• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Xampu: Lovely Losers", de Roger Cruz

Anica

Usuário
vi no uol e achei bacana =]

Lançamento da editora Devir, "Xampu: Lovely Losers" é o primeiro de uma série de três álbuns escritos e desenhados pelo quadrinista brasileiro Roger Cruz, conhecido por emprestar seu traço à série "X-Men". Nesta HQ, o autor se propõe a dividir experiências e angústias vividas na juventude, em histórias que falam sobre amizades, sonhos e frustrações.

No texto do informativo oficial do livro, o próprio autor esclarece como surgiu a ideia para a produção do álbum: “Entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, um pequeno apartamento na zona norte de São Paulo estremecia com o falatório, a gritaria, o tilintar de copos e garrafas e o volume no talo do aparelho de som 3 em 1. Embaralhadas com sons de guitarras, bateria e baixo, as palavras eram quase adivinhadas enquanto saíam, entre tragadas e goles, pelas bocas fumacentas. A todo instante, novos maços de cigarro, álcool e discos de vinil eram adicionados à combustão que ardia noite adentro. E tudo se repetia no fim de semana seguinte. Alguns voltavam e vinham com amigos que traziam amigos e outros voltavam no mês seguinte. Alguns demoravam a voltar e alguns não voltavam. Até que ninguém mais voltou. Eu também não voltei. Mas ainda me lembro de muitas coisas e conversei com várias pessoas. Agora, tudo o que eu sei sobre algumas delas está neste livro. Lembranças dos distantes anos 80.?

Para reconstruir este mosaico de memórias, Cruz centra-se em personagens como a desejada garota Nicole, uma escorpiana linda que cursava o primeiro ano de Química na USP e que gostava de Sombra, vocalista da banda de hard rock "The Suckers". Ele, no entanto, não estava nem aí para o interesse dela. Após o fim da relação de ambos, ganha força a figura de Max, que ampara a garota e torna-se íntimo dela.

Durante as 80 páginas da narrativa, o leitor facilmente se impressiona com o traço ágil e de muita personalidade de Cruz, dotado de detalhes e expressões realistas. Já as referências gráficas a elementos arquitetônicos e rotineiros da capital paulista, como bares, becos e até pichações nos muros e paredes de banheiros dão fidelidade regional à trama.

"Xampu: Lovely Losers" prova que, além de ilustrador, Roger Cruz também é um brilhante roteirista e contador de histórias.

Projeção internacional

Nascido em 22 de fevereiro de 1971, Roger Cruz já fez letreiramento para "Liga da Justiça", "A Bandeira do Corvo", "Legião Alien" e "V de Vingança". Como desenhista, trabalhou para a Marvel Comics, onde fez títulos como "Hulk", "X-Patrol", "Generation X", "X-Men", "Surfista Prateado" e "Alpha Flight". Para a DC Comics, Cruz fez uma história curta na revista "The Batman Chronicles". No Brasil, publicou nas revistas "Metal Pesado", "Brazilian Heavy Metal" e "Wizard Brasil"

Fonte: UOL
 
Comprei meio que no susto, mas li e gostei muito.
A história não é "ohhhhh mudou a minha vida", está mais para "porra mané, que HQ legal".

Minha opinião está melhor esclarecida numa resenha que fiz, então nem vou divagar muito, só digo que vale cada centavo como uma compra para uso pessoal ou presente.
 
A juventude está categorizada naquele grupo de temas complicados de serem abordados dentro do mundo das HQs. Aparentemente essa pode parecer uma afirmação sem sentido, já que as histórias em quadrinhos deveriam ter como público-alvo os “as gerações mais novas”, mas nesse caso o problema não está exatamente no produto e sim nos seus desenvolvedores, porque escrever sobre jovens para que outros jovens leiam, é dar início a uma experiência vivenciada no limiar dos clichês falhos. Felizmente, vez ou outra, obras como Xampu – Lovely Losers aparecem para mostrar que a “juventude”, mesmo tardia, pode ser uma temática bem explorada, chegando ao ponto de merecer uma indicação.

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
não sei se o breno ficou sabendo, mas o roger cruz linkou a resenha dele no meia palavra sobre xampu (essa do post acima) -> http://rogercruzbr.blogspot.com/2010/08/xampu-fotos-resenhas-e-entrevistas.html

batuta, heim? XD
 
Anica disse:
não sei se o breno ficou sabendo, mas o roger cruz linkou a resenha dele no meia palavra sobre xampu (essa do post acima) -> http://rogercruzbr.blogspot.com/2010/08/xampu-fotos-resenhas-e-entrevistas.html

batuta, heim? XD

O.O

OK, meu ego tá lá encima
 
opa!
cada vez mais brasileiros sijogando no mercado editorial de quadrinhos.
ainda mais pela Devir, anmei.

ficarei de olho no lançamento desse, parece interessante!
 
Eu gostei muito de Xampu, o engraçado é que tenho muito um amigo estilo "Max", outro meio "Sombra"(embora eu seja uma raquel muito diferente da do livro).. Rolou muita identificação, mesmo que os anos 80 estejam tão longe. Um bando de gente podre fazendo rock'n'roll na zona norte tentando ser mais alguma coisa e sofrendo para amadurecer...

A diagramação e o desenho são primorosos, é muito bom ver um brasileiro se dando bem no ramo.
 
Breno C. disse:
Anica disse:
não sei se o breno ficou sabendo, mas o roger cruz linkou a resenha dele no meia palavra sobre xampu (essa do post acima) -> http://rogercruzbr.blogspot.com/2010/08/xampu-fotos-resenhas-e-entrevistas.html

batuta, heim? XD

O.O

OK, meu ego tá lá encima

Puxa que bacana.

Parabéns, Breno! :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo