• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moacyr Scliar

Diego-

Usuário
Resumão da Wiki

Moacyr Scliar é um escritor gaúcho, que também trabalha como médico especialista em saúde pública e professor universitário.
Já foi pofessor na UFCSPA, não sei se ainda leciona lá.

Sua produção ultrapassa 70 livros, nos mais diversos gêneros: crônicas, ensaios, romances, contos e literatura infanto-juvenil. Possui um estilo leve e irônico, sendo que em 2003 foi eleito para a ABL, além de já ter ganho o Jabuti em 88, 93 e 2009.

Entre suas obras mais famosas estão O ciclo das águas, A estranha nação de Rafael Mendes, O exército de um homem só e O centauro no jardim. Em 2002 o romance Sonhos Tropicais foi adaptado para o cinema, sob a direção de André Sturm.

A editora que eu mais costumo ver publicar o Scliar é a L&PM, tanto que numa das primeiras entrevistas da L&PM Web Tv foi com ele.

Alguém aqui já teve algum contato com a obra do autor? Eaí, o que achou?
 
sou fãzaço dele. recomendo a mulher q escreveu a bíblia, inteligente, original e com mto humor.
 
Nossa, eu vim comentar o mesmo livro, JLM! :lol: A Mulher que Escreveu a Bíblia é realmente uma delícia XD
 
Báh sou fã de carteirinha do Scliar, A mulher que escreveu a bíblia é uma leitura ótima, inteligente, bem humorada, tem também A orelha de Van Gogh, livro de contos, Guerra no bom fim!! Adoro! Gosto muito dos contos do Scliar!

estrelinhas coloridas...
 
kika_FIL disse:
Estou com a mulher que escreveu a biblia aqui na lista...bom saber disso MI...

Báh Kika te joga mesmo, acho que tu vais adorar... eu já li umas 3 vezes, é muito bom!

estrelinhas coloridas...
 
Sempre ouvi falar muito de Moacyr Scliar. Seja pela polêmica- ou não- envolvendo seu 'Max e os Felinos' e 'Vida de Pi' de Yann Martell, seja pelas óbvias referências em comum: judeu, médico, escritor (aspirante a, no meu caso).

Uma das minhas grandes faltas com relação à literatura nacional, porém, é nunca ter lido nenhum romance dele. Li alguns contos e ensaios, apenas. De alguns eu gostei bastante, de outros, nem tanto.

LEIA O RESTO DO POST NO BLOG DO MEIA-PALAVRA
 
Deu aula na Fundação que legal, imagina ter aula com um cara desses *_*
então, nunca li nenhum romance do Moacyr Scliar, vou seguir a dica do pessoal daqui e ler qdo der "A mulher que escreveu a biblia", que tem um título muito curioso o_O
 
Tenho que confessar que nunca li um romance do Scliar e sempre tive uma birra com ele, pois lia suas crônicas no jornal local e não gostava. Depois de muito tempo, e de todos por aqui falando tão bem, inclusive pessoas nas quais confio plenamente, fiquei com uma curiosidade para saber se gosto ou não da obra dele.
 
Eu li um especial dele no Diário Catarinense hoje, falaram muito bem das obras e ressaltou de como ele relatava os momentos históricos em seus livros de uma forma bem atual e cômica. Lembrei do livro "A mulher que escreveu a biblia", que mencionaram aqui de ser muito bom, no jornal tb elogiaram bastante. Chamou-me a atenção pq ele escreveu sobre sua vida de estudante de medicina e da imigração judia no Brasil. É muito bom para estudar e ter uma noção para o vestibular dos momentos históricos que ele fala, como ex. do jornal, mencionou a Revolta da Vacina no livro Sonhos Tropicais. Já pus na lista dos livros que "Vou Ler" no Skoob.:traça::traça::traça:
 
Umav Ozatroz disse:
Ok, a pergunta que não quer calar:
como se pronuncia esse sobrenome? :)

Como se escreve mesmo- com a tônica no 'i' e o 'r' alveolar vibrante- como na palavra porta, falada no Paraná ou no Rio Grande do Sul, não como no Rio. skli??r, no alfabeto fonético internacional.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo