• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Páginas de Sombra: Contos fantásticos brasileiros (Vários)

-Jorge-

mississippi queen
Para mim esse livro foi uma surpresa. Encontrei ele, muito por acaso, em uma prateleira da biblioteca e uma olhadinha no sumário bastou para me deixar com muita vontade de lê-lo.

Nesse livro, Braulio Tavares, que entende do assunto e tem outros livros sobre o tema publicado, reuniu 16 contos fantásticos brasileiros produzidos desde o século XIX por autores conhecidos (conhecidos por outros gêneros na verdade, como Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Lygia Fagundes Telles) ou esquecidos (Coelho Neto, Adelpho Monjardim).

Provavelmente por ser uma seleção, o nível de todos os contos é muito bom. Os temas incluem assombrações, demônios, seres fantásticos, situações inexplicáveis e o fim do mundo.

Foi uma surpresa também porque ninguém nunca me disse que autores brasileiros chegaram a escrever literatura fantástica tão bem, nem que haviam escrito volumes de contos ou romances fantásticos. Até agora só tinha ouvido falar de Murilo Rubião. Vários deles aparentemente e infelizmente não são publicados a tempos. Acho que um livro assim, merece mais divulgação até mesmo (ou principalmente) em escolas, para tirar um pouco a visão de que literatura brasileira é chata e sem imaginação.

(Vou colocar o sumário para os que se interessarem)
1. Flor, telefone, moça - Carlos Drummond de Andrade
2. A podridão viva - Amândio Sobral
3. Teleco, o Coelhinho - Murilo Rubião
4. A última Eva - Berilo Neves
5. Máquina de ler pensamentos - Lília A. Pereira da Silva
6. A escuridão - André Carneiro
7. A casa "sem sono" - Coelho Neto
8. A gargalhada - Orígenes Lessa
9. O satanás de Iglawaburg - Adelpho Monjardim
10. As academias de Sião - Machado de Assis
11. O caminho de Poço Verde - Rubens Figueiredo
12. Íblis - Heloisa Seixas
13. As formigas - Lygia Fagundes Telles
14. Luvibórix - Carlos Emílio Corrêa Lima
15. Os olhos que comiam carne - Humberto de Campos
16. Demônios - Aluísio Azevedo

Ver anexo 10572
 
Literatura desse estilo no Brasil? Fiquei curiosa agora.

Vou ir atrás e assim que eu por as mãos (ou os olhos) num exemplar eu opino dignamente.
 
O Aluísio Azevedo e o Machado eu já conhecia, quando fui ajudar minha irmã num trabalho escolar... Aliás, o Machado de Assis como um contista era impressionante -- maior até mesmo do que o romancista. O camarada brincava com coisas que o século XX iria jurar que estava reinventando a roda...
 
Esqueci de dizer que cada conto é antecedido por uma biobibliografia do autor contando um pouco da vida e falando de outros livros deles nos mesmos gêneros. Por exemplo, ele fala de A desintegração da morte de Orígenes Lessa. O grande problema é que a maioria dos livros também só tem edições antigas...
 
Acho que o do Humberto de Campos é o único que conheço.
Não tenho certeza se já li o do Machado de Assis.

De qualquer forma, a coletânea parece ser bem bacana. :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo