• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

vc-não-ale

Rodovalho

Usuário
eu estava andando por aí até a encontrar

ela é a sua cópia
...
melhor
ela é a cópia de quem vc não é
ela é a cópia de quem vc deveria ser
...
correção:
ela é quem eu gostaria que vc fosse
essof ale euq airatsog ue meuq é cv
:oãçerroc
...
res aireved ale meuq ed aipóc a é cv
é oãn ale meuq ed aipóc a é a vc
rohlem
...
aled aipóc a é cv
rartnocne et éta ía rop odnadna avatse ue
 
Olha, tudo bem que todo mundo acha o moderno lindo e tal e eu até acho interessante, mas sou 100% contra alguém colocar "vc" num poema. Escrevendo uma mensagem, tudo ok. Mas num poema?

Você me pergunta: e daí, se o poema é meu?

E realmente não tenho nada com isso. Mas, pô, se vamos escrever, vamos escrever direito.
 
tauil, pra quem escreve "rartnocne et éta ía rop odnadna avatse ue", vc é mero detalhe.
 
Tauil disse:
Olha, tudo bem que todo mundo acha o moderno lindo e tal e eu até acho interessante, mas sou 100% contra alguém colocar "vc" num poema. Escrevendo uma mensagem, tudo ok. Mas num poema?

Você me pergunta: e daí, se o poema é meu?

E realmente não tenho nada com isso. Mas, pô, se vamos escrever, vamos escrever direito.

me lembro de macunaíma. os escritores tem a mania de não escrever do jeito que falam. é claro, vc nem sequer tem vogais, mas é dessa forma que eu me expresso sempre que digito. minha ortografia e gramática estão longe de estar perfeitas, e quando tento concordar com as regras do português culto, só o tento se for para documentos oficiais, formais. e formalidade não combina com algo tão subjetivo como poesia

eu sei qual é a sensação de deparar com erros ortográficos. palavras erradas, quando ouvidas, chegam a dor os ouvidos. deve doer os olhos de ver vc escrito. sempre critiquei meu irmão por seus erros ortográficos recorrentes no livro dele. mas isso não importa. o que importa é a idéia a ser transmitida. erros ortográficos menores não atrapalham a comunicação. se neil gailman fosse escrever em português, você o ridiculizaria por causa da norma culta?
 
até pouco tempo atrás ngm pensaria em usar palavras em inglês em um poema. mas a superexposição à cultura alienígena transforma a língua pátria. sendo o internetês a bola da vez, é inevitável q ele se espalhe em outras formas de comunicação & arte com o tempo, incluindo em poesias.

eu sou contra, mas a cultura é assim mesmo...
 
Hm... também não sou entusiasta do internetês, nem em fóruns ou msn, menos ainda em um texto. Tu pode dizer que é assim que tu te expressa quando escreve na internet e que tu queria manter isso nos teus textos, mas a quem lê parece muito mais um trabalho relapso e uma escrita infantilizada do que uma tentativa de atribuir significação. Se tu quer fazer estripulias com a língua, primeiro te concentra em conhecê-la a fundo.

Ah, sim, uso o "tu" e conjugo o verbo na 3ª pessoa.
 
JLM disse:
tauil, pra quem escreve "rartnocne et éta ía rop odnadna avatse ue", vc é mero detalhe.

Não acho, JLM. A frase espelhada, ou de trás pra frente - sei lá - é um estilo, algo interessante, curioso mesmo.

lhrodovalho disse:
e formalidade não combina com algo tão subjetivo como poesia

Então eu acho que achei onde divergimos. "Você", pra mim, não é formal. É coloquial.

lhrodovalho disse:
se neil gailman fosse escrever em português, você o ridiculizaria por causa da norma culta?

Claro que não. Veja bem, não estou ridicularizando você, só emiti a minha opinião. Afinal, para isso que servem os fóruns, não é mesmo?, discutir.
 
Tipo, também não concordo em usar palavras abreviadas num texto não. Beleza é seu jeito, mas tem lugares para se escrever assim.

E realmente os fóruns foram feitos para isso, discutir, elogiar, fazer você melhorar.

Eu gostei do que você escreveu, mas confesso que quando vi as abreviações me desanimei.
 
pensei que o conteúdo e a forma de meu poema gerariam mais comentários do que meu jeito de escrever. mas eu escrevi "vc" propositalmente, sabendo que isso geraria controvérsia. só não esperava que esse seria o tema mais discutido

quanto ao internetês, acho que o fórum é um bom lugar para praticá-lo, porque acredito que todos os usuários aqui tem algum contato com ele e saberiam interpretá-lo corretamente. o internetês é usado porque é prático. pq eh pratico. é facilmente interpretado. é o português adaptado ao teclado. manuscritos são cada vez mais raros, ainda assim, escrevendo a mão é mais fácil acentuar e escrever letras maiúsculas. o internetês é uma adaptação, e uma boa adaptação. $oh nAuM @xo o miguxês interessante porque polui muito a escrita e realmente atrapalha a leitura
 
Rodrigo Lattuada disse:
Hm... também não sou entusiasta do internetês, nem em fóruns ou msn, menos ainda em um texto. Tu pode dizer que é assim que tu te expressa quando escreve na internet e que tu queria manter isso nos teus textos, mas a quem lê parece muito mais um trabalho relapso e uma escrita infantilizada do que uma tentativa de atribuir significação. Se tu quer fazer estripulias com a língua, primeiro te concentra em conhecê-la a fundo.

Ah, sim, uso o "tu" e conjugo o verbo na 3ª pessoa.

o português é minha língua mãe. eu penso em português. no entanto meu conhecimento sobre seus fundamentos não passam do ensino médio completo. discordo do seu ponto sobre estripulias com a língua, porque acho necessário brincar com ela como forma de conhecê-la. quando escrevo aqui não é pra eternizar minhas frases, mas pra me divertir com elas. inclusive com os comentários.

e eu falo em português errado. nunca uso lhe, sempre te. nunca uso tu. essa é minha forma de me expressar, de outro jeito soaria artificial. não é a toa que escrevo errado. sou consciente de boa parte de meus erros ortográficos

se eu quero que alguém me entenda, eu expresso o que eu sinto, do jeito que eu sinto. se eu quero que alguém entenda minha mensagem, eu tento falar na língua do destinatário, usando seu próprio vocabulário
 
Tauil disse:
lhrodovalho disse:
e formalidade não combina com algo tão subjetivo como poesia

Então eu acho que achei onde divergimos. "Você", pra mim, não é formal. É coloquial.

lhrodovalho disse:
se neil gailman fosse escrever em português, você o ridiculizaria por causa da norma culta?

Claro que não. Veja bem, não estou ridicularizando você, só emiti a minha opinião. Afinal, para isso que servem os fóruns, não é mesmo?, discutir.

"vc" também é coloquial. "vc" também é uma abreviação de "você" que é uma abreviação de "vosmecê" que é uma abreviação de "vossemecê" que é uma abreviação de "vossa mercê". a formalidade da qual me refiro não é sobre o uso coloquial da palavra em conversas, mas da ortografia. a ortografia não é essencial na escrita, e pra mim é apenas mera formalidade, tratando-se de poesia.

e eu tenho uma idéia da sua opinião. eu postei aqui pra ter conhecimento de opiniões como a sua também. pelo visto, a ortografia faz que um texto se pareça mais belo pra vc. só não sei exatamente porquê.
 
tayana disse:
Tipo, também não concordo em usar palavras abreviadas num texto não. Beleza é seu jeito, mas tem lugares para se escrever assim.

E realmente os fóruns foram feitos para isso, discutir, elogiar, fazer você melhorar.

Eu gostei do que você escreveu, mas confesso que quando vi as abreviações me desanimei.

quando eu teclo, de vez em quando me deparo com gente que escreve com letras coloridas. tenho horror ao rosa e ao púrpura nas letras. e é puro preconceito. quem perde com isso sou eu. até que um dia eu encontrei alguém extremamente interessante e inteligente que escreve com a cor rosa. assim perdi o preconceito. hoje já não me desanimo quando me deparo com isso
 
Cara, tu vai enfrentar muito preconceito escrevendo assim. Esse tipo de escrita carrega um quê adolescente que incomoda não só pela estética mas pela temática que o leitor associa a ele. Escrever literatura em internetês parece muito menos uma transgressão e bem mais uma infantilização. Talvez, quando a geração que hoje é adolescente for adulta, essa escrita adquira alguma significação maior - o que eu sinceramente espero que não aconteça.

Sobre o poema, o espelhado ficou bacana no contexto, com a troca dos pronomes, a sacada do título também. Mas o texto em si, como um todo, me disse pouco.
 
Tudo que é inovador causa um certo espanto ,sinceramente não tenho uma opinião formada ainda sobre o uso de palavras abreviadas na literatura,no caso em tela um poema.Em respostas aqui no fórum utilizo muito ''vc'' foge a norma culta com certeza,agora em poesia poderá ser utilizada?
Quero refletir sobre esse assunto e até pesquisar.
 
revival na discussão antiga, mas gostei do que o Rodrigo Lattuada falou: Se tu quer fazer estripulias com a língua, primeiro te concentra em conhecê-la a fundo.

essa história de não ligo, não ligo, não leva a lugar nenhum, literariamente falando.

"Dê-me um cigarro" x "Me dê um cigarro" é mais velho que minha avó. Mesmo.

Quem quiser escrever vc, v. vossê, vosmecê, sr., f.d.p., escreve. Agora quem lê é que sente o que tiver que sentir. Ninguém tem que provar como nada deve ser feito no que diz respeito a poesia. Agora, se o negócio é ruim, a culpa definitivamente não foi do vc, mas tua, do preocupado escritor. Não que o teu poema é ruim, nem bom (fiquei com preguiça de ler as paradas ao contrário, hehe).

O intuito da poesia não é ser certa. É ser boa.

Agora não me pergunte o que faz uma poesia boa. =)

Tudo que é inovador causa um certo espanto ,sinceramente não tenho uma opinião formada ainda sobre o uso de palavras abreviadas na literatura,no caso em tela um poema.Em respostas aqui no fórum utilizo muito ''vc'' foge a norma culta com certeza,agora em poesia poderá ser utilizada?
Quero refletir sobre esse assunto e até pesquisar.

já dizia p.leminski:

-que tudo se foda,
disse ela,
e se fodeu toda
 
Eu não sou fã de poemas, poesias e coisas do tipo, mas gostei da tua, Lhrodovalho. Parei para ler até as palavras ao contrário.

Acho que o mais importante é se, o "texto" em questão, chama a atenção do leitor. Saramago nunca foi "de acordo" com as normas ortográficas e nem por isso deixou de ter admiradores, e eu sou uma delas, fascinada por sua literatura. Até deu uma tristezinha saber que nunca mais lerei algo novo que ele escreveu...¬¬
 
epaaaaa

Barbie disse:
Saramago nunca foi "de acordo" com as normas ortográficas e nem por isso deixou de ter admiradores, e eu sou uma delas, fascinada por sua literatura.

defender oq é novo e diferente e pq ñ vanguardista tudo bem, mas dizer q saramago ñ ia de acordo com as normas ortográficas é heresia!!! só pq ele substituiu o uso do discurso direto pelo indireto ñ quer dizer q ele afrontava as normas. pelo contrário, ele as usava muito bem, de uma forma particular mas sem deturpá-las.
 
se vc gosta mesmo de ler saramago, deve notar q ñ existe esse negócio de falta de pontuação. ele simplesmente substituiu pontos, travessões &tc por vírgulas. e pelo q eu aprendi na escola & acho q tá valendo até hj, vírgula é pontuação, ñ?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo