• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Vidas Secas" (Graciliano Ramos)

Anica

Usuário
Para celebrar os 70 anos de um dos mais importantes romances brasileiros, a Editora Record preparou uma edição mais do que especial do livro. Além do texto integral, esta edição conta com fotografias do renamado fotógrafo Evandro Teixeira.

Chega nas livrarias dia primeiro de dezembro. Eu já tenho um Vidas Secas em casa e não ando com minhas piras bibliófilas no topo, então esse vou deixar passar. Mas para quem não tem o livro em casa, recomendo FORTEMENTE a compra. Até porque é certeza que o preço baixa até o lançamento.
 
RE: Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos (Graciliano Ramos)

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM919629-7823-CLASSICO+DA+LITERATURA+COMPLETA+ANOS,00.html
 
RE: Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos (Graciliano Ramos)

Vi na cultura esses dias e nossa, a edição ficou muito linda... para quem é fã de Graciliano Ramos acredito que seja um item essencial para a 'coleção'. Gosto bastante do livro, mas como já o tenho, não olhei nem o preço desta nova edição.
 
RE: Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos (Graciliano Ramos)

Achei caro e acabei comprando a versão de pobre, bem mais barata. Quero ter dinheiro um dia pra comprar esses livros clássicos bonitos!
 
RE: Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos (Graciliano Ramos)

Sabe que eu estava namorando também essa edição, mas no final das contas ainda acho que o que vale é o texto, e com o preço dessa dá pra comprar Vidas Secas, Angústia e São Bernardo na versão de pobre =P Tudo bem que eu já tenho os dois últimos, mas mesmo assim, acho que é o tipo de coisa que eu teria que pedir de presente, porque não teria coragem de gastar meu dimdim nisso (tipo a edição especial de Grande Sertão do Guimarães)
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Vidas Secas, é um romance bem gostoso de se ler, a linguagem apesar de ter algumas referências ao nordeste não impede ao leitor de ter um entendimento fácil da obra.
Graciliano nos mostra a realidade do problema da seca vivida pelos nordestino, através da família de retirantes que nos choca, pois a forma descrita pelo autor do cotidiano da família é de zoomorfismo, ou seja, estão em um estado animal, vivendo ou melhor sobrevivendo como animais, não tem o que comer , beber, não tem um lugar para morar.
É uma crítica social, pois aqui não vemos os Direitos Humanos sendo colocados em prática, Graciliano Ramos chama atenção para esse povo sofrido e esquecido.
Há cenas relatadas que são um tapa na cara mesmo, como
eles estão andando no sertão ao meio do nada e urubus ficam rondando a família, esperando o seu fim..

A cadela Baleia é a estrela (o diferencial) do livro,
tão fofa pegando um préa para a sua família que passava fome, ela bem que podia ter comido ele sozinha, mas não...levou para a sua família, é a sua família, ela fazia parte da família =]




Está é a edição que li =)
Com a Baleia na capa =D

vidas_secas.jpg

Tem o filme também, alguém já viu???
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=958

vida-secas-poster01.jpg

738441747_4f24966e70.jpg
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Estou curioso para ler esse livro, não achei no sebo, não compro livro em livraria, eles não têm o cheiro clássico de mofo, e isto me deixa bem triste.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Gostei muito de Vidas Secas. Leitura agradável, achei que seria ruim por ser livro indicado para o vestibular, acabei me surpreendendo. A Baleia é uma das personagens mais marcantes que já vi! Era uma cadela bem humanizada, em algumas partes dá até a impressão de que ela era mais humana que os integrantes da família...
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Lethaargic disse:
Gostei muito de Vidas Secas. Leitura agradável, achei que seria ruim por ser livro indicado para o vestibular, acabei me surpreendendo. A Baleia é uma das personagens mais marcantes que já vi! Era uma cadela bem humanizada, em algumas partes dá até a impressão de que ela era mais humana que os integrantes da família...
Realmente... ela pensa, sonha, e tem desejos! Acho que a Baleia está justamente na história, pra mostrar o quão a família de Fabiano era meia que limitada naquele mundinho deles. Pode parecer uma maldade, mais em outras palavras, eles eram mais animais que a própria Baleia hauhHUH :g:!
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Evandro Teixeira é um craque, mas é realmente muito caro.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Lethaargic disse:
Gostei muito de Vidas Secas. Leitura agradável, achei que seria ruim por ser livro indicado para o vestibular, acabei me surpreendendo.

hehehehe
nem tds são ruim, eu gostei muito de outro que li o Auto da Barca do Inferno ^^
mas, é chato ler por obrigação mesmo =/
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Se não me engano pegou promoção uns tempos atrás e foi para 70 reais, nunca li Vidas Secas, mas ainda tá meio salgado mesmo por 70. Alguns outros gastos com garantia de qualidade tomam o lugar na fila dele.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

ressuscitando o tópico. eu li esse livro para a escola, e gostei bastante. porem tem um detalhe que a minha professora comentou que eu nao peguei legal e gostaria de ajuda :vergonha:

segundo ela, a família comeu a Baleia. ela, que era de enorme ajuda para a todos, catando comida sempre para eles, acabou nao podendo mais. e aquele foi como uma última maozinha. entendi mais ou menos assim, mas eu nao consegui ver nenhuma indicaçao de que eles realmente a comeram. alguem pode me ajudar? :seila:
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Lisbeth disse:
ressuscitando o tópico. eu li esse livro para a escola, e gostei bastante. porem tem um detalhe que a minha professora comentou que eu nao peguei legal e gostaria de ajuda :vergonha:

segundo ela, a família comeu a Baleia. ela, que era de enorme ajuda para a todos, catando comida sempre para eles, acabou nao podendo mais. e aquele foi como uma última maozinha. entendi mais ou menos assim, mas eu nao consegui ver nenhuma indicaçao de que eles realmente a comeram. alguem pode me ajudar? :seila:

Não, eles não comeram ela!

Faz muito tempo que li, mas, se não me falha a memória, ela foi morta porque começou a apresentar sintomas de raiva.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Eles comem o papagaio, não a Baleia.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Thriller Dude disse:
Lisbeth disse:
ressuscitando o tópico. eu li esse livro para a escola, e gostei bastante. porem tem um detalhe que a minha professora comentou que eu nao peguei legal e gostaria de ajuda :vergonha:

segundo ela, a família comeu a Baleia. ela, que era de enorme ajuda para a todos, catando comida sempre para eles, acabou nao podendo mais. e aquele foi como uma última maozinha. entendi mais ou menos assim, mas eu nao consegui ver nenhuma indicaçao de que eles realmente a comeram. alguem pode me ajudar? :seila:

Não, eles não comeram ela!

Faz muito tempo que li, mas, se não me falha a memória, ela foi morta porque começou a apresentar sintomas de raiva.

É, muito triste por sinal :(
Ela era a mais humana ali, a única que tinha nome no livro!
Minha pro. de litera. q mencionou, achei interessante.
ela tb mata uns rato do banhado , não se era esse o nome, mas, quem acaba comendo é a família e a Baleia fica com uns ossinhos só, triste tb =/...Os urubus que ficavam em cima deles, esperando que eles morressem. É uma cena bem forte para imaginar.
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Thriller, sim, ela estava doente e foi por isso que Fabiano decidiu mata-la. eles teriam comido-a depois. nao matado ela para comer.
bom, eu procurei sobre isso pela internet, e nao achei nada. será que a minha prof inventou isso?
 
RE: "Vidas Secas - Edição Especial 70 Anos" (Graciliano Ramos)

Pescaldo disse:
Eles comem o papagaio, não a Baleia.

É o papagaio mesmo.

Eles não comem depois...não sei Lisbeth, não entendi da afirmação da tua professora, pq acaba que a baleia começa a sonhar com um monte de preas, que ela está no paraíso e tal, o outro capítulo é do soldado amarelo...

tem o filminho, aqui a morte da Baleia

acho bemmm pesado a cena =/
 
Vidas secas - Graciliano Ramos

Estou lendo este romance.

No início do segundo capítulo há uma oração que não acabo de entender.

Fabiano cura uma bezerra dos bichos que tem. Mas que quer dizer "no rasto" e também não entendo aqui a aparição de uma raposa.

Obrigado pela ajuda.

O trecho é o seguinte.

Fabiano curou no rasto a bicheira da novilha raposa. Levava no aió um frasco de creolina e, se houvesse achado o animal, teria feito o curativo ordinário. Não o encontrou, mas supôs distinguir as pisadas dele na areia, baixou-se, cruzou dois gravetos no chão e rezou. Se o bicho não estivesse morto, voltaria para o curral, que a oração era forte.
 
Vidas Secas é aquele livro que remete a um problema (pra não dizer eterno drama) que podem se passar décadas, mas que continuará sempre atual.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo