• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Organizando os livros

Existe um programa chamado BookBD2 que organiza toda sua lista de livros. É possivel colocar o nome do livro, autor, ano de publicação e vários outros dados. Além disso é possivel importar o seu catalogo da Librarything para o programa.

Funciona basicamente como um gerenciador da sua biblioteca particular.

Ao baixar o programa, é possivel usá-lo inclusive em portugues, apenas alterando a lingua em um dos menus.

E o melhor, é gratuito.

Para mais informações visite o site dos desenvolvedores: BookBD2

Site: http://www.spacejock.com/BookDB.html
 
Bem, aqui em casa a bagunça reina soberana... E como todos os livros que entram acabam invariavelmente no meu quarto e eu tenho que arrumar, geralmente sei onde estão. Mas o critério das prateleiras é o tamanho (altura) deles.
Porque eu tenho umas prateleiras na estante que são maiores que as outras. Tem uma em que só entra edições de bolso...

Mas haverá de chegar o dia em que terei que catalogá-los... Trabalho que farei com imenso prazer :dente:
 
Eu estou catalogando no MiniBiblio, vi a Anigel falando do programa em outro tópico e estou gostando. Nas prateleiras tenho uma divisão que eu mesma criei e dentro disso ordem alfabética por autor! Preciso de mais estantes ¬¬
 
Eu uma vez cataloguei os da minha mãe no excel. Hoje estou tentando catalogar no Skoob, mas ainda não dá (quem tiver contato com os desenvolvedores, peçam essa alteração na organização das estantes...)

E eu preciso de prateleiras... muitas
 
kika_FIL disse:
Eu uma vez cataloguei os da minha mãe no excel. Hoje estou tentando catalogar no Skoob, mas ainda não dá (quem tiver contato com os desenvolvedores, peçam essa alteração na organização das estantes...)

E eu preciso de prateleiras... muitas

Estamos na mesma, então!!! Até tenho minha velha planilha no excel... e tento ajeitar meus livros lá no Skoob, mas tá muito desorganizada minha estante! Se houvesse um modo de colocarmos nossos livros por gênero, já ficaria beeem melhor!

E meu quarto tá um caos!!! Meus livros estão entupindo as prateleiras que tenho lá!!
 
Eu to pensando em organizar eles depois que eu me mudar e comprar uma estante decente. Aqui em casa ficam numa prateleira em cima da cama, que ta ficando bem abarrotada. Os mangás já migraram pra um armário na sala pra liberarem espaço para mais livros.
 
Uma vez baixei o minibiblio, tava usando e de repente deu pau. Perdi tudo. Como foi no primeiro dia em que estava usando, perdi logo a paciência e desinstalei. Mas talvez tente de novo... atualmente tô usando o skoob(marcando lá como "tenho") mas não são todos os meus livros que estão lá...
 
Para quem quer catalogar seus livros, eu uso e recomendo o site LibraryThing. É possível classificar os livros usando quantas TAGs se quiser, seja por assunto, sub-assunto, sub-sub-assunto, ou qualquer outro critério.

Infelizmente, a versão gratuita do site só permite adicionar 200 livros, após o que a pessoa tem que pagar. Atualmente, o plano anual para o site custa US$10,00 e o plano para toda a vida custa US$25,00.

É possível, também, fazer a sua biblioteca pública, ou seja, visível para todos, ou privada, quando só você consegue ver seus livros. Como exemplo de biblioteca privada no site, está a de Elio Gaspari. Podemos ver que ele tem mais de 11 mil livros, mas não temos como saber quais.
 
Olá Anica, eu também montei meu catálogo de livros usando Excel, e utilizei as dicas desta matéria do site Baixaki para começar a organizar meus livros:

http://www.baixaki.com.br/info/1716-excel-saiba-como-organizar-suas-colecoes-de-cds-e-dvds.htm

O texto é sobre organizar CDs e DVDs, mas é só trocar os títulos como "Artista" e "Álbum" por "Título", "Autor", "Tradutor", "Editora" etc etc (eu uso 14 colunas!). A característica interessante é o uso dos filtros pra organizar a lista pela ordem do que vc quiser. Enfim, é bem básico, mas muito prático. Também pensei em usar um software de catálogo, mas pelo menos os que eu testei eu sempre implicava com alguma coisa (ou falta de alguma coisa). Ainda acho que uma planilha no Excel é o melhor método de organização de uma biblioteca pessoal, pois assim vc evita bugs, travamentos, perdas estranhas de backups e coisas do tipo, além de poder dar uma personalizada na planilha e dar seu toque pessoal.
 
Antes eu organizava por assunto: fantasia, vampiros, historia geral, clásicos, etc. Mas como minha estante está em lotação máxima está uma verdadeira zona! Preciso de uma estante nova comurgência!!!
 
Os meus livros estão pseudo-organizados. Separo os que li dos que não li, dentre eles junto os de mesmo tamanho e autor. E só. Já tentei fazer algo melhor, mas o cafofo dos meus livros embolorou e tive que trocar, daí ficou deste jeito mesmo.
 
cara os meus ficam no caos também...kkkkkkkkkk
mas deixo eles empilhados, não deixo atoa não, pois, se ficarem assim não vão durar muito, mas não tem ordem certa...
 
Báh desisti do MiniBiblio, deu pane de novo... afff deve ser sei lá a quarta vez que cadastro os livros... Agora estou usando um site chamado aNobii, gostei da plataforma e ele importa os teus livros para um arquivo tipo excell ou calc. estou gostando bastante, ainda estou nos livros infantis aqui de casa, muito livro ainda sem registro e tals, mas achei uma boas opção. Quem quiser conferir:

Minha estante
 
.Izze. disse:
To usando o MiniBiblio aos poucos e ainda não deu problema...

Báh Izze que bom eu desanimei mesmo depois de perder 4 vezes o cadastro, se fosse pouco livro vá lá mas sei lá são mais de 400... cansei. Tomara que não dê problema pra ti.

estrelinhas coloridas...
 
poxa... quando vcs falam ai que tem tanto livro que nem cabe em casa eu fico até com inveja... eu tenho tipo uns 50 livros e cabe tudo numa unica porta de guarda-roupa(meu guarda-roupa tem 4 portas!)
 
gabriel0894 disse:
poxa... quando vcs falam ai que tem tanto livro que nem cabe em casa eu fico até com inveja... eu tenho tipo uns 50 livros e cabe tudo numa unica porta de guarda-roupa(meu guarda-roupa tem 4 portas!)

Anne! disse:
Quem me dera ter tantos livros a ponto de ter que catalogá-los! Eu uso o skoob pra poder organizar, mas só.


Mas é bom começarem a pensar nisso mesmo com poucos exemplares que por sinal já configura uma biblioteca, porque quem é leitor tem tendência a sempre adquirir mais, e se deixa para quando tiver um volume maior é mais trabalho.


Ainda estou usando o aNobii, mas descobri um bug na importação da planilha, para quem usa windows e excell sem problemas ela vem com a confiuração certinha mas para quem usa outro sistema operacional e software (meu caso) dá erro nas configurações.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo