• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Flávio Carneiro

Clara

Perplecta
Usuário Premium
attachment.php


Flávio Carneiro nasceu em Goiânia, em 1962, e mudou-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 80. Desde 2003, mora em Teresópolis, região serrana do estado. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), publicou doze livros e escreveu dois roteiros para cinema.
Como ficcionista, é autor de um livro de contos, três romances e cinco novelas para crianças e jovens. Participou também de algumas antologias, como Os cem menores contos brasileiros do século (São Paulo: Ateliê, 2004, org.: Marcelino Freire), com o mini-conto "Na sala de espelhos", e 22 contistas em campo (Rio de Janeiro: Ediouro, 2006, org. Flávio Moreira da Costa), com o conto "Penalidade Máxima".
Como ensaísta, é autor de dois livros e diversos artigos em revistas especializadas. De 2000 a 2007, foi colaborador regular dos suplementos literários do jornal O Globo (caderno Prosa & Verso) e Jornal do Brasil (caderno Idéias), com os quais ainda colabora esporadicamente.

É co-roteirista, em parceria com Adriana Lisboa e André Sturm, do filme Bodas de Papel, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Pernambuco, em 2008.
Escreveu também, com Adolfo Lachtermacher, o roteiro do curta-metragem A noite do capitão, com lançamento previsto para 2010.

PREMIAÇÕES LITERÁRIAS

Prêmio de Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ) - 2009
Com o romance A distância das coisas (São Paulo: SM, 2008)

3º Prêmio Barco a Vapor 2007
Com o romance A distância das coisas (São Paulo: SM, 2008)

Prêmio Tiokô 2005-2007 - da União Brasileira de Escritores (seção Goiás)
Pelo conjunto da obra.

Prêmio Jabuti 2007 (Finalista)
Com o romance A confissão (Rio de Janeiro: Rocco, 2006)

5º Prêmio Zaffari & Bourbon (Finalista)
Com o romance A confissão (Rio de Janeiro: Rocco, 2006)

Prêmio de Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ) - 2001
Com a novela Lalande (São Paulo: Global, 2000)

Prêmio Octavio de Farias 1995 - da União Brasileira de Escritores (seção Rio de Janeiro)
Com o livro de contos Da matriz ao beco e depois (Rio de Janeiro: Rocco, 1994)



OBRAS


Fonte: site do autor


O primeiro livro que li do Flávio Carneiro foi "A Distância das Coisas" que conta a a história de Pedro, órfão criado pelo tio e que, a certa altura da narração, descobre indícios de que sua mãe pode estar viva.
É uma história triste, mas nada piegas nem inverossímel, narrada pelo menino de uma maneira bem leve e até divertida às vezes.
O outro livrinho que li do mesmo autor foi "Prezado Ronaldo", cujo personagem principal Artur (apelido: Pinguim) é um garoto que escreve uma série de cartas para seu ídolo, o jogador Ronaldo (ele mesmo, o Fenômeno).
Muito bacana as histórias que o garoto narra pro Ronaldo, sobre sua vida, seus amigos (o Parede é hilário) e o técnico do time em que ele (Artur/Pinguim) joga.

Estou a procura dos outros títulos desse escritor cujos livros, pra quem gosta de literatura infantil/juvenil como eu, recomendo fortemente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo