• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ministério da Cultura anuncia filmes que disputam representar o Brasil no Oscar 2010

Anica

Usuário
Por meio da Secretaria do Audiovisual, o Ministério de Cultura anunciou nesta sexta (4) a lista preliminar dos dez filmes brasileiros que concorrem à disputa pela indicação oficial à disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Do total de 108 filmes nacionais exibidos no primeiro semestre de 2009, dez se apresentaram para disputar a vaga.

A Comissão Especial de Seleção está assistindo aos filmes concorrentes. Composta por críticos, pesquisadores, cineastas e distribuidores, a comissão se reunirá no dia 18 de setembro, às 10h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, para anunciar a produção nacional escolhida para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira

A cerimônia de entrega do Oscar se realizará no dia 7 de março de 2010, em Los Angeles.

Comissão de seleção:

- Carlos Alberto Mattos, crítico (RJ)
- Luiz Alberto Rodrigues, produtor (RS)
- Ivana Bentes, professora, pesquisadora (RJ)
- Carlos Gerbase, diretor (RS)
- Luiz Gonzaga De Luca, exibidor (RJ)

Filmes selecionados:

- "Besouro", de João Daniel Tikhomiroff, com Aílton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson 'Grillo", Flávio Rocha e Irandhir Santos

- "Síndrome de Pinocchio - Refluxo", de Thiago Moyses, com Raphael Farias, Andrade Júnior, Clara Camarano, Hugo Rodas

- "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele, com Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Cássia Kiss , Dira Paes

- "O Menino da Porteira", de Jeremias Moreira, com Daniel , João Pedro Carvalho , Rosi Campos , Eucir de Souza , Antônio Edson

- "Se Nada Mais Der Certo", de José Eduardo Belmonte, com João Miguel , Cauã Reymond , Caroline Abras , Luíza Mariani, Leandra Leal

- "Budapeste", de Walter Carvalho, com Gabriella Hámori , Paola Oliveira , Débora Nascimento , Antonie Kamerling , Ivo Canellas

- "Feliz Natal", de Selton Mello, com Leonardo Medeiros, Darlene Glória (Mércia) Graziella Moretto , Paulo Guarnieri , Lúcio
Mauro

- "Jean Charles", de Henrique Goldman, com Selton Mello , Vanessa Giácomo , Luís Miranda , Patrícia Armani , Maurício Varlotta

- "Salve Geral", de Sérgio Rezende, com Andréa Beltrão, Denise Weinberg , Lee Thalor , Eucir de Souza , Kiko Mascarenhas

- "O Contador de Histórias", de Luiz Villaça, com Maria de Medeiros , Jú Colombo , Marco Ribeiro , Paulinho Mendes , Clayton Santos

Fonte: UOL

***

Eu não sei como estão as coisas com os filmes estrangeiros. Aquela história: o cinema brasileiro melhorou muito, mas o estrangeiro também (prova disso é que dizer 'cinema estrangeiro' não implica necessariamente em falar 'cinema europeu'). Eu to achando que se algum for escolhido, fica ali entre A Festa da Menina Morta e Budapeste.
 
Budapeste seria ótimo! *__* Mas uma parte de mim gostaria que Jean Charles ganhasse.
 
o problema do Jean Charles é que a história é sobre uma cagada causada pela paranóia britânica após um ataque terrorista. Levando em consideração que os tiozinhos da academia são americanos (pelo menos devem ser a maioria), é lógico que eles não vão gostar de um filme que aponta uma coisa que pode acontecer no país deles. Isso para não falar de todo o modo como o americano vê o estrangeiro e yadda yadda yadda é capaz de não simpatizarem com a personagem. Enfim, é só palpite, mas acho que esse não tem muita chance não. Ou, caso tenha, é justamente naquele esquema de tentar se redimir pelas falhas das autoridades do país deles.
 
Sim, sim. Daquele jeito, né?

Olha, seria a redenção nacional a disputa de Benjamin. Só pra mostrar que esse país não é só feito do Paulo Coelho.
 
Argh, indicaram o tal do Salve Geral -> http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1309486-7086,00-SALVE+GERAL+SOBRE+ACAO+DE+FACCAO+CRIMINOSA+CONCORRERA+A+VAGA+NO+OSCAR.html
 
Não assisti, mas parece ser mais um filme sobre presídio, facção criminosa etc.
Parece que só temos mesmo filmes com esse tipo de assunto pra nos representar. :tedio:
 
É mesmo,parece que só fazemos esse tipo de filme.Cidade de Deus concorreu e eles estão achando a formula infalível.Que no conceito da academia,filme brasileiro bom,é aquele que fala da nossa realidade social, principalmente,se mostrar de como ela é desigual e injusta.
Não passou da hora de mudarmos um pouco esse tom,adorei quando eles indicaram o filme "Quando meus pais saíram de férias".Não ficou entre os cinco e daí ?
O importante é mostrar filmes com uma ótica diferente :sim:.
 
Só falo mal da indicação de "Quando meus pais saíram de férias" porque , putz, a atuação é péssima. Nunca iria disputar o oscar mesmo.

Eu nunca vi esse "Salve Geral", nem ouvi falar, por isso não falo nada. É típico, mostrar as desgraças brasileiras, acho que isso faz parte de nossa cultura. Mas talvez o filme seja bom... espero.
 
Não é à toa que o Brasil nunca ganha um Oscar. :hahano:
 
Palazo disse:
"O contador de histórias" é poético, porém não sei se vale um Oscar..

Ganhar não,mas incentiva os diretores a fazer filmes com novos pontos de vista sem receios que não seja"filmes de Oscar".
Como já disse,a impressão(que já não é a primeira)é que essa linha de pensamento está em voga no Ministério da Cultura :sim:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo