sua veia poética é fecunda, com poemas elegíacos e apaixonados, indianistas e românticos. No entanto também escreveu peças de teatro, crítica de ópera e prosa, como Memórias de Agapito, um fragmento que está no volume. Entre os livros de poema que constam do livro estão Primeiros cantos (que traz a famosa Canção do exílio), Segundos cantos, Os timbiras e Últimos cantos.

Gonçalves Dias.jpg
Creio que se trata de uma boa indicação, principalmente para quem aprecia poesia de alta qualidade; só não sei se tal livro ainda encontra-se em catálogo.
 
Última edição:
A edição que eu tenho aqui, se não me engano, é da Nova Aguilar também, mas não tem a prosa completa: apenas a poesia e o teatro e a prosa escolhida. Tem uma biografia do Gonçalves Dias pelo Manuel Bandeira, um estudo do vocabulário pelo Houaiss e um estudo da poética do Gonçalves Dias também pelo Manuel Bandeira que é maravilhoso!
 
Eu o acho um poeta que não teve tempo de mostrar o seu melhor, uma pena (com o perdão do trocadilho).

Mas nem por isso dá pra desconsiderar - o que fez foi um feito dentro do Romantismo. Mas sim, ele poderia ter ido muito longe. Pena. :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo