• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

H P Lovecraft

A cronologia completa de H.P.Lovecraft a seguir foi feita pelo próprio autor:

* Dagon,1917
* A Tumba, 1917
* Polaris, 1918
* Beyond the Wall of Sleep, 1919
* The Doom That Came to Sarnath, 1919
* O Depoimento de Randolph Carter, 1919
* The White Ship, 1919
* Arthur Jermyn (The White Ape), 1920
* The Cats of Uthar, 1920
* Celephais, 1920
* From Beyond, 1920
* A Estampa da Casa Maldita, 1920
* The Temple, 1920
* Um Frágil Ancião, 1920
* The Tree, 1920
* The Moon-Bog, 1921
* The Music of Erich Zann, 1921
* The Nameless City, 1921
* The Other Gods, 1921
* The Outsider, 1921
* The Quest of Iranon, 1921
* Herbert West: Reanimator, 1921-1922
* The Hound,1922
* Hypnos, 1922
* Aprisionados pelo Medo, 1923
* O Festival, 1923
* The Rats in the Walls, 1923
* The Unnamable, 1923
* Aprisionados com os Faraós, 1924
* A Casa Abandonada, 1924
* He, 1925
* O Horror em Red Hook, 1925
* In The Vault, 1925
* O Chamado de Cthulhu, 1926
* Vento Frio, 1926
* Pickman´s Model, 1926
* A Chave de Prata, 1926
* A Estranha Casa Suspensa na Neblina, 1926
* A Cor que caiu do Céu, 1927
* O Caso de Charles Dexter Ward, 1927-1928
* The Dunwich Horror, 1928
* Um Sussuro nas Trevas, 1930
* The Shadow over Innsmouth, 1931
* Nas Montanhas da Loucura, 1931
* Os Sonhos nas Casas das Bruxas, 1932
* Através das Portas da Chave de Prata, 1932
* The Thing on the Doorstep, 1933
* Sombras Perdidas no Tempo, 1934
* Nas Paredes de Eryx, 1935
* The Haunter of The Dark, 1935
* O Clérigo Diabólico, 1937

[align=justify]Segundo L. Sprague de Camp, autor consagrado de ficção científica e biógrafo de Lovecraft, ele escreveu cerca de sessenta e cinco contos; desta relação constam apenas 51. Entre os que faltam, está o famoso The Dream-Quest of the Unknown Hadath, de 1920.[/align]

Fonte: Boca do Inferno
 
Xeretando na Internet descobri que em 2008 foi feito o documentário: "LOVECRAFT: FEAR OF THE UNKNOWN", sobre o escritor e suas histórias.
Tem depoimento de vários escritores e diretores de cinema, que foram de alguma maneira influenciados pelo Lovecraft.

Pelo que pesquisei, aqui no Brasil, foi exibido em alguns festivais e mostras, mas não foi lançado em DVD.
Segue os dez minutos iniciais do documentário, que encontrei no Youtube.

Alguém aqui já ouviu falar desse filme? Chegou a assistir?

 
Última edição por um moderador:
Eu assisti, passou aqui em Porto Alegre no 5º FANTASPOA.

Tem umas coisas bem básicas que não são novidade para que quem já leu sobre o Lovecraft, mas tem depoimentos bem interessantes e, no geral, é um documentário bem legal. Vale a pena dar uma olhada. :sim:
 
Pra quem não viu ainda, já tem trailer do filme The Whisperer in Darkness, adaptação do conto de mesmo nome do Lovecraft, realizado pela mesma equipe que fez o (ótimo) filme de The Call of Cthulhu, a The H.P. Lovecraft Historical Society:

[align=center]
[/align]
 
Última edição por um moderador:
“A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária”

E, para tornar mais acessível todo o medo e estranhamento da obra de Lovecraft (aquele mesmo de O Chamado de Cthulhu), um grupo de fãs está trabalhando em um projeto muito legal, chamado “O Mundo Fantástico de H. P. Lovecraft”. Deixo a palavra com o criador do projeto, Denílson, responsável pelo site e também pela excelente lista de discussão Culto Lovecraftiano...

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Que notícia bacana!
Reservei meu exemplar agora a pouco.
(Eita! já estou até ansiosa pra receber o livro e ler... :timido: ).
Aproveitei o ensejo e me inclui na lista de discussões ("Culto Lovecraftiano", nome legal), que existe desde 2002 e eu nunca ouvi falar dele (que vergonha!).
Obrigada mesmo Denílson! :lily:

P.S.: :eba:

Vai ter "Sonhos na Casa da Bruxa" (que eu adoro, já fui contemplada várias vezes com pesadelos com ratos de rosto humano! :susto: );

e estou ansiosa pra ler os (pra mim) inéditos:

- A Armadilha
- O Horror em Martin´s Beach
- A História do Necronomicon
 
Muito interessante esta iniciativa!

Do Lovecraft eu li a Maldição de Sarnath e mais recentemente Dagon e estou adorando os contos dele, são fantásticos. Eu, que não tenho muito contato com literatura de terror, acho incrível o ambiente sombrio que ele consegue criar e o terror e o medo quase palpáveis de seus contos. Quando li A Sombra Sobre Innsmouth cheguei a sonhar com as pessoas com "os olhos vidrados" XD O próximo será A Cor Que Caiu do Céu, vou ver se leio logo.
 
Historinha sobre Lovecraft!

Depois do mito Cthulhu do Lovecraft se desenvolveram várias coisas (eu acho que em Hellboy ele tb é mensionado: o monstrão no final). O mais engraçado pra mim foi, no entanto, um jogo de tabuleiro chamado Arkham Horror baseado no mito! Joguei esse fim de semana.

Muito maneiro! hahahahah
Valeu a pena. :timido:

Quem se interessar, eu fiz um tópico: Jogos de Tabuleiro em Generalidades. Lá a gente pode falar sobre o jogo e sobre mais jogos! :-D
 
Depois de 4 meses enrolando com O chamado de cthulhu e outros contos, finalmente acabei de ler. E para mim ficou a impressão de comprar Coca-Cola e receber tubaína. Não me envolveu nada, achei Dagon frustrante, O Chamado melhorzinho, mas o melhor foi O Assombro das Trevas e mesmo assim não curti muito. BTW, tem um conto que não me lembro o nome bem curtinho que parecia que o cara escreveu-o sob o efeito de alucinógenos. Por último, impliquei com o uso de éons, tá louco, o cara repete isso demais.
 
Quais os melhores escritos dele? Digo do ponto de vista técnico... Não conheço nada do Lovecraft, sei apenas que tem um tal de C-algumacoisa de nome quase que impronunciável e pimba...

Se der, agradeço se sugerirem também edições do Craft que vocês achem bacana ou que contenha um bom número de textos dele. :sim:

Minha visão de literatura de terror é bem limitada... Conheço alguns do Stephen King que acho raquíticos e alguns do Poe que acho um saco: pra mim ele era um bom poeta; não prosador. Vamos dar uma chance pro Harry Potter Lovecraft.
 
Mavericco, o nome quase impronunciável é Cthulhu, e varias histórias através de uma coleção da editora Luminuras, muito boa por sinal e tinham todos na biblioteca. Os Títulos são:

O Horror em Red Hook
Nas Montanhas Da Loucura
Dagon
À Procura de Kadath
A Maldição de Sarnath
A Cor que Caiu do Céu
O Horror Sobrenatural em Literatura

PS: Não sei se tem todos os contos do Lovecraft nessa coleção, mas é boa e fácil de encontrar. Comprei até um em um sebo e paguei baratinho. XD
 
Terminei de ler A Tumba e me liguei mais nos contos do Lovecraft de quando ele era só um moleque. A narrativa é menos filosófica e rende mais no que se pode chamar de "história". Sem grande pausas e mais preocupado com a trama do que com as nuances por de trás dela.
 
Mavericco disse:
Quais os melhores escritos dele? Digo do ponto de vista técnico... Não conheço nada do Lovecraft, sei apenas que tem um tal de C-algumacoisa de nome quase que impronunciável e pimba...

Se der, agradeço se sugerirem também edições do Craft que vocês achem bacana ou que contenha um bom número de textos dele. :sim:

Minha visão de literatura de terror é bem limitada... Conheço alguns do Stephen King que acho raquíticos e alguns do Poe que acho um saco: pra mim ele era um bom poeta; não prosador. Vamos dar uma chance pro Harry Potter Lovecraft.

Cara, se você não gostou do Poe acho que não vai gostar do Lovecraft, eu achei a escrita dos dois bem parecida.
 
Nossa, já eu achei bem diferente. Não sei se é porque eu gostei demais de alguns contos do Poe ou se é porque fui ler Lovecraft com as expectativas muito altas, mas acho o segundo meio prolixo as vezes.
 
Mavericco, prefiro Lovecraft a Poe, embora goste muito, mesmo, do segundo. Agora, talvez o seu problema não seja, propriamente, com Poe, mas, sim, com Literatura de Terror/suspense/whatever. Talvez este 'gênero' não te agrade.
 
Valentina, tb prefiro o Lovecraft, ele foi além de escrever contos de terror, ele criou uma mitologia, é assustador imaginar uma pessoa criando todas essas criaturas assombrosas, ele devia ser muuuuito esquisito! Teria medo de conversar com ele!
 
Pode ser realmente que seja esse o problema... Depois que eu larguei Stephen King, nunca mais vi o terror com bons olhos... Mas enfim. Gostando ou não, preciso ler. Vou seguir as dicas da camarada Rafaela :sim: Ele não é chamado de mestre do terror moderno à toa, afinal...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo