• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cite um trecho do livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Re: Cite o livro que você está lendo!

agora pintou uma dúvida q talvez o pags saiba responder. p ser uma litania ñ teria q ser 1 pedido a alguém superior? ñ notei isso no trecho da cris.

Litania é súplica. No sentido litúrgico é uma súplica a Deus e/ou aos santos.

Acho que é no sentido poético aí, você empregar uma fórmula litúrgica fora de seu contexto ritual e aplicá-lo à vida sentimental etc.

Como se faz uma oração ao sofrimento, à dor, ao amor etc.
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Litania é súplica. No sentido litúrgico é uma súplica a Deus e/ou aos santos.

Acho que é no sentido poético aí, você empregar uma fórmula litúrgica fora de seu contexto ritual e aplicá-lo à vida sentimental etc.

Como se faz uma oração ao sofrimento, à dor, ao amor etc.

ou à si mesmo?
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Falando nessa questão de "litania", que é sinônimo de "ladainha", percebo que o Houaiss carece de uma definição.
Diz assim:
"1 prece litúrgica estruturada na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, recitadas pelo celebrante, que se alternam com as respostas da congregação (fiéis e/ou religiosos)
2 Derivação: por analogia.
falação fastidiosa que está sempre repisando as mesmas idéias; enumeração longa e cansativa; esp. repetição monótona e tediosa de queixas e recriminações; lengalenga
3 Rubrica: capoeira. Regionalismo: Brasil.
canto rogatório popular na abertura de uma roda de capoeira ('jogo')"

A acepção 2 tem caráter pejorativo. E não deveria, ou não deveria apenas tê-lo.
Eu acharia necessário que tivesse algo mais neutro como consta no Merriam-Webster:

"2
a : a resonant or repetitive chant <a litany of cheering phrases — Herman Wouk>
b : a usually lengthy recitation or enumeration <a familiar litany of complaints>"



Mas enfim!
Nada a ver com o tópico.


-----


Continuo lendo chatices para a faculdade que não merecem ser citadas aqui. Tão-logo termine o semestre, quero me lançar de novo à literatura. :D
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

choveu vários dias sem trégua, obrigando as pessoas a ficarem mais tempo recolhidas em casa, o que foi bom para a arrumação da cabeça de cada um por dentro, e bom também para o chuchu, o jiló, a abobrinha, o mangarito e o alho; e ainda para o rego, que vinha jorrando pouco ultimamente.

o relógio belisário - josé j. veiga

tae 1 livro pro cantona: traz como personagens arthur conan doyle, sherlock holmes, tobias barreto e o homem q falava javanês.
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Então, no contexto do livro é no sentido de uma ladainha para ficar se repetindo quando em situações tensas onde é necessário recuperar a calma a fim de agir. Faz parte do treinamento da Ordem Bene Gesserit.

Ah, vou ter que colocar mais um trecho aqui.

Existe em todas as coisas, um padrão que é parte do nosso universo. Ele tem simetria, elegância e graça... aquelas qualidades que se podem encontrar nas criações do verdadeiro artista. Pode-se encontrá-las também no passar das estações, no modo como a areia se dispõe ao longo de uma crista, nos aglomerados de ramos do creosoto ou no padrão de suas folhas. Tentamos copiar esses padrões em nossas vidas e em nossa sociedade, buscando os ritmos, as danças e as formas que confortam. No entanto, é possível ver o perigo em encontrar a perfeição derradeira. É evidente que a derradeira perfeição contém sua própria rigidez. Em tal perfeição, todas as coisas se movem em direção à morte.
de As Citações Reunidas do Muad'Dib
escrito pela Princesa Irulan
Duna - Frank Herbert
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

"Lois thinks she can recognize women who went to these camps, and were good at it. They have a hardness to their handshakes, even now; a way of standing, legs planted firmly and farther apart than usual; a way of sizing you up, to see if you'd be any good in a canoe--the front, not the back. They themselves would be in the back. They would call it the stern."

Margaret Atwood - "Death By Landscape"

A Lois, que é a personagem principal, está falando sobre as meninas que passavam o verão em acampamentos de escotismo na infância/adolescência, sobre as mudanças pelas quais as meninas passam e como elas se formam diferentes e mais fortes quando têm contato com a natureza. Elas são diferentes das outras meninas tanto pela força quanto por terem compartilhado um rito de passagem. Eu gosto dessa parte porque a personagem tem uma certa "vantagem" sobre as outras garotas, as que não foram para os campos, porque ela teve experiências e incentivos que meninas geralmente não têm; nos campos elas têm a oportunidade de fazer atividades que tradicionalmente são masculinas como utilizar a força e a inteligência.
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

"(Adso) Como assim? Para saber o que diz um livro deveis ler outros?

(Guilherme de Baskerville) Às vezes pode-se proceder assim. Frequentemente os livros falam de outros livros. Frequentemente um livro inócuo é como uma semente, que florescerá num livro perigoso, ou, ao contrário, é o fruto doce de uma raiz amarga. Não poderia, lendo Alberto, saber o que poderia ter dito Tomás? Ou lendo Tomás saber o que tinha dito Averroes?

(Adso) É verdade, disse admirado. Até então pensara que todo livro falasse das coisas, humanas ou divinas, que estão fora dos livros. Percebia agora que não raro os livros falam de livros, ou seja, é como se falassem entre si. À luz dessa reflexão, a biblioteca pareceu-me ainda mais inquietante. Era então o lugar de um longo e secular sussurro, de um diálogo imperceptível entre pergaminho e pergaminho, uma coisa viva, um receptáculo de forças não domáveis por uma mente humana, tesouro de segredos emanados de muitas mentes, e sobrevividos à morte daqueles que os produziram, ou os tinham utilizado."

O Nome da Rosa - Umberto Eco

:amor:
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Iniciando a leitura de "História do Cerco de Lisboa" e nadando nas águas profundas de "Cem anos de solidão".
Sério, estou começando resoluções literárias 2013 mais cedo. História, clássicos... tudo amor. :amor:
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."

Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

Ô livro danado pra me sacudir todo o peito com essas frases soltas que te pegam e destrambelham todo.
 
Última edição:
Re: Cite o livro que você está lendo!

Iniciando a leitura de "História do Cerco de Lisboa" e nadando nas águas profundas de "Cem anos de solidão".
Sério, estou começando resoluções literárias 2013 mais cedo. História, clássicos... tudo amor. :amor:

Arringa, este tópico é para citações do livro que você está lendo.

Pra comentar sobre o que você está lendo, use esse tópico aqui. =]
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Re: Cite o livro que você está lendo!

"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."
Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
Por aí deu pr'ocê perceber o porquê de, mesmo quando eu te odeio, eu não conseguir deixar de ser sua amiga, né? Você é muito fdp, mas se transforma em sacrifício quando se trata de manter uma amizade. :abraco:

Btw, fico feliz em ter te ameaçado de morte para você lêêê Guimarães.
 
Última edição por um moderador:
Re: Cite o livro que você está lendo!

Por aí deu pr'ocê perceber o porquê de, mesmo quando eu te odeio, eu não conseguir deixar de ser sua amiga, né? Você é muito fdp, mas se transforma em sacrifício quando se trata de manter uma amizade. :abraco:

Btw, fico feliz em ter te ameaçado de morte para você lêêê Guimarães.

Se fôssemos fáceis não seríamos Cléo e Caio. É essa nossa sina e nossa grande alegria.

E é por isso também que a amizade é forte assim. :abraco:
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

"Quero pôr o tempo em sua mansa ordem, conforme esperas e sofrências.
Mas as lembranças desobedecem, entre a vontade de serem nada e o gosto de me roubarem do presente.
Acendo a estória, me apago a mim. No fim destes escritos, serei de novo uma sombra sem voz."


Terra Sonâmbula, Mia Couto, página 15
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

"Eu quero que a Sam pare de gostar do Craig.
Agora eu acho que talvez você pense que é porque eu tenho ciúmes dela. Não é isso. Sinceramente. É só que Craig não a ouve quando ela fala. Não quero dizer que ele seja um cara ruim, porque não é. É só que ele sempre parece distraído.
É como se ele tirasse uma foto da Sam e a foto saísse linda. E ele pensasse que o motivo para a foto sair bonita fosse ele fotografar bem. Se eu fizesse a foto, saberia que o único motivo da beleza é a própria Sam."

As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky (p. 58)
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Flagrante -- Ferreira Gullar (Em Alguma Parte Alguma)

o meu gato
na cadeira
se coça

corto papéis coloridos na sala

e os colo num caderno

a manhã clara canta na janela

estou eterno
 
memórias de adriano - marguerite yourcenar

Pequena alma, alma terna e inconstante, companheira do meu corpo, de que foste hóspede, vais descer àqueles lugares pálidos, duros e nus, onde deverás renunciar aos jogos de outrora. Por um momento ainda contemplemos juntos os lugares familiares, os objetos que certamente nunca mais veremos... Esforcemo-nos por entrar na morte com os olhos abertos...

Um homem que lê, pensa ou calcula, pertence à espécie e não ao sexo; nos seus melhores momentos ele escapa inclusive ao humano.

O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos: minhas primeiras pátrias foram os livros.

A palavra escrita ensinou-me a apreciar a voz humana, tanto quanto a grande imobilidade das estátuas levou-me a valorizar os gestos.

memórias de adriano - marguerite yourcenar
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

^Esse livro é bem bacanudo.
Sinto que não o aproveitei bem quando o li.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Re: Cite o livro que você está lendo!

a vida dos césares me interessa mto. esse livro é 1 verdadeiro exemplo dq escritor é historiador, arqueólogo, paleontólogo, ufólogo...
 
Re: Cite o livro que você está lendo!

Sempre que tiver vontade de criticar alguém – ele disse -, lembre-se de que ninguém teve as oportunidades que você teve. “

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo