• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As dedicatórias mais legais

Anica

Usuário
Dedicatória invariavelmente é um treco meio bocó, o autor vai lá e escreve "Para fulana" e talz, e fica nisso. Mas algumas vezes um escritor mais criativo vem com algo completamente diferente, que chama sua atenção. Vamos compartilhar então algumas dedicatórias diferentes e interessantes aqui no Meia, certo?

Começo com Neil Gaiman, em Os Filhos de Anansi (tirei da edição americana, não sei se chegou na edição brasileira e como ficou a tradução):

"VOCÊ SABE COMO É. Você pega um livro, pula para a dedicatória, e descobre que, mais uma vez, o autor dedicou um livro para outra pessoa que não você.

Não dessa vez.

Porque nós não nos conhecemos ainda/nos conhecemos só de vista/somos loucos um pelo outro/não nos vemos há muito tempo/somos de alguma forma parentes/nunca nos conheceremos, mas iremos, acredito eu, apesar disso, pensar sempre com carinho um no outro...

Esse é para você.

Com você sabe o quê, e provavelmente sabe porquê."

:grinlove:
 
Não li o livro, mas ouvi falar da dedicatória. :D

Howl's Moving Castle- This one is for Stephen. The idea for this book was suggested by a boy in a school I was visiting, who asked me to write a book called The Moving Castle. I wrote down his name, and put it in such a safe place, that I have been unable to find it ever since. I would like to thank him very much.

é da... Diana Wynne Jones...
 
"For Colin Firth--You're a really great guy, but I'm married, so I think we should just be friends."

Shannon Hale's Austenland


hueheuheuheuehueheuehue
 
Adorei a dedicatória do Gaiman!!! :)



Eu já vi dois livros com a mesma dedicatória, o último que eu li foi "O estranho no ninho" que diz mais ou menos assim:

"Para x que disse que dragões não existiam e depois me levou até suas tocas".

Vi essa mes dedicatória da toca do dragão em outro livro, alguém sabe qual é?
 
"Minha querida Lucy,

Comecei a escrever esta história para você, sem lembrar-me de que as meninas crescem mais depressa do que os livros. Resultado: agora você está muito grande para ler contos de fadas; quando o livro estiver impresso e encadernado, mais crescida estará. Mas um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler histórias de fadas. Irá buscar este livro em alguma prateleira distante e sacudir-lhe o pó. Aí me dará sua opinião. É provável que, a essa altura, eu já esteja surdo demais para poder ouvi-la, ou velho demais para compreender o que você disser. Mas ainda serei o seu padrinho, muito amigo"

O leão, a feiticeira e o guarda-roupas do CS. Lewis


do original:
To Lucy Barfield
My Dear Lucy,

I wrote this story for you, but when I began it I had not realized that girls grow quicker than books. As a result you are already too old for fairy tales, and by the time it is printed and bound you will be older still. But some day you will be old enough to start reading fairy tales again. You can then take it down from some upper shelf, dust it, and tell me what you think of it. I shall probably be too deaf to hear, and too old to understand, a word you say, but I shall still be

your affectionate Godfather,
C.S. Lewis
 
Eu adoro essa dedicatoria do C.S. Lewis!

Essa também é muito fofa: :sim:

À Leon Werth

Peço perdão às crianças por dedicar esse livro a uma pessoa grande. Tenho uma desculpa seria: essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo, tenho uma outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança. Tenho ainda uma terceira: essa pessoa grande mora na frança, e ela tem fome e frio.
Ela precisa de consolo, se todas as desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi, todas as pessoas grandes foram um dia crianças (mas poucas se lembram disso). Corrijo, portanto, a dedicatória.

À Leon Werth
Quando ele era pequeno

(Dedicatória do livro O Pequeno Príncipe)
 
Nossa, que fantástica dedicatória. :D

''Em agradecimento aos meus pais que me permitiram sonhar, e na expectativa dos sonhos que meus filhos terão."
A Lição Final - Randy Pausch
 
A dedicatória mais "assim" que conheço é do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machadão:

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas
 
Adoro essa dedicatória, Tauil. Acho que, até hoje, é a melhor que eu conheço.
Enfim, gosto das dedicatórias de Desventuras em Série:

Volume Um: Mau Começo:
Para Beatrice -
querida, adorada, morta.


Volume Dois: A Sala dos Répteis
Para Beatrice -
Meu amor por você viverá para sempre.
Você não teve a mesma sorte.


Volume Quatro: Serraria Baixo-Astral
Meu amor voou como uma borboleta
Até a morte pousar como um morcego.
Como disse a poeta Emma Montana McElroy:
"Aí acabou-se a história".


Volume Cinco: Inferno no Colégio Interno
Para Beatrice -
Você estará sempre no meu coração,
na minha memória
e no seu túmulo.


Volume Onze: A Gruta Gorgônea
Para Beatrice -
Mulheres mortas não contam histórias.
Homens tristes a escrevem
.
 
Algumas dedicatórias interessantes....

Viajando com o Cérebro de Einstein - Carolyn Abraham

"Para meus pais, Dudley e Thelma Abraham, que alimentaram cérebro e coração, e para Stephen Rouse, que cuida muito bem de ambos."


Coração de Tinta - Cornelia Funke

"Para Anna, que até mesmo deixou de lado O Senhor dos Anéis para ler este livro (O que mais se pode querer de uma filha?)
E para Elinor, que me emprestou seu nome, embora eu não precisasse dele para uma rainha élfica."
 
Tauil disse:
A dedicatória mais "assim" que conheço é do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machadão:

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas

Definitivamente a dedicatória mais legal de todas. :sim:
 
Livro: Jogo do Namoro de Danielle Steel

Àquelas que estão procurando, às que procuraram, às que encotraram - estas incríveis sortudas! E especialmente, com grande afeição e respeito, àquelas que passaram com esforço por esse processo antinatural, e não só sobreviveram com mentes e corações intactos, mas conseguiram encontrar a agulha no palheiro, e conquistar o prêmio!
Escalar o Everest é mais fácil, e certamente menos perigoso e desesperador.
E a todas as minhas amigas, que tentaram com ou sem perícia encontrar o homem perfeito pra mim, em outras palavras, alguém pelo menos tão estranho quanto eu.
A vocês que me arrumaram encontros às escuras, que me darão algo do qual poderei rir quando estiver velha, eu – quase! – as perdôo.
E, sobretudo, aos meus maravilhosos filhos, que assistiram e compartilharam, me amaram e me apoiaram com humor, encorajamento, e uma paciência infinita. Pelo seu amor e apoio eterno, sou profundamente grata.

Com todo o amor,
d.s.
 
as do terry pratchett em sua série discworld:

direitos iguais,rituais iguais

"Obrigado ao Neil Gaiman, que nos emprestou o último exemplar restante do Liber Paginarum Fulvarum, e um grande abraço para os garotos do H.P. Lovecraft Holiday Fun Club.

Gostaria de deixar bem claro que este livro não é maluco. Somente tolos personagens ruivos de comédias dos anos 50 são malucos.

Não, também não macaqueia nada nem ninguém."

guardas! guardas!

"Eles podem ser chamados de Guaarda Palaciana, Guarda Municipal ou Patrulha. Qualquer que seja o nome, seu propósito em todas as obras de fantasia épica é um só: por volta do Capítulo Três (ou depois dos primeiros dez minutos de filme) entrar correndo numa sala, atacar o herói, um de cada vez, e ser massacrados. Ninguém jamais pergunta se era isso o que eles queriam.

Este livro é dedicado a esses grandes homens.

E também a Mike Harrison, Mary Gentle, Neil Gaiman e todos os outros que me auxiliaram e riram da idéia do espaço-L. É uma pena que não tenhamos usado o Livor de Bolso de Schrödinger..."

quando as bruxas viajam

"Dedicado a todas as pessoas - e por que não? - que, após a publicação de Estranhas Irmãs, entupiram o autor de versões para a letra de 'A Canção do Porco-Espinho'.

Ai de mim..."
 
Tauil disse:
A dedicatória mais "assim" que conheço é do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machadão:

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas

Hehe, AMO essa do fundo da minha alma...Machado é "o cara"...
 
n'o iluminado de stephen king, ele abre o livro com a dedicatória "to joe hill king, who shines on"

ah, essa eu achei legal pq pensei em qtos anos o joe hill tinha quando foi escrito (5 anos) e o que ele escreve hoje em dia (horror, como o pai) e talz... enfim, bacana.
 
(Shameless plug)
Gosto mais mesmo da que escrevi para meu WIP de poesia, Ofensas em Oferendas:


À minha ex-mulher, demente e acabada
Ofereço esta humilde dedicatória
Registro vil de tão linda história
Para boi dormir que coração arrebatava.

...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo