• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

20 Jogos Eternos

Cantona

Tudo é História
O futebol nunca foi visto com bons olhos pelos acadêmicos. Considerado "alienante" - ainda que o termo tenha diversas significações -, nossa maior manifestação cultural enfrentou resistência entre antropólogos, sociólogos e historiadores. As letras sobre o jogo - e apenas sobre o jogo - caíram no colo dos jornalistas, dos cronistas esportivos. Poucos iam além das quatro linhas e buscavam, no fenômeno, o Brasil.

Hoje, e esta é uma observação isenta de pesquisas, feita na base da percepção, visto as produções que chegam as livrarias, bem como dissertações e teses defendidas nas Universidades, o futebol vem conquistando a atenção merecida. Mesmo os jornalistas já inserem o jogador ou a partida em um plano que ultrapassa as arquibancadas.

Com isso, a Editora Maquinária, aproveitando também o sucesso alcançado com "Os dez mais", lança "20 Jogos Eternos".

Longe de serem estudos profundos, a leitura agradável contribui para identificarmos, através das biografias de atletas e campeonatos, como o futebol se inseriu, transformou e foi transformado pelos contextos históricos.

A fórmula é a mesma de "Os dez mais": um jornalista, torcedor, elege os dez maiores jogadores da história do seu clube do coração e tece uma rápida biografia sobre eles. Agora, como o título sugere, pinça-se os 20 jogos que, apesar do apito final, não acabaram. O primeiro time a ter suas pelejas nas páginas, é o São Paulo Futebol Clube.
20-jogos-eterno-sao-paulo.jpg
 
Eu nem gosto muito de futebol, mas um "intelectual" que já escreveu sobre é o Eduardo Galeano, é só aqui no Brasil que acontece isso, esse pseudo-elitismo em relação ao futebol?
 
"Futebol ao sol e à sombra", do Eduardo Galeano é muito bom.

Em relação aos outros países, não sei dizer. Aqui, pelo jeito, o futebol pulou o muro das universidades. Antropólogos, sociólogos e historiadores produzem muito tendo o tema como análise.

Li um dissertação de mestrado, sobre a Copa de 70, de um historiador chamado Marcos Guterman. Ele até escreveu um livro, posteriormente, abrangendo um período maior "O futebol explica o Brasil". Na dissertação, trabalhava com a ideia de que as comemorações que se seguiam as vitórias do Brasil, principalmente no 4 x 1 contra a Itália, tomavam a ruas, melhor, REtomavam as ruas, censuradas pelos militares. Tudo muito bem documentado, sem achismos. Uma das diversas novas interpretações que tentam mostrar que o futebol não é "alienante" - sempre, com a ressalva, dos múltiplos significados empregados ao termo.

Não se pode pensar o Brasil sem se pensar o futebol.

É muito mais que um jogo.
 
Foi muito boa a seleção e no caso do SPFC, poucos clubes tem o privilégio de ter no seu Top 20 jogos memoráveis um grande número deles sendo jogos internacionais. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo