• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maria José Dupré

Katrina

Usuário
Maria José Dupré, ou Sra. Leandro Dupré como assinava inicialmente seus livros (Botucatu, 1 de maio de 1898 — Guarujá, 15 de maio de 1984) foi uma escritora brasileira, mais conhecida como autora da sua obra-prima, Éramos Seis.

Nascida na fazenda Bela Vista, na época município de Botucatu, era filha de Antônio Lopes de Oliveira Monteiro e de Rosa de Barros Fleury Monteiro.

Maria José foi alfabetizada pela mãe e seu irmão mais velho. Ainda em Botucatu, estudou música em aulas particulares e pintura no Colégio dos Anjos. Sua formação literária, contudo, deu-se antes mesmo da frequência na escola: seus pais, apesar de não serem ricos, mantinham o hábito da leitura e ainda menina já tinha travado contato com livros clássicos portugueses e mundiais, de autores como Eça de Queiroz, Leão Tolstoi, Nietzsche, Rimbaud, Goethe e muitos outros.

Mudou-se para a cidade de São Paulo, onde cursou a Escola Normal Caetano de Campos, formando-se professora. Sua vida na literatura começa após casar com o engenheiro Leandro Dupré.

Em 1939, publicou o conto Meninas Tristes, no suplemento literário de O Estado de S. Paulo, com o pseudônimo de Mary Joseph, incentivada pelo esposo que dizia que suas narrativas eram "contos orais" que mereciam ser escritos.

Teve sua primeira obra literária publicada em 1941, intitulada O Romance de Teresa Bernard. Dois anos após publicou Éramos Seis, que veio a receber o prêmio Raul Pompéia da Academia Brasileira de Letras e o prêmio José Ermírio de Moraes. A obra recebeu diversas adaptações, começando por filme argentino em 1945, e depois em várias telenovelas.

Em 1944, junto ao marido Leandro Dupré, alia-se a Monteiro Lobato, Caio Prado Jr. e Artur Neves na fundação da editora Brasiliense.

A autora publicou também obras destinadas ao público infantil, notadamente a série que narra as aventuras do Cachorrinho Samba, dos quais O Cachorrinho Samba na Rússia venceu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Além de seu principal romance, teve traduzidos para outros idiomas os livros Gina e Os Rodriguez.

Algumas de suas obras:

O Romance de Teresa Bernard (1941)
Éramos seis (1943)
Gina
A Casa de Ódio
Os Rodriguez
Dona Lola (continuação de Éramos seis)
Luz e Sombra
Vila Soledade
Angélica
Menina Isabel
Os Caminhos
A Ilha Perdida
O Cachorrinho Samba
O Cachorrinho Samba na Fazenda
O Cachorrinho Samba na Floresta
A Mina de Ouro
A Montanha Encantada
Meninas Tristes(Primeiro conto da autora)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_José_Dupré

Dela não li o clássico Éramos Seis, nem li as Aventuras do Cachorrinho Samba (mas me lembro de algumas colegas que leram). Dela recomendo o também bastante conhecido A Ilha Perdida:

http://www.meiapalavra.com.br/attachment.php?aid=2374[img]

[quote]Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam.

Quem surpresas se escondiam por trás da densa mata que recobria toda a paisagem? Quem seria Simão, o solitário e enigmático habitante da ilha, que separou os dois meninos,levando Henrique para sua caverna?E, afinal, Henrique era hóspede ou um prisioneiro?

Venha se perder nessa ilha fantástica de emoção e magia.[/quote]
 
Éramos Seis, o melhor livro da coleção Vagalume que li. Sou fã desse livro e minha cabeça explodiu de saber que há uma continuação para esse romance, alguém leu?
 
Lucas_Deschain disse:
Éramos Seis, o melhor livro da coleção Vagalume que li. Sou fã desse livro e minha cabeça explodiu de saber que há uma continuação para esse romance, alguém leu?

Comprei, recentemente, em um sebo, mas nem folheei, ainda...
 
Saca só essa capa, envelhecida e tudo, dá um gostinho a mais de nostalgia.

[align=center]
eramos-seis1.jpg
[/align]
 
Nossa, mas "Éramos Seis" é de uma tristeza e choradeira só.
Lembro de alguém que, por causa desse livro, dizia que a autora devia mudar o nome para "Maria José Deprê". :lol:

O cachorrinho Samba também me traz boas lembranças... :amor:

attachment.php


attachment.php
 
Me arrependo de não ter lido os livros do Cachorrinho Samba quando era pequena... :(
Éramos Seis ainda pretendo ler.
 
[align=justify]Caraca, Cachorrinho Samba na Bahia e na Rússia, hehe. Lembro de ter emprestado na biblioteca O cachorrinho Samba na fazenda, mas não cheguei a ler. Olha a capa dele aí:
[/align]

[align=center]
63840.jpg
[/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo