• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boas biografias

Eu já li/estou lendo duas ... muito interessantes... Tô curtindo muito!
A vida até parece uma festa, dos Titãs
(fiquei muito satisfeito em ler sobre o colégio onde estudo (colégio equipe), documentado, além de coisas de amigos de meus pais (que também estudaram lá) e tudoz sei lá... é legal ler um livro sobre coisas vivas que acontecem perto de nós... é como se eu estivesse lá... :P 8-))
Uma Mente Brilhante, do John Nash
(um matemático esquisofrênico mto bom, a biografia é mto bem feita e rendeu um filme mto lindo com o mesmo nome... leiam o livro, assistam o filme)
 
hmmm..
eu ouvi falar muito bem de um livro chamado Musashi... sei lá como se escreve o nome desse camarada, mas eu acho que é assim.. parece que é ótimo!
to doido pra ler!
 
Ogden disse:
hmmm..
eu ouvi falar muito bem de um livro chamado Musashi... sei lá como se escreve o nome desse camarada, mas eu acho que é assim.. parece que é ótimo!
to doido pra ler!

Musashi não é bem uma biografia...
É a história do, tipo, "maior espadachim ronin" do Japão feudal ... uma coisa do tipo. Foi publicado originalmente por capítulos (dãã), tipo, semanais, no Japão, século retrasado, se não me engano. O livro é grande pacas! São dois volumes de mil e tantas páginas ...
Mas a narração e tudo é muito boa!

(Quem preferir, pode ler também o mangá Vagabond da Conrad, que é a mesma história :wink: )
 
:eek:
O brilho de sua luz
Olga
Eu, Christiane F., treze anos, drogada, prostituida...
 
Viviane disse:
o último livro que eu li, era
canto dos malditos, de austregésilo carrano bueno.
e ele conta uma parte de sua vida.
eh uma história bem interessante.....

Esse livro é aquele que serviu de base pro filme "Bicho de sete cabeças"?

Se for eu quero muito lê-lo, achei o filme ótimo e o livro deve ser melhor ainda.

Mas, em relação ao tópico... Eu já li "O diário de Slata". É uma garoto que viveu no meio da guerra da bósnia, ela devia ter uns 13 anos se não me falhe a memória.

Não me lembro agora de ter lido mais nenhuma, mas eu sei que vou ler uma. Aquele livro "Depois daquela viagem" da Valéria alguma coisa. É a história dela depois que ela contraiu o vírus do HIV.
 
Musashi é sim um tipo de biografia, meio exagerada mas é, já que o Miyamoto Musashi realmente existiu e até escreveu um livro.

O livro é grande, são dois volumes de mais de 900 pgs. mas vale a pena, é realmente bom ( a história de vagabond não é bem igual a do livro).
 
Myamoto Musashi disse:
Musashi é sim um tipo de biografia, meio exagerada mas é, já que o Miyamoto Musashi realmente existiu e até escreveu um livro.

O livro é grande, são dois volumes de mais de 900 pgs. mas vale a pena, é realmente bom ( a história de vagabond não é bem igual a do livro).

Eu acho que, sendo narrado de modo ficcionário, não é muito bem uma biografia ....
Tipo, se pelo menos tivesse sido escrito pelo próprio, seria uma auto-biografia, mas ... sei lá... :tsc:
 
Re: biografias!!!!!!!!!!!!

Hemidal disse:
:confuso: Estou a procura de uma boa biografia!Por favor me indiquem! :eek:

Hummm primeiro fala sobre o que você teria interesse de ler né? :roll:
 
:idea: Eu já li "Olga", "O Diário de Anne Frank" e "As Seis Mulheres de Henrique VIII". Ganhei de presente os dois volumes da Biografia de Moisés ("Um Príncipe Sem Coroa" e "O Profeta Fundador") e pretendo ler assim que tiver um tempinho, mas já dei uma lidinha nos três primeiros capítulos do primeiro livro e gostei bastante. 8-)
 
Deixa eu perguntar uma coisa...A série Crônicas de Rei Arthur composta pelos livros: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e o recém-lançado Excalibur, são eio que uma biografia do Rei Arthur ?! :o?:
 
Quisito disse:
Deixa eu perguntar uma coisa...A série Crônicas de Rei Arthur composta pelos livros: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e o recém-lançado Excalibur, são eio que uma biografia do Rei Arthur ?! :o?:

Não. :|

do Houaiss:
(...)
6. Gênero literário cujo objeto é o relato da aventura biográfica de uma pessoa ou de uma personagem
 
Tenho q indicar uma biografia q terminei agora Noites Tropicais do Nelson Motta. Pra quem gosta de MPB, Rock Nacional e outros afins vai ficar deliciado com o relato da vida musical dele! Não sabia o quanto ele tinha sido importante pra musica no país.
 
Faz uns bons anos que no campo da História a produção de biografias esta em alta. Para os interessados eu aconselho por exemplo O retorno de Martin Guerre, de Nathalie Zemon Davis, ou São Luíz, escrita por Jacques Le Goff.

Esses livros, entre outros, são verdadeiramente históricos e extremamente agradaveis de se ler. Altamente recomendaveis.
 
Quisito escreveu:
Deixa eu perguntar uma coisa...A série Crônicas de Rei Arthur composta pelos livros: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e o recém-lançado Excalibur, são eio que uma biografia do Rei Arthur ?!


Não.


:o?: Romances históricos não podem ser considerados biografias? :o?: Se for assim os livros que eu vou começar a ler sobre a vida de Moisés não contam... Uma pena, porque acho que de certa forma romances históricos são biografias...

A história é um romance que aconteceu
Ed. e J. de Goucourt
 
Acho que algumas biografias podem ser consideradas romances históricos, como Olga, mas decididamente nem todo romance histórico é uma biografia, pois dramatiza demais o personagem, já é meio q ficção.

Já leram a biografia do Gandhi, daquela coleção O Pensamento Vivo de ..., é ótima, apesar de não ser bem uma biografia também.
 
Eu li nas férias "Furacão Elis",que é a biografia de uma das minhas cantoras favoritas, a Elis Regina. Interessante. quero ver se nas férias eu leio a da Bille Holyday, uma cantora de jazz das antigas. E também gostaria de ler a biografia do Kurt Cobain.
 
E também gostaria de ler a biografia do Kurt Cobain.


É bem legal, eu não li até o fim, mas vale a pena, só não terminei pq apareceram livro mais importante pra eu ler antes! :|
 
Fuçando nos arquivos do fórum, achei esse tópico bem legal, e resolvi ressussitá-lo...

Gosto de biografias, apesar de ter lido pouquíssimas. A que mais gostei foi a de Maria Callas, chamada "Callas: a mulher por trás do mito", de Arianna Stassinopoulos Huffington. Muito bonita, escrita com muita sensibilidade...

O próximo passo é arranjar algum $$$ para comprar "Furacão Elis", da Elis Regina e uma da Judy Garland que vi há algum tempo numa livraria... apesar de já conhecer a vida das duas, é bom ler a visão de outros sobre essas personalidades (que eu tanto adoro)!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo