• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Além de Darwin (Reinaldo José Lopes)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Primeiro post (Anica) em 30/12/2009
Último post (Aielicram) em 28/01/2010


Anica disse:
Eu estou abrindo o tópico por várias razões, mas principalmente porque se tem um cara aqui do Brasil que consegue falar BEM sobre ciência é o Reinaldo¹. Tirando o esquema da religião, ele parece meio Richard Dawkins: fala de assuntos que de primeira podem ser complicados para os leigos de uma forma clara, sem tratá-los como idiotas. E melhor: desperta interesse.

Além de Darwin fala basicamente sobre a Evolução, puxando para questões do nosso cotidiano, da atualidade. E talvez até por isso pode ser interessante até para quem não saca/gosta muito do assunto.

Sério, vale a pena. Vão atrás, nem que seja para incentivá-lo a continuar divulgando a Evolução da forma como ele faz. Tímido
________
¹ Eu brincava com o Fábio que sempre que gostava de uma matéria na Superinteressante, batia os olhos no autor do artigo e pans, era ele.


Edit: Fala sério, vocês não acham legal ter um livro aqui no literatura brasileira sobre isso??!

Tauil disse:
Sou tarado por Darwin. Se eu não gostasse de Literatura, iria estudar Biologia com certeza.

Valeu pela dica, Anica.

Katrina Galad disse:
á está na minha lista de aquisições futuras. Gosto muito do jeito do Reinaldo escrever e sou bióloga, então... Tímido

Eu já acho o jeito de escrever do Cisne mais parecido com o estilo do Stephen Jay Gould (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Jay_Gould). Textos bem didáticos, ricos em exemplos e que proporcionam uma leitura bem fluída.

kika_FIL disse:
Eu acompanhei o blog dele no G1 até sumir...agora tenho acompanhado na FOlha... VALE A PENA... tenho certeza disso. Sou fã dele


Imrahil disse:
Anica, brigadão MESMO pelo tópico, e a todos pelo interesse ;-)

Se alguém estiver a fim de exemplares com dedicatória, eu posso mandar pelo correio e vcs me reembolsam depois.

Abração,

Reinaldo.


Rafaela disse:
Vi um programa sobre Darwin no Discovery ou Nat Geo e gostei muito, assim que meus livros sem ler na estante diminuirem vou atrás de conhecer mais sobre o assunto e esse autor parece bem interessante pelo que Anica disse.


Tauil disse:
Reinaldo! Não rola um sorteiozinho não?


Imrahil disse:
Oi Rafaela,

O autor sou eu, caso queira trocar uma ideia a respeito ;-)

Tauil, posso até descolar, mas a Anica vai querer me matar, coitada, porque fiz até ela e o Fábio comprarem rofl Mas veja só, eu consigo com desconto e sem frete ;-)

Abração,

R.


Anica disse:
desconto e sem frete tá loco de bão =D e o livro tá bem em conta, gente. demos sorte que ele não lançou pela cosac naify, hehe

e pessoal, saiu o 10 perguntas e meia com o Reinaldo. Passem lá no blog para conferir


Ramalokion disse:
OPA! Com dedicatória fica impossivel não comprar já! Cisne, como fazemos?


kika_FIL disse:


Imrahil disse:
Simpres: me mandem um e-mail (reinaldojoselopes@hotmail.com) com seus endereços. Eu mando pelo correio, hora que chegar vcs me avisam e vcs me reembolsam via depósito bancário. Que tal?

Abração!


Diego disse:
Peraê, é dedicatória + frete grátis + descotinho?

Reinaldo, teria como tu segurar essa oferta para até o dia 27, é que daqui uns 7 dias eu saio de férias, aí não sei se chegaria a tempo, mas fiquei interessado também.


Ramalokion disse:
Tô mandnado e-mail é já...

Imrahil disse:
Diego, a "promoção" é permanente, não se preocupe. Então se quiser "encomendar" pode fazê-lo que eu te mando após o dia 27.

Recebi teu e-mail, Rama, brigadão!

A propósito: o valor é R$ 25, sendo que o preço oficial de capa é R$ 32.

Abraços, pessoal!


Mi Müller disse:
Báh eu vi lá no blog a entrevista com o Reinaldo e perae que vou ali cortar os pulsos e já volto: Como que eu não conhecia o guri!! Adorei... E é óbvio que eu vou querer um exemplar!!

Fala sério, vocês não acham legal ter um livro aqui no literatura brasileira sobre isso??!

legal é pouco, é genial!

estrelinhas coloridas...


Imrahil disse:
Recebi o teu e-mail, Mi, mandarei o livro com certeza ;-)

Ah, Rafaela, respondi tua MP tb.

Abração!


Katrina Galad disse:
Acabei de enviar um e-mail para garantir o meu!


Aielicram disse:
Encomendei o meu também!
 
Tive que ressucitar este tópico (através do esquema cache/Google) pra poder responder que recebi o meu exemplar na última quinta-feira (com direito à dedicatória fofa e tudo :sim: )
Comecei a ler ontem e estou gostando muito e fazendo propaganda do livro no meu trabalho.
Depois escrevo mais coisas aqui.
 
Além de Darwin - Reinaldo José Lopes

Antes de começar, tenho uma confissão a fazer. Quase, mas foi por MUITO pouco, eu não derivei para o campo da biologia. Acabei fazendo Direito, e algumas vezes me pergunto: por que cargas d'água mesmo eu queria ser bióloga? Mas é só abrir um livro como o do Reinaldo José Lopes que eu me lembro. É fascinante esse mundo que vivemos. Com um bom professor então, fica ainda mais.

E, assim como seu antigo blog (Visões da Vida), de onde saiu boa parte do material, este livro me pegou de jeito. Logo às primeiras páginas me senti íntima, com um amigo, teorizando num bar. E este é um dos maiores trunfos do autor, a linguagem quase informal e muito informativa, tudo que se espera de um livro sobre ciência para leigos como eu.

CONTINUE A LER ESTE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Adorei a resenha kika!

Também adorei a dedicatória do meu exemplar! Ah, e fiz resenha também:

Falando sobre evolução...

O ano passado foi grandemente comemorado por biólogos e estudantes de biologia de todo o mundo, no Brasil, como não poderia ser diferente também comemoramos com palestras, exposições, em eventos científicos... tudo isso porque há 200 anos um certo naturalista nascia e há 150 anos a teoria evolutiva e sua força motriz a seleção natural nos eram apresentadas. Como frutos dessas comemorações livros que versam sobre o assunto foram reimpressos e outros lançados e entre esses lançamentos está o livro de autoria do Reinaldo José Lopes intitulado "Além de Darwin", o projeto que surgiu a partir da antiga coluna do autor em um site de notícias é um livro de divulgação científica e que tem como proposta informar e por em discussão os conhecimentos básicos e também os mais recentes da biologia evolutiva.

Utilizando-se de um bom arcabouço teórico, com boas escolhas bibliográficas, linguagem acessível e uma pitada de bom humor Reinaldo nos presenteia com curiosidades, assuntos polêmicos e informações bem fundamentadas.

O livros está dividido em seis partes temáticas que abordam desde o papel do sexo até as implicações éticas e sociais do conhecimento evolutivo. Cada parte está subdividida em textos concisos, claros e ricos em exemplos. É possível ler sobre a corrida armamentista empreendida pelas mães e seus fetos, sobre os "superpais" da história, como a homossexualidade pode estar relacionada ao sucesso reprodutivo, a razão pela qual os filhotes nos são tão irresistíveis, a sofisticação intelectual de lulas e polvos (adorei a comparação dos bichos com uma apresentação de PowerPoint com perninhas!), a "eterna" dúvida se os golfinhos são os animais mais inteligentes, a manipulação cerebral que alguns parasitas fazem em seus hospedeiros, o papel dos vírus no processo evolutivo e isso só para citar alguns temas, ou seja, o livro é um prato cheio para os curiosos de plantão.
(...)

O restante está lá no skoob: http://www.skoob.com.br/meus_livros/resenhas/7276
 
Eu gostava muito da coluna do Reinaldo, Visões da Vida, acompanhava sempre. Adorei a resenha de vocês fiquei com mais vontade ainda de ler.
 
kika_FIL disse:
Tá...fiquei com vergonha da minha resenha depois de ler a da Katrina.... :P

Que nada. O bom é que a sua tem o ponto de vista de quem não está diretamente envolvido com o lado acadêmico da biologia em si, no fim acho que acabei me atendo demais à visão biológica... XD
É sempre bom ter mais de uma vertente de opinião.

E ó, super recomendo a leitura. Claudinha tu não vai se arrepender.
 
Também fiz um negocionho no Artilharia Cultural

http://www.artilhariacultural.com/?p=3049

mas a Katrina humilha.
 
Eu tenho o livro dele a "origem das espécies" tauil, ainda estou pra ler, pois, estou lendo outro, mas já li o começo...^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo