• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bactérias alquimistas transformam composto sem valor econômico em ouro 24 quilates.

Gorthol

Lacho calad! Drego morn!
7203307305162145.jpg

De acordo com uma notícia publicada pelo site Science Daily, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan descobriu que as bactérias da espécie Cupriavidus metallidurans possuem poderes “alquímicos”, sendo capazes de transformar o cloreto de ouro — que apresenta a forma líquida — em um sólido de 24 quilates.
Segundo a publicação, o cloreto de ouro é uma substância extremamente tóxica encontrada na natureza que não possui nenhum valor econômico. Contudo, através de um processo conhecido como alquimia microbiana, os pesquisadores conseguiram transformar esse composto no cobiçado metal precioso, graças à ação de bactérias.
Fonte: Tecmundo

______________________________
Será que chegou a hora da industrialização e consequente desmistificação do ouro?
 
Última edição:
Achei muito interessante esta matéria, mas sou retardado de leigo.
Desconheço a proporção deste composto na natureza e também não sei se a tecnologia utilizada seria viável ao ponto de trazer alguma mudança a nível de mercado financeiro.
Vamos ver como isto se desenrola.
 
Última edição:
Uia, minha estátua de ouro vai sair mais barato. ^_^

E isso vai bagunçar a economia anyway...

By Raphael S
Golden City
 
Se isso for bem verdadeiro seria muito bom pra nossa Amazônia, pois tenho muito ódio de garimpeiro do tipo mal-carater que fica desmatando a floresta, que não tem dó de envenenar nossos rios com mercúrio e se necessário matando até indio inocente em busca do precioso metal já que eles invadem sem nenhuma permissão o território deles e fazem um estrago imenso por alguns gramas de ouro.
 
Última edição:
alguém sabe a viabilidade de produção sustentável de cloreto de ouro? pq ouro é um material extremamente eficiente que tem muitas aplicações.
 
Quimica não é a minha área, mas agora "puxando sardinha" pra minha torço muito também que ocorra algo assim com a prata, já que é o metal que em temperatura ambiente melhor conduz eletricidade e no quesito aplicações na eletro-eletrônica o ouro fica atrás dela e até do cobre inclusive. Então nessa área o ouro não é tão vantajoso como muitos imaginam, mas ficam outras onde seu emprego é bem interesante.
 
Vivendo e aprendendo. primeira vez que ouvi falar em cloreto de ouro

Todos os metais tem seus "sais" e cloreto de ouro, cianeto de prata, sulfato de níquel, sulfato de cobre até onde eu sei sempre foram largamente usados mas somente pra banhos de douração, prateação, niquelação e cobreação para criar uma capa e com o folheamento parecer que é feito de outro metal.

Só que quem quiser brincar de experimentos deve ter cuidado pois muitas dessas substâncias são tóxicas.
 
(...)
Interesses econômicos

Com a cotação do ouro no seu pico histórico, a demonstração fez brilhar também os olhos de alguns homo economicus.

Infelizmente o processo não é eficiente o bastante para virar uma fábrica real.

Outras equipes estão usando a biologia sintética para fazer alterações genéticas nas bactérias, de forma que elas se concentrem menos no show e mais no trabalho, produzindo mais ouro, assim como outros metais.
(...)

Fonte: Inovação Tecnológica (Trecho do link colado pelo Conan)​

______________________
Edit:
Não tem como negar que isto desperta a curiosidade e a imaginação.
Okay! Hoje em dia a utilização desta bactéria não é viável em processos industriais. Mas e se...
 
Última edição:
Sei lá, toda vez que ouço falar de alteração genética, ainda mais em bactérias, automaticamente eu penso em fim do mundo.

By Raphael S
Zombie Rihanna
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo