• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os piores clássicos que você já leu

A insustentável leveza do ser - o momento foi péssimo, mas pretendo o ler novamente.

Iracema: apesar de tê-lo lido inteiro, nunca, jamais, leria de novo. Acho que o li inteiro só para ter o sentimento de que ele não me derrotou.

Machado de Assis: tenho minhas reservas; considero um bom escritor (longe de ser o melhor brasileiro que, na minha modesta opinião, é Guimarães Rosa), mas "A mão e a luva" é simplesmente intragável.
 
As obras românticas brasileiras são quase todas um porre. O maior emblema é a Iracema, ô livrinho chato que dói. Sem contar a índia europeizada.
 
O Ateneu, de Raul Pompéia... muito ruim de ler, complicado demais, enfadonho... ficou complicado de passar do primeiro capítulo.
 
rocca disse:
A insustentável leveza do ser - o momento foi péssimo, mas pretendo o ler novamente.

Deus meu! Leia novamente..

Oseas disse:
O Ateneu, de Raul Pompéia... muito ruim de ler, complicado demais, enfadonho... ficou complicado de passar do primeiro capítulo.

O problema dO Ateneu é esse mesmo! É muito complicado, mas eu gosto!
 
Clarice Lispector - A Hora da Estrela. Foi o livro que me fez desistir da Leitura. Maldita Macabéia!!!!
 
Fingolfin disse:
Clarice Lispector - A Hora da Estrela. Foi o livro que me fez desistir da Leitura. Maldita Macabéia!!!!

Eu amo a Macabéa. Meu deus, que mulher fantástica! E isso é sério.
 
Bah, eu até gostei dA Hora da Estrela, mas a Macabéa é tão enervante que foi difícil de chegar até o fim ><
 
Liv disse:
Lethaargic disse:
Fernando Giacon disse:
Lethaargic disse:
Senhora, de José de Alencar. Juro que comecei a ler ignorando tudo que já tinha escutado de mal sobre o livro... na terceira página já estava com sono!
Dá uma chance pra esse livro Lethaargic! Ele é meio parado logo no começo, mas tenho certeza que tu vai gostar quando passar essa partezinha.

O problema é que eu LI inteiro! Apesar do sono e do desânimo, segui até o fim. Não teve jeito, Alencar é chatinho demais ):

Chatinho e contraditório. Aurélia começa linda e poderosa pra terminar daquele jeito. Uma bela porcaria!

Exaatamente! Aquele final é horroroso... na verdade o livro todo é, tão devagar que dá sono a cada parágrafo.

-

Poxa, não dá pra generalizar... literatura brasileira tem MUITA coisa boa! O problema que eu vejo em muita gente é o fato de estarem tão habituados à literatura estrangeira que acabam deixando a brasileira de lado. Eu mesma fiz isso por muito tempo. Aí fica aquela impressão de que só os livros escritos fora daqui são bons de verdade. Digo isso no geral, mas também serve para os clássicos. Acho que o problema maior é José de Alencar mesmo!
 
o cortiço, pelo menos pra mim, é um dos mais chatos q já li...acho q eu ñ sou mt do realismo/naturalismo.
um q eu sempre ouço críticas é memórias de um sargento de milícias.
 
Vários supostos" clássicos" brasileiros são enfiados goela abaixo no vestibular(vários deles postados nos últimos dias)Meu maior pavor é ser obrigada a ler Vidas Secas,uma bigorna que dizem,e não duvido,ser um dos mais chatos e dificeis de entender :pray:.
 
Eu li Vidas Secas com uns 14 anos... odiei. Depois fui obrigada a ler São Bernardo e parei na metade.

Mesmo que o livro seja bom, a obrigação acaba com o prazer da leitura... acho que todo mundo tem uma idéia de livro obrigatório = livro chato, então já começa a ler com birra... mas enfim, li Capitães da Areia pra escola na mesma época e adorei! Talvez o meu problema seja com o Graciliano Ramos mesmo ><
 
Ivvan ilitch disse:
Lolita, Moby Dyck,Dom casmurro Crime e Castigo,Guerra e Paz são livros decepcionantes? Do que esse pessoal gosta?

harry potter, crepúsculo, paulo coelho e por aí vai... algo contra?
 
Ivvan ilitch disse:
Lolita, Moby Dyck,Dom casmurro Crime e Castigo,Guerra e Paz são livros decepcionantes? Do que esse pessoal gosta?

A questão não é "do que o pessoal gosta", mas qual foi o contexto da leitura para ela ser decepcionante. A experiência de leitura é única, o texto que eu leio não é o mesmo que você lê porque depende de uma soma de fatores que dificilmente são idênticos de uma pessoa para outra. E de quando em quando uma expectativa muito grande é o único fator necessário para a decepção (senão o mais comum).
 
Pra mim foi Memórias póstumas, bem cansativo de ler, mas foi mais pela época que li, devia ter uns 14, 15 anos... Quero muito reler pra ver se acho a graça que todo mundo credita à obra !
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo