• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor quadrinho baseado em Tolkien de todos os tempos

nao falo de vilao...e sim de Morgoth...pelo o que eu saiba o livro nao dá nenhuma descriçao de boa aparencia...
 
nao falo de vilao...e sim de Morgoth...pelo o que eu saiba o livro nao dá nenhuma descriçao de boa aparencia...

Não é bem assim não, Helena. Confira aí, Melkor TINHA a capacidade de ser bonitão se quisesse sim e há descrições dele assim ( vide conto de Adanel linkado abaixo) e até mesmo a noção dele ter perdido a capacidade de se apresentar assim na época da Guerra das Jóias em Beleriand não é EXATAMENTE cânon ( Tolkien oscilava muito a respeito de quando é que se deu a corrupção dos homens):

E, Aster, com essa do "Rei Pavão" estávamos meio que corretos quando chutávamos que o Melkor dando a assediada em Arië era uma coisa bem destaque de Escola de Samba mesmo ( eu sempre comparei o Melkor "Flash-ah-ahhhhhh" do Mitos Transformados com uma Diva toda poderosa do Carnaval do Rio.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/LfmrHTdXgK4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Artista original aí

attachment.php


Mas tínhamos pressa, e desejávamos ordenar as coisas à nossa vontade; e as formas de muitas coisas que desejávamos criar despertaram em nossas mentes. Portanto, falávamos cada vez menos à Voz.
Então alguém apareceu entre nós em nossa própria forma visível, mas maior e mais belo, e ele disse que viera por piedade. “Vós não deveríeis ser deixados sozinhos e sem instrução” disse ele. “O mundo está repleto de riquezas maravilhosas que o conhecimento pode revelar. Vós poderíeis ter alimentos mais abundantes e mais deliciosos do que comeis agora. Vós poderíeis ter tranqüilas habitações, nas quais poderíeis manter a luz e afastar a noite. Poderíeis inclusive vestir-vos igual a mim.”

Então olhamos e vede, ele usava vestes que brilhavam como prata e ouro, e tinha uma coroa em sua cabeça e jóias em seu cabelo. “Se desejais ser como eu” disse ele “, ensinar-vos-ei”. Então aceitamo-lo como mestre

Ele então foi embora, e não o vimos por um longo tempo, e sem seus presentes éramos pobres. E então chegou um dia no qual a luz do Sol repentinamente começou a falhar, até que foi apagada, e uma grande sombra caiu sobre o mundo, e todas as feras e pássaros temeram. Então ele veio novamente, caminhando através da sombra como um fogo brilhante.
Prostramo-nos. “Há alguns entre vós que ainda estão dando ouvidos à Voz da Escuridão” disse ele “e, portanto, Ela aproxima-se. Escolhei agora! Podeis ter a Escuridão como Senhor, ou podeis ter a Mim. Mas a menos que tomeis a Mim por Senhor e jureis servir-Me, partirei e deixar-vos-ei, pois possuo outros reinos e moradias, e não preciso da Terra, nem vós”.

Pra quem achava que o visual bishonen dele aí tava off, relendo o conto de Adanel cujos trechos foram incluídos acima, vemos que não...

Melkor_by_BUNE616.jpg

Poderosérrima!!! agora sabemos de onde vieram as jóias no cabelo:P
 
Última edição:
Esse quadrinho me deixou pensando numa coisa :think:... Como vocês, lendo O Silmarillion, imaginavam Melkor e Sauron fisicamente? Eu imagino Sauron como um cara com um ar apenas um pouquinho menos sombrio e maléfico que o Melkor (como o próprio Tolkien diz em um momento do livro), mas nunca consegui formular um rosto na minha cabeça para os dois. Deve ser porque os filmes de SdA me acostumaram a imaginar o Sauron sempre com aquele elmo... e as representações do Melkor no Google Imagens aparecem da mesma forma.
 
O armored look do John Howe tanto pra Melkor quanto pra Sauron nunca colaram pra mim. Tolkien no caso de Sauron falou em "capuz" e não elmo e Morgoth não foi mencionado como envergando armadura full-plate contra Fingolfin. O Howe nem se deu ao trabalho de LER realmente a passagem descritiva.
 
Última edição:
Forçaram no lance de Lúcifer-Melkor aqui hein?

attachment.php

uma coisa que nunca imaginei foram Valar alados.
 
Tecnicamente a picture NÃO É DE Melkor, eu coloquei uma representação tradicional de Lúcifer mesmo à guisa de ilustração ( tradicionalmente é ele que tem esses pares de asas alinhados ai, é dessa caracterização que vem a armadura do Hades do Cavaleiros do Zodíaco.

No The Book of Lost Tales Tolkien, explicitamente, falou que Manwë e Varda tinham asas ( então é POSSÍVEL que os Ainur as tivessem sim mas Tolkien tenha evitado descrevê-las pra não tornar os subtextos judaico-cristões explícitos demais. Como já expliquei em outros lugares, a presença de asas nos seres angélicos e demoníacos cristãos é um indício físico não material de uma condição espiritual, segundo a interpretação de Tertuliano.
 
Última edição:
Transcrição de algumas explicações sobre o imbróglio das asas aí:

[
Comprovação do que eu disse pro Meneldur na página anterior nesse
link ai


Citação do livro Satan: the early Christian tradition Por Jeffrey Burton Russell

Omnis spiritus ales est. Hoc angeli et daemones( "Todos os espíritos são alados.Tanto os anjos quanto os demônios"

Isso é uma frase de [ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Tertuliano[/ame] que foi quem sintetizou a posição dos cristãos a respeito da matéria. A tradução do trecho completo de sua Apologia está no final desse post no meio da seção "spoiler".

Foi ele que estabeleceu a conexão, predominante no Cristianismo, de que os demônios haviam sido anjos rebeldes e , por isso, a partir desse ponto, a representação de demônios como sendo seres alados passou a ser cada vez mais divulgada até se tornar o ponto de vista mais aceito.

E podemos ter certeza que , sendo versado em Teologia como era, Tolkien estava ciente desse fato.

attachment.php


Tradução dessa citação colada do livro aí embaixo:

"Omnis spiritus ales est. Hoc angeli et daemones"( "Todos os espíritos são alados.Tanto os anjos quanto os demônios

Essa afirmação estabeleceu o curso futuro da iconografia do Diabo. Asas eram um símbolo de poder divino por todo o Oriente Próximo antigo e o Livro do Apocalipse ofereceu respaldo para a crença cristã em anjos alados. Na arte cristã primitiva os anjos e o Diabo não eram sempre alados, mas a visão de Tertuliano ganhou total aceitação e, posteriormente, asas se tornaram quase obrigatórias. Frequentemente, anjos e demônios eram representados como tendo tipos de asas diferentes, as dos anjos sendo como de aves emplumadas, e as dos demônios como asas escamadas de morcegos

attachment.php



Aqui cabe um detalhe relevante e um esclarecimento: mesmo no Cristianismo e na teologia de Tertuliano as asas são o ícone visível de uma faculdade ou prerrogativa espiritual, é uma manifestação da natureza desses seres como espíritos assim como o "sexo aparente" dos ainur em forma fánar é uma visualização de um caractere inerente ao seus seres que é espiritual. As asas marcam a posse de "sutileza" e agilidade" o dom de "desmaterialização" e virtual onipresença do ser espiritual em relação a qualquer localidade física, uma faculdade que Tolkien disse que os Ainur têm num contexto meio enigmático no HoME X.

A "perda" das asas, como pode ter acontecido com Morgoth depois do "estupro de Arië, episódio que reverbera histórias do folclore judeu, e/ou a conversão em asas de seres "noturnos", associados à noite e à escuridão, em Tolkien e no simbolismo cristão, é uma representação "alegórica" da perda ou degeneração dessas capacidades. Então, o manto de escuridão dos balrogs , por exemplo, é uma inversão do "halo" ou auréola dos anjos e santos.

Creio que é por isso que o assunto acarreta tanta passionalidade assim. Envolve a questão da legitimação e do "rótulo" que se dá ou se impõe a determinados signos culturais e Tolkien é um dos mais poderosos e influentes signos culturais do século XX e serve de foco para debates inevitáveis que acontecem em torno de qualquer obra literária com o escopo ou as intenções similares às de JRRT.

Então, eu concordo. O assunto das asas em si e seu uso ou não pra vôo, de fato, é comparativamente, irrelevante ( até, como eu disse, e deve ser enfatizado, as asas são só o símbolo do que faz os anjos serem capazes de "voar", se deslocarem com velocidade preternatural, e não a causa em si mesma dessa habilidade).

Mais ou menos isso: na doutrina de Tertuliano os anjos não voam porque tem asas, eles tem asas, ou aparentam ter para nós, mortais, porque voam.

É por isso que grandes artistas até escolhem pintar ou deixar de pintar as asas mesmo em sequências que ilustram textos onde elas foram mencionadas sem ambiguidade.

William Blake não pintou as asas de Satã e de seu filho Morte no Paraíso Perdido e, até onde sei, nem por isso foi criticado por essa omissão. Abaixo pinturas de 1806 e 1808

Blake,-Satan,-Sin-and-Death.jpg

Blake_Satan.jpg


Edit:Abaixo, a versão (1735-1740 aproximadamente) de William Hogarth, reparem no manto de sombra da Morte, filho de Satã, que compõe o elemento simétrico na composição correspondente às asas do Anjo Caído. Provavelmente, foi daí que Lovecraft e, depois, Tolkien retiraram a idéia das "asas de sombra" nos seus demônios redivivos, recém exumados de tumbas subterrâneas.

attachment.php


Melhor mostrada, já que a pintura de Hogarth é incompleta, nessa reprodução em desenho de Thomas Rowlandson (1792)
attachment.php



gustave_dore_paradise_lost_008.jpg


Gustave Doré ilustrando a mesma sequência do Paraíso Perdido, 1866)
 
Última edição:
Excelente explanação sobre a simbologia das asas em seres espirituais... Isso é do tópico das asas dos balrogs (que eu ainda não sentei p ler direito), né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo