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1001 Filmes Indicados pela Valinor

Mudando o clima...
Trazendo um pouco de comédia para essa lista...

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Título: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail), 1975

Diretores: Terry Gilliam, Terry Jones

Sinopse: A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico. Considerado pela maioria o melhor filme do grupo de humor britânico e uma das melhores comédias de todos os tempos.

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No Silêncio da Noite (In a Lonely Place, 1950)

Sinopse: Um roteirista potencialmente violento é o principal suspeito de um assassinato, até que sua amável vizinha lhe proporciona um álibi. Mas ela começa a ter dúvidas...

Trailer:
 

Anexos

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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
O Silêncio do Lago (Spoorloos) - 1988

Diretor:
George Sluizer

Sinopse:
[IMDb]
Rex and Saskia, um casal holandês apaixonado, estão de férias na França. Ao pararem para abastecer em um posto, em um momento de distração de Rex, Saskia é sequestrada por Raymond. Após 3 anos de investigações e sem encontrar Saskia, Rex começa a receber cartas do sequestrador.
[/IMDb]

É um thriller fantasticamente bem decupado e construído. Deturpa um pouco a convenção dos filmes de suspense onde "quem fez" não é a pergunta importante, mas "o que ele fez".

Videos:
Final do filme é a alma do filme. Não vejam o video se ainda não assistiram o filme.
Mesmo.

Curiosidades:
- O filme foi submetido ao oscar de lingua estrangeira mas foi recusado devido ao fato do filme ter a maioria dos diálogos em francês para ser qualificado como um candidato holandês.
- Sluizer filmou um final alternativo mas nunca foi projetado em público, para o bem do próprio filme.
 
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Luzes da Cidade (City Lights, EUA, 1931)

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Sinopse: Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Nema-Ye Nazdik (Close-Up) - Abbas Kiarostami - 1990


Sinopse:
[IMDb]
Fingindo ser Mohsen Makhmalbaf promovendo seu próximo filme, Ali Sabzian penetra na casa de uma família endinheirada, prometendo um papel no seu próximo filme.
Baseado num caso real, as mesmas pessoas envolvidas no caso reencenam os eventos. O filme também inclui gravações do julgamento que se seguiu a este caso.
[/IMDb]

Videos:

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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Nema-Ye Nazdik (Close-Up) - Abbas Kiarostami - 1990


Sinopse:
[IMDb]
Fingindo ser Mohsen Makhmalbaf promovendo seu próximo filme, Ali Sabzian penetra na casa de uma família endinheirada, prometendo um papel no seu próximo filme.
Baseado num caso real, as mesmas pessoas envolvidas no caso reencenam os eventos. O filme também inclui gravações do julgamento que se seguiu a este caso.
[/IMDb]

Videos:
 
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Título: "A Espada da Maldição" (Dai-Bosatsu Tôge) - Kihachi Okamoto, 1966

Sinopse: Ryunosuke é um samurai sociopata que vaga pelas aldeias, espalhando morte e desprezo. No meio de sua peregrinação, encontra um espadachim igualmente talentoso, aluno de um famoso instrutor, que acaba o desafiando. Ryunosuke agora se prepara para enfrentá-lo, ao mesmo tempo em que encara as consequências de seu rastro de sangue e tenta não ceder à insanidade.

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Título: Dançando no escuro (Dancer in the dark) - Lars Von Trier, 2000

Sinopse: Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimento que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

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Título: Batismo de Sangue (idem) [Brasil, 2006, dir.: Helvécio Ratton]

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Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas. (Fonte)

Muito bom filme, retratando uma visão desse período ainda envolto em neblinas da nossa História recente. Caso real, do assassinato de Carlos Marighella pela polícia paulista, liderada pelo delegado Sérgio Fleury (Cássio Gabus Mendes). Crime que só foi possível pela tortura - retratadas de forma crua - aos freis dominicanos.

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Dogville (idem) - Lars Von Trier, 2003

Sinopse: Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

Trailer:
 
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O Mágico de OZ (The Wizard of Oz) - Victor Fleming (1939)

Sinopse: Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar para casa, para isso ela deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.

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Luzes da Ribalta (Limelight, EUA, 1952)

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Sinopse: Calvero (Charles Chaplin) é um palhaço em decadência que nutre um amor por Thereza (Claire Bloom), uma bailarina que está superando as dificuldades após uma tentativa de suicídio. Ela perde as esperanças achando que não consegue mais dançar, mas Calvero a incentiva de todas as formas, tentando dar confiança a Thereza para continuar dançando.

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[size=+1]IMDb | Wiki | Oficial[/size]​

Título:
Mary e Max: Uma Amizade Diferente (Mary and Max) - 2009

Diretor:
Adam Elliot

Sinopse:
[valinor]
É o conto (ou, de acordo com o próprio filme, “baseado em uma história real”) de dois personagens bastante distintos que passam a se corresponder por cartas e formar uma amizade. Mary é uma garotinha de 8 anos que não possui amigos e é vítima de “bully” na escola. E Max é um homem obeso de 44 anos que sofre de síndrome de Asperger e também não possui amigos. A história gira em torno de suas cartas e das consequências que elas causam.
[/valinor]

Injustamente foi esnobado em boa parte das principais premiações (inclusive no Annie), apesar de ter sido um ano bom para o gênero.
Trabalho de voice acting fantástico do Phillip Seymour Hoffman.

Videos:
Não exatamente a cena do filme.

[video=vimeo;58709402]https://vimeo.com/58709402[/video]
 
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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Melancolia (Melancholia) - 2011

Diretor:
Lars von Trier

Sinopse:
[wiki]

Melancholia (br/pt: Melancolia) é um filme de ficção científica escrito e dirigido por Lars von Trier que, num cenário palaciano, retrata duas irmãs (uma noiva, Justine (Kirsten Dunst) e outra já mãe, Claire (Charlotte Gainsbourg), com o seu marido John (Kiefer Sutherland)), nas suas relações familiares e interpessoais e na sua dimensão mental. Passa-se em dois momentos, o primeiro, antes de se saber que o Mundo vai acabar, no casamento falhado de Justine, que é aí o centro das atenções; o segundo, quando o Apocalipse terrestre já é quase uma certeza, e é dado destaque acima de tudo ao "desmoronar" do mundo pessoal de Claire. Von Trier opta por iniciar o filme precisamente com o momento em que a Terra embate, sendo destruída, com Melancolia, planeta imaginário. Explicou à imprensa que o fez precisamente porque queria deslocar a atenção do espectador do acontecimento em si para o cenário humano subjacente.

O filme está carregado de referências culturais de grande importância histórica e filosófica: Melancolia (o nome do planeta) advem dum estado mental e filosófico muito estudado desde épocas remotas; Justine (o nome da noiva) é uma referência à "Justine", do Marquês de Sade; a música do filme é essencialmente "Tristão e Isolda", de Richard Wagner.[1]

Foi uma produção maioritariamente dinamarquesa com co-produtores internacionais na Suécia, França, Alemanha e Itália; foi lançado em maio de 2011 no 64o Festival Internacional de Cannes, onde a atriz Kirsten Dunst recebeu o prêmio de Melhor Atriz pelo seu desempenho.[2]

O filme recebeu críticas na sua maioria positivas. Também ficou associado a uma polémica relativa ao suposto apoio por parte de von Trier ao regime Nazi alemão, na cerimonia de entrega dos prémios de Cannes de 2011.[1][3]

Recebeu o prêmio de melhor filme europeu de 2011, no European Film Awards.[4]

A atriz Kirsten Dunst conquistou o prêmio de melhor atriz (Prix d'interprétation féminine) do 64º Festival de Cinema de Cannes.
[/wiki]


Videos:
 
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Título: Cinzas no Paraíso (Days of Heaven) - Terrence Malick, 1978

Sinopse:Days of Heaven é um filme norte-americano de 1978 escrito e dirigido por Terrence Malick e estrelado por Richard Gere, Brooke Adams, Sam Shepard e Linda Manz. Passando-se no início do século XX, ele conta a história de dois amantes, Bill e Abby, enquanto viajam até o Panhandle do Texas para trabalhar nos campos de trigo de um rico fazendeiro. Bill encoraja Abby a se casar com o agonizante fazendeiro para ficar com sua fortuna, criando um triângulo amoroso instável e iniciando uma série de infelizes eventos.

Crítica de Roger Ebert:
Terence Malick's "Days of Heaven'' has been praised for its painterly images and evocative score, but criticized for its muted emotions: Although passions erupt in a deadly love triangle, all the feelings are somehow held at arm's length. This observation is true enough, if you think only about the actions of the adults in the story. But watching this 1978 film again recently, I was struck more than ever with the conviction that this is the story of a teenage girl, told by her, and its subject is the way that hope and cheer have been beaten down in her heart. We do not feel the full passion of the adults because it is not her passion: It is seen at a distance, as a phenomenon, like the weather, or the plague of grasshoppers that signals the beginning of the end.

The film takes place during the years before World War I. Outside Chicago, Bill (Richard Gere) gets in a fight with a steel mill foreman and kills him. With his lover Abby (Brooke Adams) and his kid sister Linda (Linda Manz), he hops a train to Texas, where the harvest is in progress, and all three get jobs as laborers on the vast wheat field of a farmer (Sam Shepard). Bill tells everyone Abby is his sister, and gets in a fight with a field hand who suggests otherwise.

The farmer falls in love with Abby and asks her to stay after the harvest is over. Bill overhears a conversation between the farmer and a doctor, and learns that the farmer has perhaps a year to live. In a strategy familiar from "The Wings of the Dove,'' he suggests that Abby marry the farmer--and then, when he dies, he and Abby will at last have money enough to live happily. "He was tired of livin' like the rest of 'em, nosing around like a pig in a gutter,'' Linda confides on the soundtrack. But later she observes of the farmer: "Instead of getting sicker, he just stayed the same; the doctor must of give him some pills or something.''

The farmer sees Bill and Abby in tender moments together, feels that is not the way a brother and sister should behave and challenges Bill. Bill leaves, hitching a ride with an aerial circus that has descended out of the sky. Abby, the farmer and Linda live happily for a year, and then Bill returns at harvest time. All of the buried issues boil up to the surface again, against a backdrop of biblical misfortune: a plague of grasshoppers, fields in flame, murder, loss, exile.

"Days of Heaven'' is above all one of the most beautiful films ever made. Malick's purpose is not to tell a story of melodrama, but one of loss. His tone is elegiac. He evokes the loneliness and beauty of the limitless Texas prairie. In the first hour of the film there is scarcely a scene set indoors. The farm workers camp under the stars and work in the fields, and even the farmer is so besotted by the weather that he tinkers with wind instruments on the roof of his Gothic mansion.

The film places its humans in a large frame filled with natural details: the sky, rivers, fields, horses, pheasants, rabbits. Malick set many of its shots at the ``golden hours'' near dawn and dusk, when shadows are muted and the sky is all the same tone. These images are underlined by the famous score of Ennio Morricone, who quotes Saint-Saens' "Carnival of the Animals.'' The music is wistful, filled with loss and regret: in mood, like "The Godfather'' theme but not so lush and more remembered than experienced. Voices are often distant, and there is far-off thunder.

Against this backdrop, the story is told in a curious way. We do see key emotional moments between the three adult characters. (Bill advises Abby to take the farmer's offer. The farmer and Abby share moments together in which she realizes she is beginning to love him, and Bill and the farmer have their elliptical exchanges in which neither quite states the obvious.) But all of their words together, if summed up, do not equal the total of the words in the voiceover spoken so hauntingly by Linda Manz.

She was 16 when the film was made, playing younger, with a face that sometimes looks angular and plain, but at other times (especially in a shot where she is illuminated by firelight and surrounded by darkness) has a startling beauty. Her voice tells us everything we need to know about her character (and is so particular and unusual that we almost think it tells us about the actress, too). It is flat, resigned, emotionless, with some kind of quirky Eastern accent.

The whole story is told by her. But her words are not a narration so much as a parallel commentary, with asides and footnotes. We get the sense that she is speaking some years after the events have happened, trying to reconstruct these events that were seen through naive eyes. She is there in almost the first words of the film ("My brother used to tell everyone they were brother and sister,'' a statement that is more complex than it seems). And still there in the last words of the film, as she walks down the tracks with her new "best friend.'' She is there after the others are gone. She is the teller of the tale.

This child, we gather, has survived in hard times. She has armored herself. She is not surprised by the worst. Her voice sounds utterly authentic; it seems beyond performance. I remember seeing the film for the first time and being blind-sided by the power of a couple of sentences she speaks near the end. The three of them are in a boat on a river. Things have not worked out well. The days of heaven are over. She says: "You could see people on the shore, but it was far off and you couldn't see what they were doing. They were probably calling for help or something--or they were trying to bury somebody or something.''

That is the voice of the person who tells the story, and that it why "Days of Heaven'' is correct to present its romantic triangle obliquely, as if seen through an emotional filter. Children know that adults can be seized with sudden passions for one another, but children are concerned primarily with how these passions affect themselves: Am I more or less secure, more or less loved, because there has been this emotional realignment among the adults who form my world?

Since it was first released, "Days of Heaven'' has gathered legends to itself. Malick, now 53, made "Badlands'' with newcomers Sissy Spacek and Martin Sheen in 1973, made this film five years later and then disappeared from view. Because the film made such an impression, the fact of his disappearance took on mythic proportions. He was, one heard, living in Paris. Or San Francisco. Or Montana. Or Austin. He was dying. Or working on another film. Or on a novel, or a play. Right now Malick is back at work, with two projects, "The Thin Red Line,'' with Sean Penn, and "The Moviegoer,'' with Tim Robbins and Julia Roberts. Perhaps the mysteries will clear.

``Days of Heaven's'' great photography has also generated a mystery. The credit for cinematography goes to the Cuban Nestor Almendros, who won an Oscar for the film; ``Days of Heaven'' established him in America, where he went on to great success. Then there is a small credit at the end: ``Additional photography by Haskell Wexler.'' Wexler, too, is one of the greatest of all cinematographers. That credit has always rankled him, and he once sent me a letter in which he described sitting in a theater with a stopwatch to prove that more than half of the footage was shot by him. The reason he didn't get top billing is a story of personal and studio politics, but the fact remains that between them these two great cinematographers created a film whose look remains unmistakably in the memory.

What is the point of ``Days of Heaven''--the payoff, the message? This is a movie made by a man who knew how something felt, and found a way to evoke it in us. That feeling is how a child feels when it lives precariously, and then is delivered into security and joy, and then has it all taken away again--and blinks away the tears and says it doesn't hurt.

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A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory) - Mel Stuart, 1971

Sinopse: Quando encontram os cupons dourados dentro das barras de chocolate Wonka, cinco sortudas crianças ganham a chance de conhecer a legendária fábrica "A Fantástica Fábrica de Chocolate" do misterioso Willy Wonka (Gene Wilder). Agora em uma incrível excursão pelo mundo de Willy, de cachoeiras de chocolate ao leite e esculturas gigantescas cobertas de açúcar, um menino muito especial descobrirá o mais doce de todos os segredos: um coração generoso e amoroso.

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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título: Viagem Através do Impossível (Le voyage à travers l'impossible) - Georges Méliès - 1904

Sinopse:
[wiki]
A sociedade geográfica propõe a viajar em torno do mundo. Muitos veículos são feitos para esta viagem, incluindo um submarino, um automóvel e um automóvel grande caixa de ferroviária cheio de gelo. As máquinas são carregados em um trem, e são enviados para os Alpes suíços, onde os viajantes vão começar a sua jornada. Eles primeira placa de um automóvel chamado "Transporte o impossível" e viagem através das montanhas, apenas para falhar e ser levado às pressas para um hospital. Depois de terem recuperado, que embarcar em um trem com seus veículos, e a viagem até topo de uma montanha. Conseguir mais e mais a cada minuto, com balões anexos ao trem, eles sobem para o espaço e são "engolidas" pelo sol. Na terra os viajantes com um estrondo. Eles estão felizes por estar vivo, mas o calor é demais. Todos, exceto um dos viajantes são carregados em uma caixa de gelo, mas de repente é congelado. O viajante restante inicia um fogo para derreter o gelo, e move os indivíduos com mais de um submarino. O submarino é lançado fora o sol, e cai em um oceano. Um problema na caldeira faz com que o submarino exploda, e os viajantes são jogados para o ar, e caem na terra. A grande alegria é realizada para os indivíduos.
[Wiki]

Videos:

Curiosidades:
- Filme de domínio público: http://archive.org/details/The_Impossible_Voyage
 
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Título:
Circulo de fogo - Enemy at the gates (2001)

Diretor:
Jean-Jacques Annaud

Sinopse:
O filme mostra na segunda guerra mundial quando a Rússia invade a Alemanha e precisa de um herói para elevar o moral de seus soldados. Assim ela escolhe um atirador (Jude Law) e através da imprensa relata sua missões bem sucedidas ao eliminar generais alemães. Em contra partida, um atirador alemão (Ed Harris) tem a missão de parar esse grande perigo, que começa a caca-lo durante a violenta batalha de Stalingrado.


 
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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título: L'Inferno (L'Inferno) - Francesco Bertolini / Adolfo Padovan / Giuseppe de Liguoro - 1911

Sinopse:
[wiki]
L'Inferno é um filme mudo italiano de 1911, dirigido por Giuseppe de Liguoro, baseado na obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Foi, provavelmente, a primeira adaptação da obra de Dante feita para o cinema.

Apesar do título, o filme também retrata a jornada pelo Purgatório e o Paraíso. Foi uma super produção de sucesso, a mais cara de sua época, com cenários muito vastos e efeitos especiais incríveis para seu tempo, com base nas ilustrações de Gustave Doré. De Liguoro retratou com grande perfeição os anjos, demônios e o próprio Lúcifer, numa produção que consumiu três anos de filmagens.

L'Inferno permaneceu perdido por décadas, até ser reencontrado na Filmoteca Vaticana, sendo restaurado e reapresentado durante o Future Film Festival, na cidade de Bolonha, Itália. A produção ganhou uma nova cópia graças a combinação dos materiais resgatados dos arquivos do American Film Institute, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e do British Film Institute. A nova trilha sonora ficou a cargo do grupo Tangerine Dream.
[Wiki]

Videos:

Curiosidades:
- Filme de domínio público.
 
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[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título: Uma Página de Loucura (Kurutta Ippeji)

Ano: 1926

Diretor:
Teinosuke Kinugasa

Sinopse:
[Wiki]
Um homem é empregado como zelador de um asilo onde sua mulher está internada. Um dia a filha do casal aparece para contar à mãe sobre seu noivado. Este fato desencadeia uma série de flashbacks sobre o passado desta família e explicando seu estado atual.
[Wiki]

Videos:

Curiosidades:
- O filme era dado como perdido por quase 50 anos, quando o próprio diretor encontrou uma cópia em um depósito em 1971. Contudo a cópia existente não possui quase 1/3 do original.
 
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Título:
The Man from Earth


Diretor:
Richard Schenkman

Sinopse:
Uma festa de despedida para o professor John Oldman se transforma numa interrogação misteriosa depois que ele revela nunca envelhecer e ter andado pelo planeta Terra por 14.000 anos.


O filme prova que "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" é o suficiente pra fazer um filme excelente. A história é tão boa que nem dá pra comentar muita coisa, se não estraga a experiência.
 
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Valinor 2023

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