• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós

  • Criador do tópico Liv
  • Data de Criação
L

Liv

Visitante
O Crime do Padre Amaro é uma das obras do escritor português Eça de Queirós mais difundidas por todo o mundo. Trata-se de uma obra polémica, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal.

Esta obra é mais um documento humano e social do país e da sua época escrito com a mestria de Eça de Queirós. É também a primeira realização artística do realismo português.

Eça de Queirós terá aproveitado o facto de ser nomeado administrador do concelho de Leiria para aí durante seis meses, conhecer e estudar aquele que seria o cenário de O Crime do Padre Amaro, uma obra que mais de cem anos depois mantém o interesse de diferentes gerações.

Daqui, ó! :g:

***

Do Eça, eu só li Os Maias e achei bem bacana. E quanto ao Crime do Padre Amaro? É legal também? Aliás, tem um filme brasileiro adaptado desse livro, né?
 
Liv, esse foi o primeiro livro de Literatura que eu li! Eu gostei muito!! Mas não sei o que eu acharia agora.Na minha opinião vale a pena ser lido!

Tem um filme sim, mas acho que não é brasileiro_O Primo Brasílio é brasileiro, o Fábio Assunção que faz o papel do Brasíslio.
 
Liv, "O Crime do Padre Amaro" foi a primeira obra de Eça que li.

É realmente genial, diria até avançado demais para a época em sua crítica a Igreja. Eça é especialista em desnudar os defeitos, manias e transgressões de seus personagens.

É uma obra para ser "absorvida" com calma. De narrativa lenta, tudo é descrito com minúcias, e os eventos ocorrem sem sobressaltos.

Se você gostou de os "Maias", vai certamente apreciar o "Crime do Padre Amaro".

Boa leitura!
 
Gostei tanto d'O Crime do Padre Amaro que até fiquei com uma tara por padres... =X

Enfim, faz um tempinho que li o livro, e achei ele ótimo, muito bom mesmo. É o que o sammy disse aí em cima, é bem avançado pra época.

E o filme, se não me engano, é mexicano, adaptado pros dias atuais (o pároco tem que dar uma granhinha pros traficantes). E quem faz o papel do Amaro??? Gael Garcia Bernal. *-*
 
Esse foi um dos livros que eu não consegui acabar de ler... Achei meio forçado, não consegui "comprar" a história... Não entendi, mesmo, o desespero do padre Amaro. Para mim, ficou muito na cara que aquele medo da opinião pública aconteceu só para o Eça poder escrever o livro. Não comprei. E sou cabeça dura =P.

Para os que gostaram de O Crime do Padre Amaro, já leram La faute de l'abbé Mouret, do Zola?
Nesse caso, achei o francês infinitamente superior.
Ao contrário do que acontece com "O Primo Basílio" e "Madame Bovary" em que o português é bem mais elaborado (edit: não sei porque, mas não engulo o romance do Flaubert...)

Mas falar mal de Eça é meio impossível, porque ele escreve MUITO BEM. As minhas críticas se resumem à história, que não gostei. O estilo, as frases, o domínio dos adjetivos... Eça é um gênio.

Das obras dele, prefiro as mais novas, escritas no fim da vida. Cidade e as Serras é ÓTIMO.
 
Mais um dos livros da minha vida. Acho esse livro excelente. Com uma história envolvente, ácida, anti-clerical... Demais! Eça era um grande crítico da igreja e da sociedade portuguesa de sua época. O cara era um gênio!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo