• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Franz Kafka

Anica

Usuário
[align=justify]Franz Kafka (língua tcheca: František Kafka)(Praga, 3 de julho de 1883 - Klosterneuburg, 3 de junho de 1924) foi um dos maiores escritores de ficção da Língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (agora República Tcheca). O corpo de obras suas escritas— a maioria incompleta e publicadas postumamente— destacam-se entre as mais influentes da Literatura ocidental.

Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915), e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retratam indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.[/align]

Mais sobre Kafka -> http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka

***

Não tínhamos um tópico só sobre o autor aqui, e eu queria compartilhar com vocês esse quiz que saiu no UOL sobre ele, hehe. Então, tópico criado e segue o link para o teste http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=5638
 
Eu só li "A Metamorfose" dele.
Lembro que fiquei dias e dias com aquela história do infeliz do Gregor Sansa (acho que é esse o nome) na cabeça.
O mais incrível de tudo é que a história, logo na primeira frase, já mostra o drama do personagem, algo tipo: "naquela manhã. Gregor Sansa acordou e se viu transformado num imenso inseto".
Eu já tinha lido histórias assim digamos, fantásticas (tipo "Alice no País das Maravilhas") mas uma tão cruel e angustiante como essa nunca tinha lido e nunca li outra parecida.

P.S.: Confirmei o nome no quiz da UOL: é Gregor Samsa mesmo, mas com M. :sim:
 
Kafka é genial. Estou apaixonado por O Processo desde que li ele, há uns 6 meses atrás (e já reli duas vezes desde então). É engraçado, perturbador e infinitamente mais criativo que tudo que eu já li.

E a frase inicial de A Metamorfose, em alemão, é extremamente sonora e ao mesmo tempo seca e direta. Um dos melhores inícios de livro. Espero o dia em que eu consiga ler Kafka no original (sonhar é de graça...)!


É pena que eu só tenha lido dois livros dele. Talvez pq minha mãe sempre me disse que ele era um autor chato, bobo, sem sentido (ela odeia Kafka), eu tenha demorado muito para pegar um livro do cara. Me arrependo =P.

Próximo da lista para ser lido: o castelo =)
 
"Você acertou 6 respostas e errou 0.
Fã de Kafka, heim? Parabéns. Não é exatamente fácil ler aqueles livros."


Só li A Metamorfose e O Veredicto, gostei mais do último. Confesso que Kafka não me cativou tanto quando eu achava que o fizesse, portanto acho que permaneço na indiferença. Preciso reler os livros e ler O Processo (comprei meses atrás, mas era uma edição terrivelmente traduzida da Martin Claret, desisti), O Castelo, Carta ao Pai, entre outros, antes de formular uma opinião definitiva e concreta.
 
Reli Kafka recentemente, e percebo que minha primeira leitura de A Metamorfose foi mais marcante. Quero ler O Processo e tentar conhecer mais acerca de sua obra para dar um veredicto melhor, atualmente concordo mais com a N.
 
Li "Um artista da fome" e abandonei "A metamorfose" esse ano. Preciso dizer que não me cativou em nada, não sei se a tradução é que é muito difícil ou se ele escrevia assim mesmo.
 
Engraçado que a primeira vez que eu li O Processo pensei que o livro era uma merda. Uns dias atrás resolvi ler de novo e achei que foi um dos melhores livros que já coloquei meus olhos. Kafka, independente do livro, tem que ser lido com a maior calma possível e sempre com a cabeça aberta. Já li A Metamorfose e O Processo, agora quero comprar Carta ao pai e O Castelo.
 
Quando eu li A Metamorfose eu achei mto bom, rápido e direto. O Processo achei q fosse ser chato por ser uma narrativa mais pesada, mas gostie tbm
 
Eu li O processo, A Metamorfose e O Veredicto e gente do céu, o que é esse escritor!!! Ele mexeu comigo de uma maneira que eu simplesmente não sei explicar. Impressionante, e eu não dava 10 reais por ele. Estou impressionada, quero agora ler os outros livros deste homem. Imagina a cabeça dele, como ele se sentia ... nossa, outra visão de mundo. Fantástico.
 
Sabe o que é pior, Nanda? Vi muitas pessoas falando que a tradução de Kafka não é lá essas coisas. Parece que há um ou dois especialistas no Brasil.
 
Pips disse:
Sabe o que é pior, Nanda? Vi muitas pessoas falando que a tradução de Kafka não é lá essas coisas. Parece que há um ou dois especialistas no Brasil.

Putz, é uma pena, impressionante como esses grandes escritores são mal traduzidos aqui. Mas será que tá tão ruim assim ou esses especialistas que são exigentes demais?
De qquer maneira, se os livros já mexeram comigo com uma possível tradução ruim, imagina numa tradução boa!
 
Nanda disse:
Eu li O processo, A Metamorfose e O Veredicto e gente do céu, o que é esse escritor!!! Ele mexeu comigo de uma maneira que eu simplesmente não sei explicar. Impressionante, e eu não dava 10 reais por ele. Estou impressionada, quero agora ler os outros livros deste homem. Imagina a cabeça dele, como ele se sentia ... nossa, outra visão de mundo. Fantástico.

experimenta ler von kleist, q era um dos escritores favoritos do kafka.
 
Uma coisa que me mostraram no Kafka foi o fato dele não desenvolver bem os personagem secundários das tramas. Em O Processo, duas personagens são tão simples que parecem irreais, seriam os dois "amores" Josef K. E n'A Metamorfose tem os pais do personagem principal, cujo não lembro o nome agora, que carecem de uma descrição melhor. Agora, gostaria de ler os contos para ver se acontece a mesma coisa.
 
breno, experimenta ler esta hq q vai te mostrar q os secundários ñ eram tão superficiais qto parecem.
 
Gente, li a Metamorfose em horas. Confesso que é uma história bem marcante. Realmente, ele ñ fica embromando no começo, é direto.

e a forma como a familia o despresa por sua aparência sem pensar em seus sentimentos, depois o ferem, e a morte triste que tem e ninguém se importa, eu senti vontade de chorar. Mesmo agora relembrando a historia me bate uma tristeza.

Gostei tanto do livro que agora vou procurar outros do autor.
 
Não gostei de "A Metamorfose", mas "O Processo" é fantástico. Ainda assim, Kafka dificilmente irá figurar entre meus escritores favoritos, não tenho a mínima vontade de ler mais nada dele. De qualquer forma, a influência do rapaz é inegável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo