• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jane Austen

Que bacana, Diego. :sim:
Vou esperar então por mais edições nesse estilo.
 
Sou fãzona da Jane. A primeira vista ela segue a fórmula da heroína-que-quer-casar-por-amor-não-por-conveniência. Mas, prestando atenção, ela usa os personagens para criticar os costumes da época. Algumas pessoas podem achar alguns personagens extremamente caricatos, como Mr Collins e Mrs Bennet de Orgulho e Preconceito, ou Mrs Elton de Emma, mas eu me diverti muito com eles.

Dos seis livros mais conhecidos dela, os que eu menos gostei foram Mansfield Park, que é enrolado demais, e Northanger Abbey, que é mais fraquinho mesmo.
 
Eu tenho alguns problemas com Persuasão. Adoro Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade,, mas esse não me conquista de forma alguma. Enrolado demais e chato pra caramba. Ou será que o problema é com a minha edição da Landmark?
 
Carol (LIV), vou lê-lo só pra ter uma posição melhor, pq achei q ele tinha o mesmo rumo que orgulho e preconceito e razão e sensibilidade, esses dois tbm me cativam...
 
Eu to lendo Persuasão em inglês, edição da Penguin que diz ser fiel ao texto original do livro, no finzinho... (já até atualizei o meu Censo de Leitura). Tambémm to achando um pouco cansativo, mas é mais por causa da linguagem.

Acho a história de Persuasão, entretanto, um pouco menos "cheia" do que esses outros livros que vocês citaram. Será que não é isso? Realmente, é um pouquinho mais paradão e não tem todas aquelas frases reflexivas prontas que vinham em Orgulho e Preconceito. Até tem reflexão, mas você tem que chegar nos assuntos por sim mesmo(a).
 
Isso tem a ver com a fase da vida em que a própria Jane Austen estava, não? Foi um dos últimos romances dela e a heroína é mais velha tbm, sei lá...

Meu preferido é Emma :grinlove:
 
Eu tenho alguns problemas com Persuasão. Adoro Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade,, mas esse não me conquista de forma alguma. Enrolado demais e chato pra caramba. Ou será que o problema é com a minha edição da Landmark?

Tu leu Orgulho e Preconceito e/ou Razão e Sensibilidade pela Landmark?
Eu apostaria algumas fichas em ser um problema de edição. Já tive Orgulho e Preconceito da Landmark e o negócio é sofrível. No caso de Persuasão eu recomendaria o da L&PM, edição charmosa e tradução confiável.
 
É, a minha pequena coleção da Jane Austen é da nada confiável Landmark =/
 
Eu finalmente estou lendo Emma. Da Jane eu só tinha lido Orgulho e Preconceito (e visto as adaptações para o cinema/tv de Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park e a própria Emma), mas desde que vi a minisserie de Emma (com a Romola Garai e o Johny Lee Miller) eu senti esse desejo absurdo de ler o livro. Mesmo assim demorei horrores, mas eis-me aqui.
É engraçado como o livro tem um tom diferente de O&P. Mr. Knightley é bem humorado, forte de ideias e de caráter, teimoso, mas longe de ser arrogante ou orgulhoso ao extremo. Emma, por outro lado, é uma coisinha estranha....tem bom coração, mas é pedante e preconceituosa a ponto dela mesma não perceber esse defeito do seu caráter. E mesmo assim é impossível não aprender a amar as personagens e a sentir raiva de alguns...da fraqueza de espírito, das futilidades dos pensamentos...
Quero muito ler os outros livros da autora.
 
Bacana, pena que Persuasão é o livro que menos gosto da Jane Austen. =/
 
Persuasão eu uso para dormir nas minhas crises de insônia. :dente:
 
Ah mas se der vai lá Clarinha. Acabamos comentando sobre todos!

Então vou fazer o possível pra ir, quem sabe eu até comece a gostar da história, porque aquela pamonha da Anne Elliot me dá nos nervos. :hahano:
 
Pois então, Rafa, não leia esperando um casal como o de Orgulho e Preconceito (acho que esse foi meu erro) porque a Anne Eliot não é nem de longe uma chutadora de bundas como a Elizabeth Bennet e o capitão Frederick Wentworth (fui buscar o nome do moço no google) não chega nem perto do apaixonante e adorável Mr Darcy.

Nessa história o buraco é mais embaixo, acho que é o livro mais cínico e desencantado da dona Austen.
 
Eita, nunca passei da página 10. Tá de parabéns, Clara! Hahahahahha
 
Pois então, Rafa, não leia esperando um casal como o de Orgulho e Preconceito (acho que esse foi meu erro) porque a Anne Eliot não é nem de longe uma chutadora de bundas como a Elizabeth Bennet e o capitão Frederick Wentworth (fui buscar o nome do moço no google) não chega nem perto do apaixonante e adorável Mr Darcy.

Nessa história o buraco é mais embaixo, acho que é o livro mais cínico e desencantado da dona Austen.

foi o que pareceu para mim. é muito mais humor (no sentido ácido da coisa) do que romance (como é pride&prejudice). eu acho que deixando de lado a comparação com pride&prejudice, ou pelo menos a vontade de ler uma história romântica no estilo da austen, persuasão é bem legal e vale a leitura. aliás, o tanto que falam da austen como crítica da época em que vivia e blablablabla, me parece muito mais explícito no persuasão do que no pride&prejudice.
 
Verdade Anica, ela critica bastante, mas estou adorando! Gosto de ver como era a vida antigamente, e os romances da Jane mostram bem isso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo