• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal quem é mais velho?

The Complete Guide to Middle-Earth, por Robert Foster:

"...Os ents acordaram ao mesmo tempo que os elfos; os Eldar os deram o desejo de falar e os ensinaram Quenya e Sindarin..." [Pg. 123]

Enquanto isso, Tom falava que era "o Mais Velho", e que estava aqui antes de qualquer outro ser.

Portanto, acredito que Tom B. seja sim mais velho.
 
Sera q o Tom B. eh um Valar e Fruta d'ouro eh uma Valier , q queriaum descanso e se esvondeiraum ou algo paresido??????

Pode ser pois se ele for um Valar ele realmente pode ter sido o primeiro ( ou um dos primeiros ou estar entre os primeiros) a chegar em Arda :?
 
Sam_Gamgi disse:
Sera q o Tom B. eh um Valar e Fruta d'ouro eh uma Valier , q queriaum descanso e se esvondeiraum ou algo paresido??????

Pode ser pois se ele for um Valar ele realmente pode ter sido o primeiro ( ou um dos primeiros ou estar entre os primeiros) a chegar em Arda :?

Se não me engano, nas cartas Tolkien diz que Tom Bombadil não era nem Eru nem Vala. (mas ele não falou nada sobre os maiar...hehehe)

Sinceramente, eu prefiro a teoria que Tom era um dos ainur(nem Vala, nem Maia) que entrou em Arda(como Ungoliant fez também).
 
Eu TB pensei nesta possibilidade dele ser um Ainur .............. mas oq acontece eh q eu naum intendo direito estas histórias de Valar , Ainur , etc , pq eu soh li aquelas 2 histórinhas do começo do Silmarilion ( ainda )!!!!!!!!! :oops: :oops: :oops: :oops:
 
Sam_Gamgi disse:
Pode ser pois se ele for um Valar ele realmente pode ter sido o primeiro ( ou um dos primeiros ou estar entre os primeiros) a chegar em Arda :?

Se ele fosse o primeiro Vala a chegar em Arda, então ele seria Melkor...
 
nas cartas Tolkien diz que Tom Bombadil não era nem Eru nem Vala

Não, Tolkien apenas nega que Tom era Eru. No resto, ele deixou p/ os fans dele discurtir. :D

Pessoalmente, eu acho que Tom era mais velho do que Bárbavore, só olhar o diálogo dele com Frodo p/ se entender porquê. No mais, falar de Tom é pura especulação, pois não há muito que discutir sobre ele, já que cada um pensa uma coisa.

Eu, por exemplo, acho que ele é um Vala, Aule.

Tem esse texto excelente aqui na Valinor sobre Tom, que fala justamente sobre a origem dele.

http://www.valinor.com.br/textos/texto.asp?Idtexto=07001

:)
 
Eu tenho uma pergunta que praticamente Acaba com essa teoria..

Se Aule era Tom, Logo, Yavanna era Goldberry, certo?

entao.. Aule criou os Anoes , Yavanna amava as arvores e criara os Ents..

Se essa teoria é verdadeira, pq ambos nao defenderam suas "crias"? pq Aule nao fez nada em relação ao exterminio dos anoes durante as 3 Eras e Yavanna nao fez nada em relação aos Ents e Entesposas?
 
Bechara disse:
Eu tenho uma pergunta que praticamente Acaba com essa teoria..

Se Aule era Tom, Logo, Yavanna era Goldberry, certo?

entao.. Aule criou os Anoes , Yavanna amava as arvores e criara os Ents..

Se essa teoria é verdadeira, pq ambos nao defenderam suas "crias"? pq Aule nao fez nada em relação ao exterminio dos anoes durante as 3 Eras e Yavanna nao fez nada em relação aos Ents e Entesposas?

Ahhh, isso ai é a politíca de "não intervenção" dos Valar. :?
 
a corrente mais aceita (incluso Deriel) é de que ele é um cara legal.
a segunda corrente é de que além de ser um cara legal, Tom era um Ainu (mas não um Vala). Era um Maia que veio a Arda antes de qualquer outro Ainu. Dizem que Tom existia pelo desejo de compreender os acontecimentos, o desejo de "conhecimento". Logo ele veio a Arda para aumentar seu conhecimento sobre as coisas naturais, as belezas que a Canção modelou (a qual ele próprio deve ter participado). Como seu desejo de compreender as coisas era imenso, veio antes de qq outro para aprender os fenômenos e se maravilhar com as belezas que começariam a surgir.

viajei um pouco, mas é a mais recente versão do que penso sobre Tom Bombadil.
 
Tom Bombadil

Eu acho que nem adiante especular de que raça Tom era porque o próprio Tolkien não disse e acho que ele não tinha isso definido.
:o :o :o :o
Eu acho que Tom Bombadil é o mais velho porque numa carta de Tolkien a um de seus fãs, ele diz que foi o Tom Bombadil quem cortou a fita de inauguração da Terra Média com uma tesoura dada pelo próprio Ilúvatar.
 
Nao eh por nada nao, mas Tolkien disse sim quem eh Tom Bombadil.

Ele eh o Espirito dos campos de Oxford e Berkshire, que estao desaparecendo. Se o mal nao for vencido, ele desapareceria. Tom tomou um "voto de pobreza", nao se apega a poder, mas ama as coisas por si mesmas. Somente a vitoria do Oeste fara ele continuar, pois nao sobra nada para ele num mundo de Sauron.
 
Largo Cavafundo disse:
"...Os ents acordaram ao mesmo tempo que os elfos; os Eldar os deram o desejo de falar e os ensinaram Quenya e Sindarin..."

Isto é interessante! Então os Ents são irmãos "gêmeos dos Eldar"? Onde é que fica então aquele papo de Firstborn?
 
Galahan disse:
Isto é interessante! Então os Ents são irmãos "gêmeos dos Eldar"? Onde é que fica então aquele papo de Firstborn?

Será que não é porque os elfos foram os primeiros Filhos de Eru a acordar? Os ents e Anõe seriam "filhos adotivos"... Sempre pensei desse jeito...

Sobre o Tom, ele é só um personagem atípico; não adianta procurar explicação plausível porque não vai achar. Mas se tiver que forçar a barra, considero que seja um Ainu que entrou em Arda mas não é nem Vala(isso ele NÃO é, porque os Valar foram todos nomeados e contados por Tolkien), nem maia(muito forte pra isso...). Ele é a versão boazinha da Ungoliant... :wink:
 
Eu nao consigo enxergar traços de Aule em Bombadil, a personalidade dos dois nao se encaixa. Alias, nao existe nenhum ainur que se parece nem mais ou menos com Bombadil. Possivelmente ele era uma raca diferente. Mas se for para classificar, para mim é um maia, pois ninguem sabe ao certo seu numero, e podiam adotar as mais variadas formas(o problema todo seria o anel nao fazer efeito, mas tenho alumas ideias sobre isto...) Quanto a idade, para mim Barbarvore é mais velho, pois Bombadil diz que é o mais ancião, mas Barbarvores fala que é a criatura viva mais antiga, entao pode ser que Tom fale sobre o mais antigo de sua raça, seja ela qual for.
 
na minha opiniaum Tom Bombadil eh mais velho sim... apenas o adjetivo " o mais velho" jah explica td ao meu ver!!
 
Segundo li em notas do Tolkien, Tom B é um personagem q ele tirou de uma outro historia dele num sei onde e botou na TM como "O Mais Velho Antes de Tudo", isso pq ele existia antes de Tolkien escrever o senhor dos aneis, sendo entaum, mais velho q Eru... :mrgreen:
 
na minha opiniaum Tom Bombadil eh mais velho sim... apenas o adjetivo " o mais velho" jah explica td ao meu ver!!
Levando em consideração que os Ents vieram dos pensamentos de Yavanna, sendo os seus pastores de árvores, ou seja, logo após o despertar dos filhos e que não se sabe ao certo a respeito de Tom, há de se considerar que ele seja realmente mais velho do que os ents, ou então haveria em algum ponto algo que dissesse o contrário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo