• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[IDEIAS] Desafios de Escrita

Palazo

Mafioso Literário
Temos alguns desafios de escrita rolando no Forúm de prosa, mas sempre surgem novas ideias como já citado pelo Voltaire. Então esse tópico tem a função de divulgarmos nossas ideias e discutí-las antes da proposta do desafio no forúm específico.

Não é necessário que a ideia passe por aqui antes de ser proposta. A proposta desse espaço é discutir ideias novas, amadurecê-las e procurar assim fazer com que o maior número de pessoas participem do desafio. Afinal, essa é a intenção da coisa...

Bom... bora discutir nossas ideias? Soltem-nas aqui...
 
o portal literal do terra fez algumas oficinas d escrita gratuitas interessantes, e o material está disponível lá. a última foi a oficina d contos, ministrada pelo josé castello, e no final d cada aula há 1 exercício-desafio interessante.

http://portalliteral.terra.com.br/oficina/oficina-de-contos

ah, só corrige o 'desafos' do título ae, hehehe.
 
Parece bem interessante essa oficina que o JLM linkou.

Será que o pessoal anima seguir essa oficina, fazer os exercícios e discutir em grande grupo?
 
é uma ótima ideia. além desta, há também uma oficina d prosa e uma d poesia disponíveis.
 
Acho que dá pra abrir uma comunidade, e daí ir criando um tópico por aula, pra discutir o conteúdo da aula e postar/discutir o exercício. Um por semana (ou a cada duas semanas), talvez, pra organizar, já que eles ficariam abertos pra discussões posteriores. Se o pessoal se animar, eu crio no final de semana (ou se alguém preferir criar antes...).
 
Já tinha dado uma olhada nesse desafio do Portal que o JLM linkou. Parece interessante, só olhei os dois primeiros exercícios, até já tentei dar início, mas sempre acabei desistindo.

Me ocorreu uma questão sobre fazer uma oficina dessas e postar o resultado aqui. E se a pessoa gostar muito do seu conto e quiser enviá-lo para um concurso? Ele não poderia fazer isso por já ter postado o texto aqui.
 
pode apagar o post. o tauil já fez isso com os textos dele 1 pouco antes d reuni-los em livro impresso.
 
Tinha pensado na solução de criar uma comunidade para o desafio e só compartilhar o texto entre os participantes... mas acho que postá-los num tópico aqui do fórum é mais divertido.
 
Eu apoio e tô dentro.
Bom, é mais divertido fazer tópico aqui no Meia, certamente, mas talvez fique mais organizado se fizermos a comunidade. Enfim. Como quiserem.
 
Agora só que vi esse tópico... Super Palazo! Vamos fazer sim! :D

Acho que dá pra abrir uma comunidade, e daí ir criando um tópico por aula, pra discutir o conteúdo da aula e postar/discutir o exercício. Um por semana (ou a cada duas semanas), talvez, pra organizar, já que eles ficariam abertos pra discussões posteriores. Se o pessoal se animar, eu crio no final de semana (ou se alguém preferir criar antes...).

O que tu acha de chamarmos essa comunidade de Oficina de Escritores? A tua ideia é ótima!
 
Já tinha dado uma olhada nesse desafio do Portal que o JLM linkou. Parece interessante, só olhei os dois primeiros exercícios, até já tentei dar início, mas sempre acabei desistindo.

Esse é justamente o motivo de se fazer em grupo. Cada um ajuda os outros e a si. Fazer sozinho nem sempre dá certo, o cara pode ficar com preguiça, inventando desculpas e tal... e quando tem alguém mais envolvido, ajuda a tocar o barco. Às vezes uma pequena palavra de incentivo pode fazer milagres.
 
Tá, vou enumerar minhas ideias então (hehehehe) e a gente discute o que é viável ou não e então decidimos o que postar depois. Vcs coloquem as de vcs e a gente papeia também. Essa postagem vai ser longa, então prepare o café, aproveite e sirva um pra mim também com pouco açúcar... XD


Projetos de Desafios


1) Projeto 500 Palavras
Consiste em vir aqui e escrever 500 palavras por dia, TODOS OS DIAS, incluindo sábados, domingos e feriados. Pelo período que o escritor se propuser. Ele vai se desafiar. Vai estipular um prazo e cumprir (ou pelo menos tentar).

Prós:
- Criar o hábito da escrita diária.
- Se forçar a praticar.
- Melhorar suas habilidades de escrita.

Contras:
- Se estiver com dor de barriga ou outro problema menor, tem que escrever.
- Se brigou com a namorada ou está com preguicite aguda, tem que escrever.
- Temas? Vai ser livre? Liberdade demais gera bagunça. Quem vai aplicar o corretivo no indivíduo senão ele próprio? :ameaça:


Por isso é interessante, talvez, lançar um tema todos os dias. Uma coisa que pensei, foi pegar o significado nacional de cada dia e escrever sobre ele. Por exemplo, que dia é hoje? Dia do professor, do amigo, da mulher, das mães, dia do vendedor, da independência, do que for. E escrever de acordo.
Ou se várias pessoas participarem, a gente faz uma lista dos participantes (e a medida que mais gente for entrando, vai indo pro fim da fila...) e a cada dia, um escritor escolhe um tema que os demais deverão escrever sobre. Aí quando terminar começa do primeiro de novo e assim por diante...
Porque aí cada um é ouvido, pode externar todas as necessidades do fundilho de seu ser e ver os amiguinhos aqui brincando com a tua ideia. Fica todo mundo feliz...

Podemos negociar o número de palavras também, 500, 1000, 2000, etc.



2) Desafio - 10 Palavras
Funciona assim, quem lança o desafio começa... lança 10 palavras (quanto mais estranhas e diferentes entre si elas forem, melhor) aí cada escritor deve (se estrepar naturalmente e...) escrever um conto usando obrigatoriamente estas 10 palavras. E deve colocá-las em negrito pra mostrar que usou todas direitinho. Aí ao final de 7 dias, escolhe-se o vencedor, que pode ser aquele que tem mais "curti" marcado por outros participantes daqui do fórum naquela semana. O vencedor escolhe as próximas 10 palavras...



3) Desafio - Microcontos de 6 palavras
Essa ideia retirei da revista Piauí (http://revistapiaui.estadao.com.br/...rio/geral/participantes-da-edicao-de-setembro). Na revista são microcontos de 6 palavras. Mas tenho certeza que vi uma versão de 4 palavras em outro lugar, não sei onde.
Consiste em escrever microcontos de no máximo 6 palavras e nadica de nada mais. Não pode juntar palavras para forçar como se fosse uma. Veja vários exemplos no link acima. (Podemos negociar o número de palavras aqui).



4) Desafio – Retrato de um Desconhecido
Consiste em vc sair na rua e escrever a história de uma pessoa que vc não conhece. Não vale pegar o seu irmão e mudar o nome dele... Tudo, descrição psicológica, de cenário/ambiente, analogias com sua própria vida sofrida de escritor esfomeado, tudo! Pode ser qualquer pessoa. Pode ser um mendigo, um idoso que está sentado na praça, uma pessoa qualquer que vc aborda e queira lhe contar algo de sua vida. Vc pode dizer que é para um trabalho da faculdade ou que vc é um escritor em treinamento, participando de um desafio em um fórum sobre literatura sugerido por um amigo que não é muito certo da cabeça... não importa, se vira! É sério, tem muita gente precisando de psicólogo, basta trocar umas palavras e lhes dar um pouco de atenção sincera que elas te contam a vida inteira delas...


Prós:
- Melhora suas habilidades de comunicação.
- Vc melhora a capacidade de ouvir ativamente (e fazer perguntas).
- Aprende a prestar atenção aos detalhes, quanto mais detalhes, melhor sua história.
- Melhora a habilidade de escrita.
- Pode se divertir muito.
- Pode conhecer o amor da sua vida que está tomando cachaça na praça.


Contras:
- Vc terá que deixar de ser o nerd anti-social e desagradável que as pessoas só procuram quando precisam de alguém para consertar o computador, emprestar livros ou quando não encontraram determinada palavra no dicionário delas.
- Talvez terá de ouvir histórias desagradáveis de gente autopiedosa que adora falar mal do vizinho, por exemplo.
- Pode conversar com gente que fala cuspindo.
- Pode acabar ouvindo histórias muito tristes e achar que sua vida sempre foi boa demais e não merece estar onde está e acabar cortando os pulsos. Se vc quiser se suicidar, não me culpe por isso...
- Terá de sair de casa, do seu quarto chulepento (ou com cheiro de cigarro ou de café ou de roupa por lavar, aquelas que geralmente ficam atiradas em cima da cama ou em algum canto por aí), cheio de pêlos de gato/cachorro ou dos seus peixes, da sua planta, do seu boneco do Darth Vader ou da aranhazinha aquela (às vezes é uma lagartixa) que vive no canto do teto do seu quarto e já virou "de estimação". Xô daí!



5) Desafio – Conto Infantil
Consiste em escrever contos infantis. O tema é dado por uma pessoa a cada 7 dias. O proponente pode exigir determinadas palavras de cada vez. Por exemplo, bola, pião e chiclete. Quanto mais gente der pitaco aqui melhor... Sugestões?
Revi esses tempos o filme O Pequeno Príncipe, e percebi que ele é mais um conto adulto disfarçado de infantil. É mais voltado para os pais do que para os filhos. Cheio de metáforas que as crianças não entendem. Outro exemplo é Alice no País da Maravilhas. A ideia aqui é criar contos infantis para crianças. Com este pleonasmo elucidativo.



6) Desafio – Ria da (des)graça alheia
Consiste em vc contar uma coisa boba, tosca, engraçada que aconteceu com vc. Pode ser uma frase só. Aí vem outro aqui e escreve algo sobre o que vc escreveu. Pode tanto fazer piada de vc, dele mesmo ou de ninguém em específico. Ele(a) vai escrever algo sobre o que vc escreveu. E depois ele vai contar algo dele também.

Serve para nos divertir a medida que vamos nos conhecendo (e melhorar a habilidade de escrita, é óbvio). Serve também para esquecer, às vezes um problema tosco e persistente quando contado de uma forma divertida, pode lhe ajudar a percebê-lo (e superá-lo) de outra forma. Fica ao cargo de cada um, sobre o que contar ou não.



7) Desafio – Haikai
Esse vai para a seção de poesia. A ideia é escrever Haikais. Podemos seguir a métrica original de:

5 sílabas
7 sílabas

5 sílabas

Ou discutir alguma outra regra. O que acham?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai



8) Desafio – Escrever um Romance
Se esse título gerou uma certa contração involuntária do seu orifício pomposo, relaxe. Agora respire fundo, leia isso: Nós vamos escrever um Romance. Agora conte até 5 e pode surtar assim bem de boa...

AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!

A ideia é muito simples... (isso está aqui para ser debatido, certo? Não está na hora de vc se debater ainda...)

Noções de Regras:
Cada escritor tem direito à somente 1 personagem e 2 cenários. Aí funciona assim, vc desenvolve o seu personagem e estes 2 cenários.Cada um escreve por vez inicialmente, aí depois, vai de acordo com o correr da estória. Quando dois ou mais personagens estiverem interagindo em um determinado cenário, o escritor que for responsável por este local, terá de desenvolver a descrição e os diálogos. Podemos ter escritores curinga, que são responsáveis por inserir personagens coadjuvantes, que só vêm e falam um pouco e somem para sempre.

Aí então definimos o estilo do nosso romance maravilhoso e voilá! Ah qual é, não pode ser tão difícil assim... Um romance grandioso é apenas uma história grande, com personagens cativantes, enredo genial, que traga sentimentos ímpares e duradouros e que possa ser lembrado por toda a eternidade, por pessoas das mais diversas idades e... claro, ninguém está exigindo muito de vcs... :piscada:


Vamos fazer? Opinem aqui.
E acabou, era só isso que eu tinha em mente. :rodinha:
 
eu ainda incluiria o

9) desafio - participarmos todos do nanowrimo 2011

como eu já participei em duas edições (2008 e 2009) e pretendo participar da deste ano posso servir de auxiliar para os q têm 1 pouquinho d medo d sites em inglês, apesar d tudo por lá sem bastante interativo. é 1 desafio internacional anual q acontece todo mês d novembro, e os inscritos vencem o desafio se ao final d 30 dias escreverem 50 mil palavras. e como prêmio vc ganha 1 livro seu escrito em 1 mês. e 1 livro q no tamanho médio fica com 225 pgs. basicamente precisa escrever 1666 palavras por dia, ou 3 páginas do word.

o método d escrita utilizado é vc formular antes d novembro uma ideia d história, mas só fazendo anotações mentais. qdo o desafio começar, vc ñ revisa nada, ñ volta para trás para melhorar oq achou q ficou feio, vc só escreve escreve escreve, senão ñ conseguirá vencer. é interessante vc tentar escrever o + rápido q puder, conforme as palavras vão entrando na sua cachola. para isso eu uso o site http://writeordie.com/ q faz 1 auê na tela se vc fica 2 segundos sem digitar nada. é pressão bruta mesmo. mas vc consegue mensurar qtas palavras vc escreve por minuto. eu, por exemplo, sei q consigo escrever 2000 palavras por hora.

prós
- os mesmos do desafio 1 acima, das 500 palavras
- as ferramentas q o nanowrimo fornece:
-- contador d palavras escritas por dia e gráfico d acompanhamento d progresso conforme seu país ou seus amigos
-- bannerzinho gráfico com o seu progresso para botar no blog, avatar, assinatura &tc
-- fóruns d participação nacionais e internacionais, ond a galera dá mtas dicas e uns incentivam os outros, afinal todos podem ser vencedores neste desafio
-- os famosos pep talks: newsletters com dicas escritas por escritores consagrados (os pep talks d 2008 eu traduzi e postei no meu blog), quem sabe poderemos traduzir os pep talks d 2011 em conjunto aqui no blog? seria 1 incentivo-mini-desafio extra.
- vc terá o esboço d 1 livro pronto nas mãos e na prática os próximos 11 meses para revisa-lo, até o desafio do nano 2012
- vc passará pela mesma experiência maravilhosa e motivadora q eu passei: a d ver ideias surgirem do nada eqto vc esta escrevendo, mesmo com uma concepção de história e enredo iniciais, sugestões bem melhores para o seu texto aparecerão durante o processo. é algo empolgante.

contras
- os mesmos do desafio 1 acima, das 500 palavras
- vc ñ faz ideia da qtd d coisas q vão aparecer pra atrapalhar o seu projeto (convites pra festas, gente precisando da sua ajuda, telefone tocando, visitas, trabalho, escola, facul, família, namorado(a), cachorro, gato, peixe &tc). a minha dica e a do pressfield? vc consegue fazer tudo isso e ainda terminar o seu livro.
 
A parada é torta hein. Não sei se encaro. Mas parece bom esse teste de vcs. Quanto ao haicai segue o esquema 5/7/5 (japonesa). Pode ser livre também, aí vai depender da proposta do desafio.


Forma do Haicai
Versos e Métricas

O haicai no Japão é tradicionalmente escrito numa única linha vertical e possui 17 unidades de som, divididas em três frases com 5, 7 e 5 unidades em cada frase.

Quando o haicai foi trazido para o Ocidente, as unidades de som foram adaptadas ao sistema de sílabas métricas e as frases tornaram-se versos. Ou seja, o haicai começou a ser praticado com a seguinte forma, onde cada linha representa um verso e cada X uma sílaba métrica:

X X X X X
X X X X X X X
X X X X X

Hoje, há divergências quanto à necessidade de se prender ao esquema de 17 sílabas métricas (embora não seja recomendado ficar muito abaixo ou acima desta medida).



http://hai-kais.blogspot.com/2010/04/forma-do-haicai.html





"3) Desafio - Microcontos de 6 palavras
Essa ideia retirei da revista Piauí (http://revistapiaui.estadao.com.br/b...ao-de-setembro). Na revista são microcontos de 6 palavras. Mas tenho certeza que vi uma versão de 4 palavras em outro lugar, não sei onde.
Consiste em escrever microcontos de no máximo 6 palavras e nadica de nada mais. Não pode juntar palavras para forçar como se fosse uma. Veja vários exemplos no link acima. (Podemos negociar o número de palavras aqui). "

06 Palavras? Maneiro isso.
 
esse dos microcontos é legal mesmo. até já mandei alguns pra piauí, mas a competição lá é das boas.
 
10) Desafio - Jogo de Sinônimos
O proponente vem e posta um trecho de um texto famoso, por exemplo, de Shakespeare, Cervantes, Dickens, de qualquer autor e os demais reescrevem o trecho, utilizando um número x de sinônimos pré-definidos nas regras. A ideia aqui é aprender/praticar com os mestres a escrever passagens ao mesmo tempo em que expande seu vocabulário. O mais votado após um período, 7 dias por exemplo, vem e posta algum outro trecho de sua escolha.
 
O haicai no Japão é tradicionalmente escrito numa única linha vertical e possui 17 unidades de som, divididas em três frases com 5, 7 e 5 unidades em cada frase.

Isso mesmo, obrigado. Nunca escrevi Haikai, mas estou interessado nesse também. E a ideia de escrever um romance? Podemos discutir todas elas pra definir como faríamos. Nunca escrevi um também. Estou disposto a tentar.
 
Voto para que todos participemos do Nanowrimo. Já participei 4 vezes (desde 2007) e vou à forra de novo esse ano.

Por experiência própria: o desafio de escrever 50.000 palavras em 30 dias é imenso. É uma trabalheira danada. Mas não conheço outro método melhor para incentivar a criatividade. É uma experiencia única e você vai ficar surpreso com o que consegue produzir sob pressão. Graças ao Nanowrimo eu tenho dois esboços de romance e mais um tanto de contos. O barato é que a tarefa é bem ingrata, e requer uma certa imersão. Você vai passar Novembro inteiro só pensando no que escrever e sobre o que escreveu. Eu penso que o Nanowrimo é muito mais construtivo que os outros desafios propostos (não que eles não sejam interessantes, e não que não possam tambem ser feitos).

O legal é que o Nanowrimo possui um fórum para que todos os participantes troquem ideia sobre o que estão escrevendo. Seria interessante trazer isso para o Meia (ou levar o povo do Meia para lá).
 
Voltaire

1) Projeto 500 Palavras

Realmente este projeto é desafiador, mas acredito que também assuste os participantes. 500 palavras por dia, faça chuva, neve ou estejamos a beira da morte não é algo que todos estejam dispostos a fazer. Talvez devessemos pensar em uma alternativa "mais suave" como 500 palavras por semana, ou algo do tipo e deixar o desafio maior para aqueles que se propuserem a fazer o nanowrimo no mês de novembro.

2) Desafio - 10 Palavras

O único lado interessante aqui é o aumento do vocabulário, nada mais.

3) Desafio - Microcontos de 6 palavras

Esse é um desafio muito interessante e de fácil repercussão. Na Piaui eles deram o nome de 6X6 né? Aqui podemos pensar em algo similar, talvez com 7 ou 5 palavras (ou mesmo 6). E criar um dinamismo periódico, Semanal, Mensal, ou até mesmo na periodicidade em que a Piaui lançar o desafio.

4) Desafio – Retrato de um Desconhecido

Pelo que entendi devemos ser psicólogos de alguem e depois trazer a história para cá, é isso? Se for eu não tenho vocação para psicólogo, prefiro ouvir conversas com meu ouvido puberculoso, ou observar com meus olhos curiosos e inventar minhas proprias histórias.

5) Desafio – Conto Infantil

Nao vejo isso como um desafio.

6) Desafio – Ria da (des)graça alheia

Também não é um desafio, é mais um bate papo e pode ser feito em um tópico qualquer, no msn ou em um chat.

7) Desafio – Haikai

Curioso, será que somos capazes?

8) Desafio – Escrever um Romance

Não achei interessante. Há alguns blogs com essa proposta, mas não consigo enxerga dinamismo em um desafio assim. Já existem desafios de continuação de histórias que andam parados, infelizmente, aqui no Meia. Talvez um desafio de construção de personagens, ou de ambientes soe melhor.
E se é para fazer um romance, vamos movimentar o forum para que o maior número de pessoas participe do nanowrimo.

JLM: eu ainda incluiria o

9) desafio - participarmos todos do nanowrimo 2011

Como disse o Wilson, esse é de fato desafiador e poderíamos movimentar uma galera para participar. Um mês, 1500 palavras por dia, 50000 em um mês e temos Romances, livros de contos e uma infinidade de experiencias para compartilhar.
 
Voto para que todos participemos do Nanowrimo. Já participei 4 vezes (desde 2007) e vou à forra de novo esse ano.

Por experiência própria: o desafio de escrever 50.000 palavras em 30 dias é imenso. É uma trabalheira danada. Mas não conheço outro método melhor para incentivar a criatividade. É uma experiencia única e você vai ficar surpreso com o que consegue produzir sob pressão. Graças ao Nanowrimo eu tenho dois esboços de romance e mais um tanto de contos. O barato é que a tarefa é bem ingrata, e requer uma certa imersão. Você vai passar Novembro inteiro só pensando no que escrever e sobre o que escreveu. Eu penso que o Nanowrimo é muito mais construtivo que os outros desafios propostos (não que eles não sejam interessantes, e não que não possam tambem ser feitos).

O legal é que o Nanowrimo possui um fórum para que todos os participantes troquem ideia sobre o que estão escrevendo. Seria interessante trazer isso para o Meia (ou levar o povo do Meia para lá).

Só de pensar em participar, eu já começo a suar frio. Acho que deve ser uma BAITA experiência, mas mesmo em um mês de férias eu provavelmente não teria disciplina pra concluir e novembro ainda é um mês péssimo pra mim, a maioria das provas da faculdade são no meio/fim de novembro.

Mas pra quem já participou: pensou/estruturou o livro antes ou esperou novembro e se agarrou em alguma ideia e saiu escrevendo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo