• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássicos Brasucas!

F

fcm

Visitante
Galera,
.
ando lendo muitos clássicos de autores estrangeiros e gostaria de sugestões de clássicos brasileiros imperdíveis!!!
.
detalhe que não vale Machado!!!
.
Obrigado!
 
obrigado Dude.. também já li o romance da famigerada Baleia!
.
Tava pensando em um Guimarães Rosa ou Erico Verissimo, alguém?
 
"Avalovara", de Osman Lins.
"Quarup", de Antonio Callado.
"Os Varões Assinalados", de Tabajara Ruas.
 
Thriller Dude disse:
fcm disse:
obrigado Dude.. também já li o romance da famigerada Baleia!
.
Tava pensando em um Guimarães Rosa ou Erico Verissimo, alguém?

Não sou muito fã de Guimarães Rosa. Já leu Rubem Fonseca?

Já li Agosto.. muito bom!
 
Anica disse:
sim, Grande Sertão: Veredas do Rosa e o Tempo e o Vento do Verissimo.

acabo de descobrir que na biblioteca da minha empresa tem Primeiras Estórias, acho que vou começar por aí.
Quando na escola falavam que a leitura de Guimarães é dificil, vocês confirmam essa afirmação?
 
em relação ao O Tempo e o Vento achei na Saraiva, são 7 volumes e todos parecem ser bem grandes.. imagino quanto Tempo e Vento irei demorar nessa empreitada que já desisto! rsrs
 
Alguns do José de Alencar são interessantes também. Ou então Dias Gomes se prefere algo mais leve ^^
 
O Quinze, Os Sertões, qualquer coisa de Gregório de Matos ou Tomás Antônio Gonzaga. Padre Antônio Vieira ou poesias de Olavo Bilac também são recomendadas.
 
Reforço O Tempo e o Vento, mas recomendo outro livro do Érico Veríssimo: Caminhos Cruzados. Vai por mim, ma-ra-vi-lho-so. Se eu gosto de literatura é graças ao Veríssimo.

Rubem Fonseca é ótimo também. Tanto os contos, quanto os romances. Além de Agosto, que é sensacional, indico O Caso Morel. Se vc não tiver estômago fraco, fcm, mergulhe de cabeça na obra dele.
 
fcm disse:
Anica disse:
sim, Grande Sertão: Veredas do Rosa e o Tempo e o Vento do Verissimo.

acabo de descobrir que na biblioteca da minha empresa tem Primeiras Estórias, acho que vou começar por aí.
Quando na escola falavam que a leitura de Guimarães é dificil, vocês confirmam essa afirmação?

É bem difícil, sim. :sim: E eu não começaria por Primeiras Estórias de jeito nenhum. Apesar dos contos serem bem curtos, são bastante "existenciais", se é que me entende. Acho que Sagarana é o melhor começo para o universo de Guimarães Rosa e Grande Sertão: Veredas é a obra máxima brasileira do Séc. XX.

A primeira parte do Tempo e o Vento, intitulada O Continente (só li até aí), é ótima.

Não é brasileiro, mas Eça de Queirós é bom demais também. Leia O Crime do Padre Amaro, o Primo Basílio e Alves & Cia. :sim:
 
Eita... Nem sabia desse O Tempo e o Vento O_O

Vou procurar... Parece ser coisa finíssima :sim:
 
Pô, Mavericco, você vive mesmo no Brasil? :rofl:


Ou talvez seja isso mesmo: nós vivemos no RS, e você no Brasil. (Hohoho. Separatismo só de brincadeirinha.)
 
Gosto muito, apesar de um título feio, de Quincas Borba, de Machado de Assis.

Ao vencedor, as batatas.
 
Ashe disse:
Alguns do José de Alencar são interessantes também. Ou então Dias Gomes se prefere algo mais leve ^^

O Pagador de Promessa do Dias Gomes, escrita simples, mas uma baita obra. Tapa na cara mesmo!

Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida, sempre está nas listas de vestibulares :think:

Eu gosto muito de Capitães da Areia do Jorge Amado :lily:
 
Mas o Sargento é beeem chatinho, hein ô. Literatura menor, sem dúvida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo