• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você empresta seus livros?

.Penny Lane.

Usuário
Uma situação que ando vendo por aí são pessoas totalmente obsessivas. Por mais que alguém seja cuidadoso, mesmo que a pessoa nunca mais vá reler o tal livro na vida, não empresta de jeito nenhum.
Já outras pessoas acham que livro é para ser lido, e não pra ficar enfeitando estante e pegando poeira.
Qual é o seu caso? Já perdeu livros por emprestar? Gosta, não gosta?

Eu gosto, até indico livros, mas pra pessoas que sei que são cuidadosas. Agora, se uma pessoa qualquer vier me pedir um livro, fico com um pé atrás... acabo emprestando pois tenho pena de dizer não. Porém, se for alguém que eu sei que não cuida nem das próprias coisas,[imagina das dos outros então?] desleixado, aí vai ter que se decepcionar.

As vezes pego livros emprestados também... morro de medo de acontecer alguma coisa com eles!
 
Eu empresto pra quem eu conheço, e meus livros sempre rodam a família inteira... mas precisa ser cuidadoso...
 
eu empresto tb, mas só pra quem cuida....
já perdi muitos livros....

pq qdo gosto de um livro ou autor, quero espalhar para todo mundo..rss
 
Eu não gosto de emprestar. Já perdi livro assim e outro voltou meio acabado, então evito ao máximo. Agora os que são autografados não empresto nem para o presidente!
 
Eu empresto para pessoas que sei que cuidam... E dito as regras: não dobrar as páginas, não usar a orelha (aliás já empresto com marcador de páginas), não riscar, escrever, sujar, enfim coisas "básicas"...
De uns tempos para cá estou mais desapegada, querendo emprestar para discutir a história XD
 
Eu já emprestei para duas amigas e, putz, nunca mais. Por mais que você fale "por favor, cuidado", a pessoa vai e estraga o livro todo (chegou ao ponto de um livro voltar sem o plasticozinho da capa... sabe, aquele que você nem percebe que tem até que ele começa a desgrudar nas pontas). Não empresto, mas também acho que livro é para se ler e não enfeitar, por isso tenho o costume de reler muitos livros.:rofl:

Aliás, estou com livro emprestado de uma amiga e demorei um ano para lê-lo de tanto medo de estragá-lo.:timido:
 
Já perdí as contas de quantos livros emprestei e nunca mais ví de volta!!! Só pra ilustrar:
Vocês conhecem uma coleção da Agatha Christie que saiu em bancas de jornal, com as capas pretas, duras?? Tinha uma "super-amiga" que se dizia fã e talz e, cada vez que ela ia em casa, pegava um deles...Aí falava assim pra mim: "Ah! Na próxima semana, PROMETO que trago de volta os que já lí!" Acabou que ela se separou do marido, sumiu no mundo e levou com ela mais de 20 livros meus!

Sei, sei...foi marcação minha em emprestar tantos assim! Mas ela era minha amiga, estava em casa praticamente todos os dias, queria batizar minha filha e tudo!!! Como negar alguma coisa pra uma pessoa assim???

E esse foi um caso só! Das outras vezes, me julguei mais esperta e só emprestava um livro de cada vez...Voltaram??? Alguns sim, mas num estado lamentável!

Por isso hoje, sou egoísta mesmo!! Meus livros só são emprestados se a pessoa quiser ler na minha casa...:rofl:

Sem contar que minha biblioteca é a herança que pretendo deixar pra Raphinha! Tenho que cuidar bem dela!!!!:sim:
 
Simone "Chyz" disse:
Sem contar que minha biblioteca é a herança que pretendo deixar pra Raphinha! Tenho que cuidar bem dela!!!!:sim:

Eu já pensei nisso, até porque tem livros na biblioteca de minha casa que mainha comprou quando eu nem era nascida ainda, pensando em quando ela e painho ficassem velhinhos. (apesar de eu não querer filhos...)
 
Pra ser sincera, eu sou meio ciumenta com meus livros e não gosto de emprestá-los :oops:, mas empresto. Não antes de um milhão de recomendações. XD
Mas tem alguns poucos que não saem da minha casa.
 
Hummm...
As coleções e "reliquias" de livros que tenho eu nao empresto, são mesmo edições raras que não saem da minha estante, apesar de que eu retire para ler....

Porém os demais livros eu empresto sem dó... sou a favor da disseminação da cultura, e nada melhor do que perder livros por ai.....
 
os demais livros eu empresto sem dó... sou a favor da disseminação da cultura, e nada melhor do que perder livros por ai.....
[/quote]

Que vergonha! Também acredito da disseminação da cultura, mas como outros já citaram sou ciumenta com meus livros... eu os trato tão bem e por várias vezes, após o empréstimo, eles voltaram "destruídos".
 
Não... não e não... rs
Sei que é egoísmo, que devemos incentivar a leitura e cultura mas infelizmente nem todos enxergam assim... Não tem cuidados com as coisas dos outros.
Já aconteceu de eu emprestar e o livro ou simplesmente não voltar, ou voltar todo rabiscado, sem páginas e capas e a pessoa ainda olhar bem na minha cara e dizer:
_ Ahh desculpa, foi o filho de não sei quem que rabiscou e rasgou!!! (hummm)
Tudo bem imprevistos acontecem mesmo, mas eu quando pego algo de alguém (que é raro), tomo o máximo de cuidado e fico o menor tempo possivél e já tenho a consciência de que se estragar em minhas mãos o mínimo que posso fazer é além das DESCULPAS é claro rsrs, repor o estrago por um novo.
 
Eu sou completamente a favor da disseminação da cultura, por isso quando eu quis perder um livro eu comprei um no sebo! :rofl:

Para mim o maior problema é que a maioria dos livros da biblioteca de casa ou é de todo mundo ou é de meus irmãos. E os meus livros, na maioria, foram presentes. Isso me inibe de emprestar. Principalmente para que rir de mim quando eu falo de minha neurose livral.
 
:notecallas: Fazer uma pergunta tão íntima e reveladora Trillian? :dente:
Vou dar uma desculpa ótima para não emprestar. Meus livros são para consulta. :oops: inclusive os de literatura...

Em uma terapia eu deveria falar sobre ciúmes, e não encontrei nada que fosse revelador, o terapeuta não aceitou a resposta. Eu deveria continuar a procurar. Lembrei de uma amiga que pediu um livro desses que eu considero "para consulta". Era importante para ela e eu sabia que levaria 6 meses ou mais para ela me devolver. Consultei a Livraria Cultura para ver se ainda estavam editando aquele livro e só depois emprestei. Bem, comprei ele de novo, não sei se vai voltar, já se passou mais do que esse tempo, porém considero que aquele livro é sob medida para ela, um dia ela vai ler, tenho certeza.

Só compro livros que realmente quero para mim, certas construções do texto, escritas naquela seqüência, me parecem perfeitas. Então, não interessa como recordo elas, quero poder ler de novo, quando quiser ter esse prazer.

Mesmo com esse tipo de sentimento de apropriação, eu empresto sim, sempre que pedirem, mesmo se o livro está com a edição esgotada. E, sei que há uma grande possibilidade de eu não mais o receber de volta. Confesso que custa um pouquinho eu correr o risco, mas sou uma aventureira.
 
Eu empresto, ma só para gente meio neurótica como eu, que sei que vai se preocupar em devolver e cuidar do livro porque gostariam que fizessem o mesmo e talz. Agora, livro com dedicatória eu não empresto de jeito nenhum. Aquela coisa, os outros eu posso comprar novamente, mas dedicatória não rola de conseguir de novo em alguns casos.
 
Eu sou do principio que livro bom é livro sendo lido. Empresto mas antes faço a preleção de regras:

1) Meus livros não são cadernos. Quer anotar algo? Compre um caderno.

2) Meus livros não gostam de água, sucos, liquidos em geral, bem como gordura, sujeira... Meus livros são sempre limpos e bem cuidados. Nem que vc tenha que comrpar outro pra substitir o que estragou;

3) Eu faço com as pessoas o que elas fazem com meus livros. Rasgo, amasso, deixo cair com força no chão... Você quer "machucar" meus livros?


Uma vez que a pessoa tenha percebido qe eu estou falando sério, eu empresto. E empresto por quanto tempo e quantos titulos ela quiser.

Falhar nas regras só é eprmitido UMA vez!


:pipoca:
 
[align=justify]Eu não gosto muito de emprestar meus livros, porque duas pessoas nunca me devolveram. Também sou chata com a conservação deles.
Ainda empresto, com um pé atrás; não nego um livro a quem queira ler. Mas só para aqueles que eu conheço a certo tempo, para que não sumam sem me devolver o livro. O único problema é que se meu livro passa mais de dois meses fora eu começo a ficar desesperada: "será que ele está bem?" "será que se alimentou direito e escovou os dentes?" rsrsrs[/align]
 
Tenho problema com isso não. Livro todo bonitinho, pra mim, é livro de biblioteca de cristal: tá lá, mas não usam.

Tenho uns dois ou três que tomo um cuidado imenso, que não empresto e tal, mas o restante pode ficar à vontade.
 
Eu não gostava de emprestar não, hoje tenho uma outra posição: eu empresto sim, mas tem que tomar cuidado, orelhinhas e marquinhas não serão aceitas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo