• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.R.R. Tolkien

Anica disse:
Eu estou com o Children of Húrin aqui em casa já tem uma pá de tempo e até agora não comecei a ler. Sei lá, era bem fã mas hoje em dia a fantasia de Tolkien não está no que mais espero de um livro. =/
Entendo, acho que é porque você gosta mais de fantasia em um clima onírico, etéreo, com um toque dark, como o Neil Gaiman costuma escrever, né. E o Tolkien é aquela fantasia mais tradicional, ambientada em um mundo mágico, nos moldes medievais.

E eu provavelmente vou acabar comprando essa versão portuguesa do Children, porque não vou aguentar esperar sair em português daqui, hehe
 
Eu também quero ler Children of Húrin, mas está demorada uma tradução.
Vou esperar mais um pouco, se não sair nada vou fazer como o Daniel e comprar a versão de Portugal. Porque ler em inglês sem chance.
 
Pois é, eu infelizmente (ainda) não tenho condições de ler um livro do Tolkien em inglês =(
Entenderia bastante coisa, mas tem muitas coisas que não, por isso não aproveitaria ao máximo o que o livro tem a oferecer.
 
Eu não tenho condições nem de ler livros mais simples em inglês, imagine do Tolkien.
Mas depois que tiver um domínio do inglês quero sim ler em inglês todos os livros dele. Creio que a sensação deve ser maravilhosa.
 
Um dos autores mais importantes da minha vida literária. Tolkien soube criar um mundo especial, rico em fantasia, história, línguas, tem de tudo na Terra Média. Além de ter sido uma pessoa muito inteligente e que criou um novo caminho na literatura.
 
[align=justify]Putz, o tio Tolkien dispensa apresentações. Meu autor favorito. Para quem é fã, vou recomendar uma biografia que citei no tópico obscuro sobre Biografias de Escritores que criei no Generalidades Literárias: Tolkien - Uma Biografia, de Michael White; e Tolkien - A Biography, de Humphrey Carpenter. Quanto ao primeiro, único que li, posso dizer que é uma ótima leitura, simples e rápida, e dá uma nova dimensão sobre a relação de Tolkien com sua vida e sua obra. O segundo, bem, o que posso dizer é que Humphrey Carpenter foi quem ajudou Christopher Tolkien a organizar as cartas do Tolkien.[/align]
 
Eu ainda tenho uma paixão imensa por Tolkien, mas ultimamente estou meio que afastada de suas obras. Porém suas histórias me marcaram muito, acho que foram os primeiros livros que li que realmente me envolvi e me apaixonei pela história, personagens e lugares, por isso o considero bastante responsável por meu gosto pela leitura ter se intensificado, depois de Tolkien fiquei muito mais interessada por outros autores, outras histórias, outros mundos e novas descobertas literárias.

Este tópico me deu vontade de reler alguma de suas obras.:lendo:

Infelizmente, ainda não comprei Os Filhos de Húrin.:(
 
Ahn.. Dei uma passada rápida (muito rápida) por esse tópico e ñ encontrei uma resposta pra minha dúvida, então lá vai:

. Qual o nome de todos os livros relacionados ao universo tolkieniano, e qual deve ser a ordem de leitura?
( mais ou menos assim: )

1. O Hobbit (em sua opinião deve ser lido antes ou depois de SdA?)
2. SdA - A sociedade do Anel
3. SdA - As duas Torres
4. SdA - O Retorno do Rei
5. O Silmarillion

#. As aventuras de Tom Bombadil
#. Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média
#. Mestre Gil de Ham (esse livro tem relação com os outros?)
#. Os Filhos de Húrin
#. Roverandom
#. A história da terra média (Esse livro de existe de fato?)
#. Juramento de Fëanor (Esse livro de existe de fato?) [2]

#. Cartas de J.R.R.Tolkien

#. ??? (outros livros relacionados)
 
Eu acho o Hobbit dispensável pra ler SdA, mas já que vai ter filme, acho uma boa ler :)

Senhor dos Aneis tem que tolerar partes grandes em que narrativa é lenta e descritiva, pra gostar.

Silmarillion são histórias separadas com uma linha narrativa juntando-as beem tênue, eu acho que só é indicado para quem se encantou pela Terra Média nas duas primeiras leituras.

Os outros livros ainda não li, ou não terminei de ler (e teoricamente sou fã... :envergonhado:)

History of Middle Earth são 12 livros, e só indicados para FÃS. Então passe por todos os outros antes de pensar em comprar :)
 
Obrigado pela dica, Ceinwyn.
Mas na verdade eu já li (e reli uma ou duas vezes)..
. SdA A sociedade do anel
. SdA As duas torres
. SdA O retorno do rei
. O Hobbit
. O Silmarillion
.. e o que eu queria mesmo saber era quais os outros livros que tratam da Terra Média/Númenor/Valinoru e em que ordem deveria lê-los para melhor compreender. (Se bem que acho que para entender mesmo mesmo, eu vou ter que reler pelo menos uma vez todos eles, né?)
 
Tolkien recitando um poema na língua dos elfos :grinlove:

Se você conhece minimamente a obra de J. R. R. Tolkien, o que eu acho muito provável, já deve ter ouvido falar que o cara inventou idiomas inteiros para cada criatura fantástica presente na Terra Média. Uma dessas línguas, possivelmente a mais famosa, é o quenya, um dos idiomas élficos.
Quando Tolkien criou o vocabulário, alfabeto e tudo mais para que os elfos da história pudessem conversar, ele aproveitou para escrever algumas obras literárias em élfico. Afinal, por que desperdiçar um idioma inteiro só com diálogos, né?
Uma dessas peças literárias é o poema “Namárië” (Adeus), também conhecido como “O Lamento de Galadriel”. O poema é o maior texto escrito nessa língua e figura na coleção “The Road Goes Ever On”, uma reunião de canções folclóricas que são entoadas em vários cantos da Terra Média.
Bem, como Tolkien já tinha criado um idioma e escrito obras completas nele, nada mais lógico que recitar a própria poesia. E foi isso mesmo que ele fez. No vídeo abaixo, você ouve o pai de Frodo falando em quenya. Dá até pra imaginar um audiobook da Trilogia do Anel toda em élfico.

Fonte: Super


 
Última edição por um moderador:
Obrigado pela dica, Ceinwyn.
Mas na verdade eu já li (e reli uma ou duas vezes)..
. SdA A sociedade do anel
. SdA As duas torres
. SdA O retorno do rei
. O Hobbit
. O Silmarillion
.. e o que eu queria mesmo saber era quais os outros livros que tratam da Terra Média/Númenor/Valinor e em que ordem deveria lê-los para melhor compreender. (Se bem que acho que para entender mesmo mesmo, eu vou ter que reler pelo menos uma vez todos eles, né?)

Os Filhos de Húrin e Contos Inacabados. Não indicaria uma ordem, para mim tanto faz, independente da ordem sempre alguma coisa vai passar batido.
 
Não vou ler tudo isso; só vou lançar a polêmica:

Tolkien é overrated, o Senhor dos Anéis é um livro marromenos (melhora um pouco em conjunto com o resto), o Silmarillion é uma das coisas mais chatas que eu já tentei ler e, all things considered, prefiro Harry Potter.

Fico no aguardo das pedras.
 
Quais você quer?

citrino.jpg


pedras-lindas-wallpaper-4874.jpg


pedras.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo