• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A origem do ouro

De acordo com pesquisas recentes realizadas desde o ano de 2009 pela Universidade de Londres em parceria com a Universidade de Oxford diversos metais preciosos e semi preciosos estão presentes na Terra por um feliz acaso: meteoros. O tão cobiçado ouro não tem a sua procedencia das formações geologicas naturais do planeta. Em um metero atraído ainda no processo de formação do planeta, grande parte dos fragmentos foi atraído para o manto e o restante se depositou na superficie do planeta.

Quem diria que o ouro pode ter vindo na cabine do Doctor Who? kkkk Já sabiam destas pesquisas?


Saudações!!!!:think:
 
Como química (e futura educadora química) acho a história da ciência encantadora.
E mais encantador ainda é perceber que nunca nada vai estar totalmente descoberto. E o nosso ouro, conhecido desde a Antiguidade e extremamente explorado onde é mais abundante (continente africano) veio de um pouquinho mais longe (:
Que bonito :clap:
 
Mas é belo de se ver mesmo! E pensar que isso só valoriza ainda mais o preço e o valor do ouro. Já é um dos metais mais caros, ainda mais vindo de outro planeta. Já pararam para pensar nisso? kkk Espero que o mercado economico não se aproveite desta situação!!!
 
Eu nunca duvidei da existência de origem extra-terrena não só do ouro como outros minerais.

Além também que entre 1950 e 1970 quando havia um interesse enorme das superpotências em enviar foguetes ao espaço e chegar a Lua, enquanto ela ainda era desconhecida, eu sempre serei da opinião que se tivessem encontrado lá uma grande quantidade de minerais preciosos, dificilmente depois da última missão Apolo o nosso satélite natural ficaria "abandonado", contrariando todas as previsões feitas há meio século atrás que agora no inicio do século XXI estaríamos colonizando a Lua e viajar pra lá seria tão simples como de avião.

Se houvesse riquezas minerais lá eu sinceramente duvido que a situação de abandono seria a de agora e a muito provavelmente a Lua teria se tornado um enorme objeto de cobiça das nações e inicialmente com mini vilas de garimpeiros espaciais e a colonização pra valer seria consequência disso.

Alías o ouro tem esse poder mesmo. Um exemplo típico é o território do Alaska nos EUA que durante muito tempo a Rússia sempre menosprezou e vendeu barato pra eles. Bastou encontrarem ouro e petróleo, se tornou um estado altamente colonizável que viu a sua minuscula população crescer rapidamente mesmo tendo terras inóspitas e um clima muito rigoroso.
 
Última edição:
Seria esta a nova motivação para as explorações mais recentes de marte? De qualquer modo, este seria um ótimo incentivo para as explorações desta região que durante tanto tempo foi vista como perigosa ou dificil.
 
Seria esta a nova motivação para as explorações mais recentes de marte? De qualquer modo, este seria um ótimo incentivo para as explorações desta região que durante tanto tempo foi vista como perigosa ou dificil.

Eu tendo a acreditar que essa intenção está sempre presente as vezes em maior ou menor grau, mas muito bem disfarçada.

Apesar de estar mais distante, Marte oferece algumas condições atmosféricas até melhores que a Lua pra se iniciar uma colonização, seu solo já vinha sendo mapeado por satélites há um bom tempo, então já se sabe com razoável precisão onde estão as crateras, vales e montanhas.

Só faltava mesmo descobrir de perto como ele é e o que há debaixo dele e pra isso já está ocorrendo missões com a Curiosity com o objetivo de percorrer o solo e analisa-lo.

A descoberta de água seja líquida, sólida ou gasosa, deveria ser sempre algo prioritário, mas fico pensando qual seria a postura da NASA se vier ou não a encontrar algum mineral precioso lá. Qual seria a reação dos governantes aqui na Terra se a sonda encontrasse uma bela jazida de ouro? Com certeza isso vai gerar algum desdobramento importante. Só o tempo mais a frente dirá.
 
O curioso é que no processo de formação da Terra grandes quantias de minérios não vieram de brinde com a formação. Com tantas atmosferas misteriosas tais como Saturno, o interessante talvez fosse investigar a formação daquele solo. Assim, inclusive vestigios de água seriam os primeiros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo