• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maus - Art Spiegelman

Anica

Usuário
Antes de mais nada, vou logo avisando que eu não tenho muita paciência com filmes, documentários e o que for sobre a Segunda Guerra Mundial, muito menos se cai naquele blablabla do Holocausto. Perdi a paciência com isso, porque é sempre tudo igual, e é sempre MUITO raro alguém “contar a história” de um jeito diferente.

Então por que diabos eu gosto de Maus, do Art Spiegelman, ao ponto de ficar lendo em qualquer segundinho que sobra? Porque, afinal de contas, Maus é sobre o Holocausto, então em teoria não tem nada que eu já não tenha visto antes, não é mesmo? Não, não é. Maus é genial.

A foi publicada entre 1980 e 1991 em uma revista udigrúdi chamada Raw e ganhou pencas de prêmios. Mas não são os prêmios que justificam a genialidade da coisa, não é? É COMO Art conta a história de seus pais que não só encanta, mas comove. Vladek e Anja eram poloneses judeus que conseguiram sobreviver aos horrores do domínio nazista e, chegando nos Estados Unidos, tiveram uma chance de recomeçar (é aí que nasce o Art).

Aí você diz “Mas pombas, Anica! Parece com as coisas que já vi por aí!”. Confie, não tem nada a ver. O Spiegelman intercala momentos nos quais está entrevistando o pai com as histórias que o pai contou, assim nós temos uma idéia não só do que aconteceu mas do que ainda acontecia - todas as marcas que ficaram na pessoa depois de uma guerra.

Muito embora a história tem um quê de ‘fábula’ (os judeus são retratados como ratos, os nazistas como gatos, poloneses como porcos, etc), ela não é “açucarada”. A verdade está ali, nua e crua, em todos os seus detalhes. Tem momentos como a parte dos enforcados da rua Modrzejowska que são realmente tocantes, ainda mais quando voltamos para Vladek contando a história para Art, diz que “sai lágrima até do olho morto” dele, ao lembrar.

É realmente sensacional. Um daqueles trabalhos para esfregar na cara de quem diz que HQ não é arte, sério. Inclusive na do próprio Vladek, hehe.
 
RE: Maus

Pois é Ana,eu,ao contrário de você,sou fascinado por tudo que é relacionado a Segunda Guerra.Devoro qualquer coisa que apareça sobre o tema.

Esta obra ainda não conhecia,parece ser muito bom mesmo.Valeu mesmo pela indicação.
E quanto ao formato,como foi lançado?Em um único volume?Será que é relativamente fácil de se encontrar por aí?
 
RE: Maus

Sim, é volume único (pelo menos a edição recente que saiu). E é fácil de achar, o problema é que o valor varia muito de um lugar para outro. Fui dar uma olhada no buscapé e está de 29 reais até 41 a faixa de preço, sendo 29 na FNAC -> http://www.fnac.com.br/product.aspx?idProduct=8535906282&partner=buscape_produto&res=1024 esse vale a pena ter :D
 
RE: Maus

Maus é fantástico! Até para pessoas que não curtem muito quadrinhos, a história envolve! Comprei para meu irmão de presente de aniversário, e ele (que não é muito quadrinheiro) curtiu muito!

O que eu mais gosto de Maus é essa semelhança com a Graphic Novel e o jornalismo em quadrinhos... Afinal, mais do que gatos e ratos, a história aconteceu e foi baseada nos fatos narrados pelo pai (como a Anica falou)... Saber disso, choca ainda mais, afinal, quadrinhos são tratados como algo tão fantasioso (e infantil) por algumas pessoas, que as vezes não vemos o potencial que elas tem em retratar fatos que não estão ao nosso alcance visual, mas que estão na memória de alguém ou de um povo...

Eu apoio os livros reportagens em quadrinhos :) e acho Maus um belo exemplar :)
 
RE: Maus

Acabei de ler ontem, e foi extremamente triste. Cruel e belo. Cruel no sentido de mostar a realidade do Holocausto em detalhes. Belo pela forma como é contada a história, pelas metáforas bem construídas e quando fala da luta pela sobrevivência frente as maiores e piores dificuldades.
Obra prima mesmo.
 
RE: Maus

Porra, nem sabia da existência dele, vou procurar a partir de agora, se bem que o mercado literário de Hq´s em salvador é uma merda.

Joy - a parte dos enforcados da rua Modrzejowska - vc gravou esse nome ou deve q ver na Hq como escrever ? =]
 
RE: Maus

Eu sou fascinado pela Segunda Guerra, Primeira :uhu:!!! Eu acho que eu iria gostar...pq é mto dificil eu não gostar, praticamente tdo o q eh das guerras me interessa, é uma boa dica de verdade!!! ^^
 
RE: Maus

Falei o quê!!! até agora nada de maus nem de bons aqui em SSA.

ôÔÔ, aqui!! em salvador!!! a cidade do axé a a cidade do horror!!!
 
RE: Maus

Cabal disse:
Falei o quê!!! até agora nada de maus nem de bons aqui em SSA.

ôÔÔ, aqui!! em salvador!!! a cidade do axé a a cidade do horror!!!

Tem para baixar na net :mrpurple:
 
RE: Maus

Ronzi disse:
Cabal disse:
Falei o quê!!! até agora nada de maus nem de bons aqui em SSA.

ôÔÔ, aqui!! em salvador!!! a cidade do axé a a cidade do horror!!!

Tem para baixar na net :mrpurple:

Aonde? como? com quem e quando ?
é muito grande? tem como mandar por emelho?
hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ?
 
RE: Maus

Cabal disse:
Ronzi disse:
Cabal disse:
Falei o quê!!! até agora nada de maus nem de bons aqui em SSA.

ôÔÔ, aqui!! em salvador!!! a cidade do axé a a cidade do horror!!!

Tem para baixar na net :mrpurple:

Aonde? como? com quem e quando ?
é muito grande? tem como mandar por emelho?
hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ? hein ?


Em algum lugar -> http://rapaduradoeudes.blogspot.com/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo