• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J. M. Coetzee

Luciano R. M.

vira-latas
É impressionante como as celebridades literárias são erroneamente escolhidas pela mídia: depois da bolañomania- em que o já falecido Roberto Bolaño, autor de livros como ‘Detetives Selvagens’ e ‘2666?, foi até chamado de ‘Harry Potter intelectual’- a mais nova celebridade literária é o sul-africano J. M. Coetzee. Laureado com o Nobel em 2003 e, caso único, vencedor de dois Booker Prize, Coetzee é notoriamente recluso: sequer recebeu seus Booker pessoalmente, raramente dá entrevistas - nas quais é um tanto lacônico e ácido.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA: http://blog.meiapalavra.com.br/2009/07/30/j-m-coetzee/#more-1231
 
Ótima mini-biografia. Coetzee é um dos escritores que está no topo da minha lista para o próximo ano junto a Mia Couto.

O problema é que você me deixou interessado, quem sabe ele não figura ainda esse ano. Qual livro você recomendaria fortemente para quem quer começar?
 
O problema é que você me deixou interessado, quem sabe ele não figura ainda esse ano. Qual livro você recomendaria fortemente para quem quer começar? [2]

Ótimo artigo!
 
O problema é que você me deixou interessado, quem sabe ele não figura ainda esse ano. Qual livro você recomendaria fortemente para quem quer começar? (3)


Parabéns Luciano! :lily:
 
Hum... Eu comecei pelo Elizabeth Costello, mas não é bom para isso: é escrito como palestras e tem uns detalhes meio incômodos. Acho que o Homem Lento ou Vida e Época de Michael K. são os melhores para se começar...

Gracías!
 
Luciano R. M. disse:
Hum... Eu comecei pelo Elizabeth Costello, mas não é bom para isso: é escrito como palestras e tem uns detalhes meio incômodos. Acho que o Homem Lento ou Vida e Época de Michael K. são os melhores para se começar...

Gracías!

Mini-biografia interessantissima, e sem dúvida seguirei seu conselho por quais começar.
 
São muito bons, também!
Mas pra quem vai começar 'A vida dos animais' não é o melhor, ele tem um formato meio diferente, não como os outros que eu citei ou que tu citou, kuinzytao : uma palestra (dada pela Elizabeth Costello) e um episódio em um jantar, seguinte à palestra. E respostas de outros autores para o Coetzee (porque tudo isso, na verdade, foi um discurso dele).
 
Consegui um exemplar de Disgrace, pelos reviews que vi ele é bem cotado. Você já leu Luciano?
 
Ressucitando um tópico antigo:

Coetzee é muito bom mesmo. Tinha lido somente Disgrace até agora, mas por causa de uma maldita greve de trens na frança acabei comprando o Summertime para me fazer companhia. E que companhia.

A mão dele tem o peso preciso para prender a atenção no livro, mesmo quando a história é extremamente trivial e sem nenhum brilho aparente.

Estou atrás agora, feito um louco, dos outros dois livros pseudo-biográficos dele. Alguém já leu algum deles (Boyhood: Scenes from a Provincial Life, e Youth: Scenes from a Provincial Life II)? Valem a pena (e o tempo)?

Inté breve.
 
Comecei Coetzee por Disgrace em 2007 ou 2008. Foi um dos livros que deixaram uma impressão mais duradoura em mim. Poucas vezes vi algo tão brutalmente humano - e essa é a palavra mesmo: brutal.

Vi algumas pessoas perguntando sobre que livro começar. Por mim esse é a chave que abre a porta, funcionou muito bem pra mim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo