• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

1001 Filmes Indicados pela Valinor

lawrence-of-arabia-restoration-review.jpg


Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia) - David Lean, 1962​

Sinopse:

Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

Trailer:

 
Última edição por um moderador:
Sim, pois não tinha lido a parte do um filme só. Foi por isso que tava pedindo desculpa lá na outra página =D
 
Sim, pois não tinha lido a parte do um filme só. Foi por isso que tava pedindo desculpa lá na outra página =D
E só agora percebi que você tinha indicado mais de um filme no mesmo post. Coloquei na lista o Fale com Ela e 12 Homens, que já ficam valendo como suas indicações dessa semana e da próxima, e aquela indicação de Vicky Cristina Barcelona fica desconsiderada até alguém a indicar novamente no período certo. :joinha:
 
Título: Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera
Titulo Original: Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom
Ano: 2003
Diretor: Kim Ki-duk
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0374546/
Sinopse: O filme se passa em um monastério flutuante à beira de um lago onde habitam um velho monge budista e um pequeno monge aprendiz. As estações do ano representam os diversos estágios pelos quais passará o aprendiz.


 
Última edição por um moderador:
MV5BMTAyMzMxNzg5ODFeQTJeQWpwZ15BbWU3MDA2MzEzMjE@._V1._SY317_CR8,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb - Parte 1 | IMDb - Parte 2 | Wiki[/size]​

Título:
Olympia 1. Teil - Fest der Völker (Olympia Part One: Festival of the Nations) - 1938
Olympia 2. Teil - Fest der Schönheit (Olympia Part Two: Festival of Beauty) - 1938

Diretora:
Leni Riefenstahl

Sinopse / Histórico:
[wiki]
Olympia 1. Teil - Fest der Völker, Ídolos do estádio - 1ª parte (pt) ou simplesmente Olympia (br), é um filme de propaganda de 1938 de Leni Riefenstahl documentando os Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Muitas técnicas avançadas de cinema foram usadas, que mais tarde tornariam-se os padrões industriais mas que eram fenomenais na época, como ângulos incomuns de câmera, técnicas de edição avançadas, close-ups extremos entre outras coisas. As técnicas usadas são quase universalmente admiradas, mas o filme é controvérsio devido ao seu conteúdo político.

Há muita discussão se este filme deve ser considerado um filme de propaganda política para o Partido Nazista, como o seu O Triunfo da Vontade, que inquestionavelmente é. Apesar de todo Jogos Olímpicos de Verão em Berlim de 1936 serem chamados de "Olimpíada de Hitler" e ser inquestionvalmente dirigido aos feitos do Terceiro Reich, o que por si só já daria um bom filme de propaganda política, os defensores de Riefenstahl lembram da aproximação que faz ao filmar o rosto de Hitler diante da vitória de Jesse Owens, um afro-americano, ganhando uma medalha de ouro, diferenciando-se da doutrina de supremacia racial nazista. Outros vencedores não-arianos são mostrados também. Se não fosse pela bem-documentada conexão a Hitler e outras figuras nazistas durante o filme, provavelmente haveria muito menos controvérsia em torno deste filme.
[/wiki]

Independentemente de possíveis ideais distorcidos, continua sendo uma obra válida como documentação dos jogos olímpicos do período. E, de longe, está entre as obras mais bem fotografadas de todos os tempos, principalmente em se tratando de documentários.
É uma ode ao cinema e ao corpo humano.

Videos:

Curiosidade:
- A diretora Leni Riefenstahl visitou os EUA em 1938 em busca de distribuidores para o filme no país, não obteve sucesso. Ainda assim o filme teve exibições pelo comitê olímpico nacional dos EUA e em alguns clubes esportivos.
- Foi primeiramente exibido na França apenas em 1964 na TV.
 
Última edição por um moderador:
Agora uma indicação bem mamilos:

z%C3%A9+do+caix%C3%A3o.jpg

À Meia Noite Levarei Sua Alma
(idem, 1964 - José Mojica Marins)

Sinopse: O nosso querido ator-diretor José Mojica Marins interpreta Zé do Caixão, um coveiro numa cidade do interior que crê que a imortalidade está na perpetuação do sangue. Desta forma, ele tenta arranjar a parceira com a qual seria possível obter o filho perfeito, matando todas aquelas mulheres que falham em servir-lhe ao propósito, além de todos aqueles que se interpuserem no caminho para impedir suas maldades. Ao mesmo tempo, cético, Zé questiona a fé e toda a ordem cosmológica na qual crê a religião, sendo no fundo aterrorizado pela possibilidade de sua existência e seu consequente julgamento moral.

Porque assistir: Trata-se do filme que lançou Zé do Caixão na carreira dos filmes de terror, bem como aquele que lhe conferiu sua alcunha. À Meia Noite é um obra do gênero escrita, dirigida e protagonizada por um, sabemos, jeca de personalidade infantil. E a esta personalidade infantil vem a criatividade correspondentemente infantil que enriquece a obra: os efeitos especiais, de baixo orçamento, são de uma criatividade magnífica, e o roteiro, supostamente fraco, traz inovações ou foge ao mais comum justamente pela ingenuidade do seu criador. O Zé do Caixão, vilão, é protagonista, e não só pratica, mas é vítima, o "aterrorizado" do filme: as forças cósmicas paranormais nas quais ele afirma descrê existem, perseguindo-o no desfecho da fama. Embora inescrupuloso, a personagem central tem uma ética própria, distinta da ética padrão da humanidade. Na sua crença de imortalidade simbólica a partir da reprodução, por exemplo, Zé defende as crianças de quaisquer maus tratos, expondo a cabeça do diretor, que, embora faça filmes de terror, não consegue fugir ao próprio moralismo.

Bom para quebrar preconceitos.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
MV5BMTMyMTQyMTM2OV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTMwMjUyMQ@@._V1._SY317_CR5,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Les Parapluies de Cherbourg (Os Guarda-Chuvas do Amor) - 1964

Diretor:
Jacques Demy

Sinopse / Histórico:
[filmow]
Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família: uma loja de guarda-chuvas, que é elegante mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar, mas antes de partir Guy e Geneviève fazem amor e ela engravida. Assim ela tem que escolher entre esperar pelo retorno de Guy ou aceitar uma proposta de casamento de Roland Cassard (Marc Michel), comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê como se fosse seu.
[/filmow]

Videos:

Curiosidade:
- O filme é inteiramente cantado/recitado, mesmo os mais simples diálogos.
- Para as canções principais, os atores foram dublados (ex. Catherine Deneuve foi dublada por Danielle Licari).
 
Última edição por um moderador:
Silker, porquê os filmes estão fora da ordem de indicação lá no 1º post?

Tempos Modernos (Modern Times, EUA, 1936)

modern-times.jpg

Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Título: "Aguirre : A Cólera dos Deuses" (Aguirre : Der Zorn Gottes) - Werner Herzog, 1972

Sinopse: Em meados do século XVI, o conquistador espanhol Gonzalo Pizarro lidera uma expedição ao Peru, em busca de Eldorado, a mítica cidade do ouro. Um dos seus homens, Dom Lope de Aguirre, sonha em conquistar toda a América do Sul. Consumido por uma ambição insana, ele conduz o grupo a uma sanguinária jornada pela selva tropical e ao mesmo tempo, pelo coração das trevas do ser humano.

Trailer:

 
Última edição por um moderador:
Título: Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundence Kid) [EUA, 1969, dir.: George Roy Hill]

a5_d_9938_0_ButchCassidyAndTheSundanceKid.jpg


Sinopse:
Um dos mais populares westerns de toda a história do cinema, este vencedor do Oscar combina aventura, romance e comédia para contar a história verdadeira de um dos mais adoráveis foras-da-lei do Oeste. Ninguém é mais rápido do que Butch Cassidy (Paul Newman) quando trata-se de arquitetar planos para enriquecer, e seu companheiro inseparável Sundance (Robert Redford) pode fazer mágicas com uma arma nas mãoes. Estes dois ladrões de banco e de trens cansaram de fugir da lei, e partem para a Bolívia com a namorada de Sundance (Katharine Ross). O fato de não falarem quase nada em espanhol não é um problema para os dois "caras maus" mais legais que já cavalgaram pelo Oeste. (Fonte: Fox Vídeo do Brasil).

Trailer:



E a clássica cena da bicicleta:

 
Última edição por um moderador:
Silker, porquê os filmes estão fora da ordem de indicação lá no 1º post?
A intenção é deixar a lista em ordem de acordo com o ano de lançamento, e como são muitos filmes eu vou organizando em grupos de 30, depois de um tempo vou formar grupos de 60, 120, até fechar os 1001, todos em ordem cronológica.
 
A intenção é deixar a lista em ordem de acordo com o ano de lançamento, e como são muitos filmes eu vou organizando em grupos de 30, depois de um tempo vou formar grupos de 60, 120, até fechar os 1001, todos em ordem cronológica.

É só que dos filmes que foram indicados na 2ª página estavam fora de ordem com as indicações, quem tinha sido indicado depois está aparecendo antes dos outros, não atrapalha você para se organizar não?
 
Brilho Eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the spotless Mind, 2003)

9277.jpg

Sinopse: Joel (Jim Carrey) descobre que Clementine (Kate Winslet), sua ex-namorada, submeteu-se a um tratamento psicológico no qual todas as lembranças dos dois foram apagadas, após anos de tentativas para que o relacionamento desse certo. Frustrado com a idéia de estar apaixonado por alguém que nem se lembra dele, decide fazer o mesmo. Pouco depois, desiste da idéia de esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua vida em que ela não faz parte, provocando a mudança de outros acontecimentos que estão em sua memória. Do mesmo roteirista de Quero Ser John Malcovich e Adaptação.

Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kirsten Dunst, Kate Winslet, Elijah Wood, David Cross.
Produção: Anthony Bregman, Steve Golin
Roteiro: Charlie Kaufman
Fotografia: Ellen Kuras
Trilha Sonora: Jon Brion
Duração: 108 min.
Ano: 2003
País: EUA
Gênero: Drama Romântico
 
Título: "Violência Gratuita" (Funny Games) - Michael Haneke, 1997

Sinopse: Uma família de férias, em uma casa a beira de um lago, é surpreendida por dois jovens psicopatas.
Eles mantêm a mulher, o marido e seu filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.


Trailer:

 
Última edição por um moderador:
É só que dos filmes que foram indicados na 2ª página estavam fora de ordem com as indicações, quem tinha sido indicado depois está aparecendo antes dos outros, não atrapalha você para se organizar não?
Eu to sempre atualizando a lista sem deixar acumular muitos filmes, tá tranquilo, e acho que assim fica mais fácil pra quem vem indicar, encontrar quais já foram indicados e ver qual década está sendo mais indicada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo