• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Hora da Estrela" (Clarice Lispector)

Você gostou da obra?

  • Sim

    Votos: 0 0,0%
  • Não

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    0
RE: ~ A hora da Estrela~ (Alguém gostou???) o.õ

Pescaldo disse:
**Maniaca do Miojo** disse:
Isso é verdade, apesar, de viver com o canalha do Olímpío.
Macabea ainda tinha seus sonhos.

Não me recordo direito.Mas, ela sofreu algumas decepções,não?
De certa forma, a ingenuidade é perdida com a decepção, ou seja, é quebrando a cara que a gente aprende.
Só que no caso dela, parece que ela aceitava tudo, como se tudo tivesse certo_Ou ela não acreditava que as coisas eram sempre ruins, e assim,continuava levando da vida.Porém, sem perder a sua pureza, como vc disse ^^

Ela até agradece o Olímpio quando ele diz que ela é o rascunho do inferno (algo do tipo).

bah que coisa..é, a Macabea, é uma pessoa para se admirar ou para se irritar.
 
Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho.

Terminei de ler o livro e só tenho a dizer que é realmente uma das grandes obras da literatura nacional. Especialmente por ser um livro tão curto e conciso. Fica a impressão de que houve grande dedicação da autora na composição de cada frase, e por isso lemos cada uma delas com cuidado para que não acabe. Gostei mesmo, melhor do que esperava, considerando que li no colégio e não tinha gostado nem um pouco na época.

Criei um Tumblr com citações da autora, junto a fotografias: http://ahoradaestrela.tumblr.com/
 
Eu senti muita pena de Macabéa, eu não ri em nenhum momento. A apatia, o conformismo, a impotência dela me incomodava, tanto que quase não terminei o livro.
 
Eu gostei muito do livro.
A Macabéa é uma incógnita para mim. Eu sentia pena e me irritava com ela. É difícil entender como ela conseguia ser daquele jeito. Como o Pescaldo disse, pura. Agradecer ao ser maltratada. Concordar em estar errada.
[spoiler/]Mas eu fiquei meio espantada, quando o médico diz que ela está com tuberculose e ela não tem nenhuma reação adversa.
É inexplicável. Eu terminei esse livro deprimida, confusa.
 
Então... não sei porque eu não sentia pena da Macabéa... Eu achava engraçado... Puro, como disse o Pescaldo!

Tinha pena do ignorante do Olímpio... Porque ele é que não sabia fazê-la feliz... Era incapaz de amar a mais pequena simplicidade... Ela era assim naturalmente, não sofria, não criava caso... era só ela.. no seu jeito! Praticamente uma criança, aprendendo as coisas do mundo depois de grande... A Macabéa é para mim como o personagem Chance de Peter Sellers no filme "Muito Além do Jardim"... Alguém viu? Só que o tratamento das pessoas, nos dois casos, bem é diferente... ele era considerado um gênio na sua ignorância...
 
Alguém sabe se a música A hora da estrela é baseada no livro? Me lembra muito ao livro.

Edit: Esqueci de dizer que a música é do Pato Fu.
 
MinervaMD disse:
Olá! Bom, sou novata aqui e pra mim é uma honra ter como meu 1° post um tema relacionado a literatura de Clarice.

Entre as minhas várias interpretações de Macabéa, 2 se destacam:
1- Macabéa é, na verdade, uma caricatura daquilo que a sociedade-e os elementos que a compõe-(tia beata) pode fazer com um indivíduo. O fato de conformar-se em "ser as coisas como são e ponto" ocorre graças aos ensinamentos, que são como um adestramento, de sua tia beata. Assim, sem perceber, pois não tinha contato com nada diferente daquilo, Macabéa torna-se a "alienada" a qual a maioria das pessoas que leram o livro a descrevem.
Entretanto, essa alienação é um pouco do conformismo de cada um de nós (em qualquer situação imaginável), reunido em uma só personagem. Todos podem achar um pouco de si em Macabéa, mas o difícil é assumir isto - poder comparar-se a uma personagem tão passiva - e se achar entre a pureza (como disse bem Pescaldo) gritante da personagem.
Concordo que "não existe NINGUÉM como Macabéa no mundo", pois ela é composta dos fragmentos mais incomodos de vários "alguéns".
Em breve a 2ª interpretação (adianto que é mais relacionada com o sentido do nome Macabéa).XD
:tchauzim:

LucasCF disse:
Acho que é mais ou menos isso mesmo. Ela é o que a maior parte de nós somos, mas de forma exagerada, caricaturada...
 
A hora da estrela conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritor na sociedade moderna. É talvez o romance mais famoso de Clarice Lispector, sendo adaptado para o cinema por Suzana Amaral em 1985, por causa dessa importância e magnitude, trazemos opiniões de nossa equipe.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Quando eu li gostei do livro, mas não muito da história, meio confuso né, mas é o seguinte: como nunca tinha lido a Clarice antes prestei atenção na sua forma de escrita e gostei bastante de como ela conta a história, de suas frases e reflexões, mas da Macabéia mesmo eu não gostei muito não. A Macabéia me irritava com sua passividade e ignorância, e nem do humor eu conseguia desfrutar porque não achava não via graça nenhuma no que acontecia com ela, eu tinha pena dela. Mas é bom ver outras interpretações, como foi citado no tópico sobre a pureza de Macabéia e sua forma não corruptível, me faz tentar enxergá-la de outra forma.
 
[align=justify]"A hora da estrela" tem a personagem mais triste, solitária, angustiante e melancólica da literatura brasileira: Macabéa. Ela nos incomoda com sua apatia e feiura, porque dentro de cada um de nós há uma Macabéa: pessoa de sonhos ingênuos e tolos, inadequada à sociedade, pura, ignorante, solitária e alienada da sua infelicidade. Eu chorei ao ler o livro... Sim, existem muitas Macabéas pelo Brasil, mas, como disse, ela existe dentro de nós também. Mesmo que a gente não aceite isto de modo algum. Clarice Lispector fez neste livro o que fez em sua na obra inteira, desvendou o íntimo das pessoas.

clarice.jpg


Recomendo a adaptação para o cinema "A hora da estrela", de 1985, dirigido por Suzana Amaral. Macabéa é interpretada pela magnífica atriz Marcélia Cartaxo, que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim. O filme passa a mesma angústia do livro. É uma bela adaptação, um dos meus filmes preferidos...[/align]

hora-da-estrela01.jpg
 
[align=justify]Ah... é uma das obras mais esplendorosas que já foi produzida aqui... tem uma capacidade incrível de catarse... e o título é um dos mais bem pensados... "A Hora da Estrela", Macabéa é uma estrela, porque tem luz própria, o seu brilho não é maior ou menor que a de outras, apenas a distância dos demais astros e planetas que não permite enxergar a intensidade do seu brilho, que é explosivo, uma vez... uma unica vez na vida da estrela... e ela explode... e morre. E naquele instante de explosão, de êxtase, de surpresa e desfalecimento é que a estrela mostra a todos o seu potencial em massa atômica retida em vida. É nisso que dá-se a Hora da Estrela...[/align]
:timido:

Enfim...
Amo!
 
gostei muito da história. tive muito pena da macabéia, e se tive qualquer intenção de rir ao ler, foi de desespero. o que me impressionou foi o conceito do livro: uma história sobre a pessoa mais insignificante desse mundo. as vezes me sinto rebaixado quando leio ficção, ou assisto bons filmes, e penso que minha vida não valeria a pena ser contada. mas existe macabéia. até macabéia merece ser.

"não seja (apenas) idiota, seja o melhor deles"
 
Recomendo a adaptação para o cinema "A hora da estrela", de 1986, dirigido por Suzana Amaral. Macabéa é interpretada pela magnífica atriz Marcélia Cartaxo, que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim. O filme passa a mesma angústia do livro. É uma bela adaptação, um dos meus filmes preferidos...[/align]

hora-da-estrela01.jpg

[/quote]
 
ALGUEM SABE DE QUAL CLASSICO É A MUSICA DO FILME A HORA DA ESTRELA IMAGINO SER VIVALDI OU BETOVEM NÃO TENHO CERTEZA MAS QUEM SOUBER FAVOR ME AVISAR NOME E QUEM É O COMPOSITOR
 
Dos livros que eu li da Clarice, foi o que eu menos gostei. Foi completamente diferente dos outros, os que realmente me fizeram pensar, encantar ou me identificar com as coisas que ela escrevia. Tem algumas frases que realmente valeram o livro, mas essa personagem principal é completamente diferente de outras, é simples, não como a Joana, de perto do coração selvagem. Mas é o que eu indicaria pra quem quisesse ler Clarice pela primeira vez, ou A bela e a fera.
 
O livro é muito bom, pois faz com que nós pensemos em muitas coisas.

Por exemplo, sobre como uma pessoa pode se deixar alienar pelo ambiente no qual se encontra.


É uma das obras primas de Clarice Lispector, sem sombra de dúvida.
 
O que eu amo na Hora da Estrela, de verdade é isso: a Clarice nos dá uma narrativa em que a protagonista, seja em sua ingenuidade ou ignorância, é apagada. Não é protagonista, de fato - a não ser em sua morte.

E nisso eu também vejo o "flerte com o próprio estilo" que o Pips colocou. Após uma série de narrativas em que temos protagonistas vivendo uma experiência do real tão forte (como a G.H.), Clarice, em seu último livro, nos dá uma mulher cuja experiência só se realiza na morte.

Genial! =)
 
:nao: Sem ofensas eu acho que Clarice Lispector tenha feito importância a literatura eu tive que ler a HORA DA ESTRELA para o trabalho de português e não gostei !
Não é o melhor de seus livros. Acho que podia ser mais expressivo sei lá. Algo que impressione todas as idades. Os adolescentes que conheço são os que menos gostam do livro ao contrário dos mais velhos, pois o livro não é tão adolescente. Não ultrapassa outro livro que eu tenha lido;
Acho que podia ser melhor ; Enfim essa é minha opinião a respeito !
¬¬
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo