• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gripe Suína

Olá, galera batuta...

A menos que haja algum alien integrando a lista de membros do fórum, imagino que todos saibam o que é a gripe suína, o medo que está inspirando em muitas pessoas e coisas do gênero.

Suponho que a maioria de vocês tenham recebido e-mails sobre este assunto. Eu recebi um bem interessante que respondia a umas questões recorrentes e resolvi repassar por aqui. Mas, vejam bem, como não conhecia a fonte, pedi para minha professora de Microbiologia dar uma olhada no texto para mim e apontar alguns erros que porventura ele pudesse apresentar. Então, podem confiar no que vem a seguir, beleza?

Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

Torna o vírus inativo.
(um breve comentário: o álcool mais efetivo para fazer a desinfecção de superfícies não é, por incrível que pareça, o álcool 90 e sim o por volta do 50 - por motivos que não vem ao caso. :sim:)

Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos).

É fácil contagiar-se em aviões?

Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.


Como posso evitar contagiar-me?

Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

Qual é o período de incubação do vírus? (período de incubação: tempo durante o qual, apesar de a pessoa ter o vírus instalado no organismo, não apresenta sintomas fortes da doença)
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem rapidamente.

Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é grande.


De que forma o vírus entra no corpo? [\b]
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
Acredita-se que de aproximadamente 0%. [color](O fato de não saber com que frequência o vírus sofre mutações, faz com que não se possa ter certeza se a imunidade adquirida com um contato anterior continuará eficiente.)[/color]

Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos

O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais sensíveis, apesar de todas as pessoas serem suscetíveis.

É útil a máscara para cobrir a boca?
Se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho a atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, é relativamente eficaz.

Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios.

O vírus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.

Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais, mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não se sabe ao certo quais estragos podem acontecer no processo, já que é um vírus novo.

Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomando.

Serve para algo tomar antivirais antes dos sintomas?
Não serve para nada. SÓ TOME MEDICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA!

As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.

Uma gripe convencional forte pode se converter em gripe suína?
NÃO.

O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool.

O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.

Se estou vacinado contra a influenza estacional sou imune a este vírus?
Não, ainda não existe vacina para este vírus.

Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar as mãos muitas vezes ao dia.
(não só as que trabalham, vejam bem... ^^)

Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.


Bem, é isso. Qualquer coisa a mais, eu mando :sim:
 
Nossa, eu e minha amiga aqui no trabalho estavamos lendo hoje uma reportagem exatamente sobre isso. Agora está dando medo essa gripe, mais de 20 mortos! É preocupante. Eu não estava dando a mínima antes, pq falavam que a gripe normal mata mais que a suína, mas agora as coisas estão se invertendo. E eu que vivo gripada e nunca tomo nada para melhorar, muito menos injeção, vou ter que começar a me cuidar.
 
Olha, bem legal esse post seu!

Aqui em SC está um caos total, muita gente com medo e tudo mais. Todo dia passa alguma notícia no jornal local e dá medo por causa da proximidade com o Rio Grande do Sul e a Argentina.

Tipo, ontem veio um casal no hospital (aqui ao lado da clínica) com suspeita de gripe suína e já foi o suficiente para o medo se espalhar por todos os lados... até dispensaram as funcionárias grávidas!
 
Pois é... A situação está se complicando.

Mas o que importa é não se apavorar.
Não adianta de nada sair tomando remédios a torto e a direito quando no fim isso acaba (se for no mesmo esquema de doenças causadas por bactérias) favorecendo variedades mais resistentes do microrganismo.

Isso me faz lembrar daquele homem que durante aquele "surto" de febre amarela, morreu por ter tomado sei-lá-quantas vacinas ¬¬
Não que ele tenha sido o único a tomar mais de uma, claro...
 
Eu queria pegar essa gripe. Me garante 10 dias de férias e já me dá os anticorpos pra se um dia ela virar perigosa de verdade. E to falando sério, não é zuação não.
 
É isso mesmo, nada de se apavorar (a não ser que você seja do grupo de risco XD). O que devemos fazer, é tomar todas as precauções possíveis pra evitar a contaminação, visto que quem já se encontra com o sistema imunológico debilitado, deve sim ficar mais atento.
 
Ah , eu acho que nem ligo muuuuuuito pra isso , a hora que eu tiver que morrer , eu vou , independente de que !Pois é , mais isso já ta virandooo mania!Eu tava vendo agora a pouco no jornal , a vacina , só vai estar pronta lá pro meio de 2010:O
 
Fingolfin disse:
Eu queria pegar essa gripe. Me garante 10 dias de férias e já me dá os anticorpos pra se um dia ela virar perigosa de verdade. E to falando sério, não é zuação não.

Nossa...
Bem, encontrei isso aí... Sob um prisma mais prático ;)
[attachment=1558]
 
Fingolfin disse:
Eu queria pegar essa gripe. Me garante 10 dias de férias e já me dá os anticorpos pra se um dia ela virar perigosa de verdade. E to falando sério, não é zuação não.

Na verdade não dá os anticorpos não... Pois se ela se tornar perigosa, é porque o vírus sofreu mutação: a imunidade conferida já é inútil, ou ao menos não tão efetiva.

Mas sério, tem alarde demais com essa gripe. A taxa de transmissão é mais alta, mas a de mortalidade é igual a gripe normal. Lá no hospital que eu trabalho já tem três casos confirmados (e mais uns quinze suspeitos): um só em estado realmente grave, mas ele tem Lúpus, logo é imunodeprimido...
E, de qualquer modo, o tratamento é bem efetivo. Só é problema em imunodeprimidos (incluindo aí idosos, crianças, diabetes desconpensada, aids, doenças imunológicas, transplantados -nem todos com o mesmo grau de perigo) e pacientes renais (que, no caso de o quadro complicar, tem restrições quanto ao uso dos antivirais).
 
Eu li que não vai ter muito jeito... 1/3 das pessoas ainda vai pegar a tal Gripe... O problema de fato é a pneumonia que se agrava com o quadro gripal...

So children, tomem cuidado!
 
attachment.php


adorei :rofl:
 
hahahhahahahhahahhahahhahahahhaah ADOREI *-*

Acho que tem muito escândalo para essa gripe, aqui no brasil. Agora tem até disque-gripe pra você não ir nos hospitais.
E o povo também... O hospital lotado e um monte de gente que nem está passando mal vai pra lá, só porque acha que está com gripe. O que acontece é que vai acabar pegando...
 
Férias adiadas. Que "maravilha". E tudo por causa da Gripe A.
 
Não tô gostando de adiar as aulas, depois vou ter que repor na semana do saco cheio ou no meu Dezembro querido.
 
USP também adiou, início das aulas será em 17/08.
Mas também, tive que fazer reposição de aulas em julho devido à greve... ¬¬
 
Nossa, meu colégio é particular e acabou de colocar no site que só vai voltar as aulas dia 10 \o Só espero que minhas férias que ima começar na primeira semana de dezembro nao sejam prejudicadas ¬¬'
 
A minha faculdade adiou as aulas ontem, e só volta dia 10. Mas isso, é claro, é pra não levar processo caso alguém fique doente durante as atividades curriculares...
 
minha chefe me ligou avisando que as aulas na escola começam só dia 10 tb. eu só não entendi bem que diferença faz :think:
 
Bom tema.
Bem, aqui a coisa também está feia. Não se fala n'outra coisa, parece que o mundo parou por causa da tal da gripe. E agora estão com medo disso prejudicar o turismo na Espanha. A maioria dos alemãs viaja pra lá nas férias e tem um surto doido agora, todo mundo que volta de lá espirrando é posto de quarentena.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo