• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O menino do pijama listrado - John Boyne

Gostei bastante do livro, toda essa ingenuidade que é contado o livro faz com que todo o horror que foi o holocausto se neutralize e a historia seje contada de uma forma nao cansativa

Arespeito do filme vi recentemente, sinceramente eu até gostei, pois foram super fieis ao livro, embora como todo filme feito de um livro, algumas partes nao foram postas ou alteradas levemente para que houvesse um entretenimento maior a quem tivece assistindo
 
Angélica disse:
Eu gostei muito desse livro justamente porque o autor fugiu totalmente aos padrões de um livro que fala sobre a guerra. Nada ali é dito diretamente, nem mesmo o nome do campo de concentração, Auschwitz, e o tratamento a Hitler, Führer. O Autor coloca para o primeiro Haja-Vista e para o segundo Fúria, atribuindo tal fato como sendo uma falha de pronúncia do personagem Bruno.

Boas leituras, bj da angel ;)

No começo não entendi o Fúria, mas suas colocações me ajudaram e no decorrer da história também.

Achei um livro fantástico, por mais que seja sobre histórias da Segunda Guerra é uma história diferente, vista de um ponto de vista diferente: uma criança. Uma criança inocente, que tenta acreditar que aquilo que vê, mesmo não considerando correto, tem um motivo bom, achei isso o ponto alto do livro. Sem contar que ensina algumas lições de boas maneiras (não interromper as pessoas, tratar todos com respeito...)
O final é surpreendente mesmo, algo inesperado (pelo menos para mim)
Terminei de ler ontem à noite e dormi e acordei pensando na história....

O melhor livro que li este ano
 
Eu queria ter visto o filme. Nem sabia que era um livro, até bem pouco tempo. Ainda predento comprar, mas a lista de livros a comprar está enorme. Tão grande quanto a de livros a ler... Talvez consiga de natal.

Adoro esse tema de Segunda Guerra Mundial. Seja do modo tradicional de história, ou esses mais diferentes, como A Menina Que Roubava Livros e esse, pelo que falam.
 
Adorei o livro, mas estou um pouco receosa para ver o filme, pelo fato de o filme sempre ser pior que o livro. Acho que nunca aconteceu o contrário. E eu gostei tanto do livro que odiaria ver a história estragada pelo filme. :pray:
 
Anne! disse:
Adorei o livro, mas estou um pouco receosa para ver o filme, pelo fato de o filme sempre ser pior que o livro. Acho que nunca aconteceu o contrário. E eu gostei tanto do livro que odiaria ver a história estragada pelo filme. :pray:

Não precisa ter medo Anne, o filme é bem fiel ao livro!!!!!
 
Aaaaaai jura? Que bom então, porque desde o começo do ano eu to curiosa pra ver esse filme, mas tava sem coragem. Vou ver se loco ele esse feriado. Briigada Marci!
 
Esse é mais um que quero ler, principalmente depois de ler a sinopse e depois que terminei A Menina que Roubava Livros me deu uma vontade de ler livros sobre as pessoas que viveram na época da 2ª Guerra.
 
Gostei do livro. Toda a visão da guerra através dos olhos inocentes de um menino, que não tem noção do que está havendo, e a amizade entre os dois é muito fofa. O final eu não achei surpreendente, mas é bem triste, emocionante.

Eu ainda não assisti o filme, mas vou atrás.
 
Já comentei aqui que li o livro, e assisti o filme faz um tempinho já. Gostei bastante do filme, foi bem fiel em comparação com as adaptações de hoje em dia. E o que eu mais gostei é que não tiraram a inocência e a forma sutil de como o livro é contado, muito bom o filme. Tanto para quem leu ou não livro.

Um dos meus favoritos!
 
Eu achei o livro bem simples, mas gostei bastante. Bacana uma temática de guerra aos olhos de um menino de 9 anos.
O filme então... O Bruno é um tchuco :timido:
 
[align=justify]Novas visões e histórias sobre o Holocausto e o Nazismo estão aparecendo aqui e ali, temos esse, temos A Menina que Roubava Livros, temos O Leitor, As Benevolentes, Bastardos Inglórios e por aí vai. Acho muito interessante explorar outras formas de interpretar e discutir todo esse terrível processo, ainda que em forma de filmes ou romances.[/align]
 
Anne! disse:
Ashe disse:
O Bruno é um tchuco :timido:

:rofl:

Achei que tinha sido só eu a achar isso, apesar de ficar com raiva da inocência dele às vezes.

Você viu que carinha mais fofa? É um encanto!

E concordo com o Lucas. Tantas maneiras diferentes de reproduzir uma mesma temática... Assim fica difícil enjoar :pipoca:
 
Sinceramente não gostei tanto do filme, talvez por ter lido o livro antes, mas as pessoas que só viram o filme gostaram, pelo menos as que eu conheço.
 
A temática do livro, infância diante do nazismo, não é algo novo. Fiz uma disciplina eletiva na universidade chamada "História e Cinema", no curso de Cinema da UFMG (eu estudava Pedagogia). O professor que dava esta cadeira era especialista em "Infância na 2ª Guerra Mundial"... Nosso trabalho, advinhem, tinha q ser nesta temática. Tanto que escolhi para apresentar o filme "Adeus, Meninos" (filme maravilhoso)

Há uma produção muito grande com esta temática: livros, filmes, peças teatrais, etc. No livro em questão, "O menino do pijama listrado", a leitura flui gostosa, é um livro simples... O final é surpreendente e só...
 
[align=justify]Bá, que interessante Maura. Não tinha conhecimento de abordagens similares a do livro do Boyne. Poste os títulos de algumas produções e de livros, se souber também, sobre isso, me interessa muito, embora não vá poder pegá-los para ler agora.[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Bá, que interessante Maura. Não tinha conhecimento de abordagens similares a do livro do Boyne. Poste os títulos de algumas produções e de livros, se souber também, sobre isso, me interessa muito, embora não vá poder pegá-los para ler agora.[/align]

Faço uma listinha sim, Lucas... Ainda tenho o material destas aulas e os filmes abordados... De cara, eu tô lembrando "O diário de Anne Frank" (cráaaaassico), "Vá e veja" (filme russo), "Adeus, meninos" (filme mexicano), "O labirinto do fauno" (filme espanhol/ mexicano)... Estes são os mais recentes, mas tem um moooooooooooonte... Vou postar aqui, Lucas!!!!
 
[align=justify]O Labirinto do Fauno é maravilhoso. Gosto muito, são diferentes abordagens, várias visões sobre processos históricos muito marcantes sobre os quais as expressões culturais tendem a complementar a historiografia de uma maneira assustadoramente pujante, sem contar que tem histórias de uma força inacreditável.[/align]
 
Tem sido um tanto repetitivo a forma maniqueísta que livros e filmes tratam o tema holocausto, o tema vende por ser carregado de emoção o que causa sentimento de empatia nas pessoas. Assisti ao filme e tirante o sentimentalismo clichê de obras sobre a 2º guerra, acentuado pelo protagonista ser uma criança, não há nada de excepcional. Nem mesmo me instigou a ler o livro.

Ps: Para não dizerem que sou chato, gostei do livro “A menina que roubava livros” que retrata a segunda guerra de uma perspectiva diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo