• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 começam a circular na segunda-feira

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Tamanho do lote só será conhecido na cerimônia de lançamento, dia 23.
Previsão inicial era que notas entrassem em circulação em 2011.[/h]

real_dez.jpg

Nova nota de R$ 10 (Foto: Divulgação)​

Na segunda-feira (23) o Banco Central faz o lançamento das novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real. As notas entram em circulação no mesmo dia, mas ainda não há informações sobre o tamanho do primeiro lote.

O lançamento dos novos modelos foi feito em 2010 e, naquela ocasião, a meta do governo era iniciar a substituição dos atuais modelos de R$ 10 e R$ 20 em 2011. Mas, segundo o BC, houve a necessidade de fazer ajustes técnicos para a fabricação, o que atrasou o início da circulação.

Com isso, também foi postergado o início da circulação das novas notas de R$ 2 e R$ 5 – que passou de 2012 para 2013.

Na cerimônia de lançamento de 2010, o BC informou que a nova família das cédulas vem sendo desenvolvido desde 2003, em conjunto com a Casa da Moeda.

De acordo com a instituição, a nova família vai manter a diferenciação por cores predominantes, de modo a facilitar a "rápida identificação dos valores" por parte da população.

A autoridade monetária informou ainda que, para produzir as novas cédulas com recursos gráficos e novos elementos de segurança, a Casa da Moeda modernizou seu parque fabril.
"Com as aquisições, [a Casa da Moeda] se equipara às empresas mais modernas do mundo no ramo da impressão de segurança",
disse o BC.

Fonte
 
Enquanto essas novas cédulas não circulam eu tenho guardado comigo 20 notas de R$ 1,00 novinhas. Quando fiquei sabendo do fim das notas de 1 real tratei que guardar as notas zeradas quando fui sacar do caixa eletronico.
 
Eu gosto do estilo da notas novas =D
também achei esse desenho mais bacana /o/

Quando vi pela primeira vez, em lembrou o dinheiro australiano(não me perguntem o porque, acabei de olhar imagens aqui e não parece em nada :P)

Só achei meio bizarro as notas terem tamanhos diferentes(quer dizer, foi o que ouvi/vi por ai, se estiver errado, me corrijam)
 
É parecido com o Euro: tamanhos e cores diferentes para diferentes valores.
A mudança de tamanho facilita a utilização das notas por quem é deficiente visual =)
Ah sim... não tinha pensado nesse lado...
 
Não seria melhor colocar o valor em braile pra deficientes visuais?

Fazer um maço de notas com tamanhos diferentes é um saco, sinceramente.
 
E eu ainda tenho aquelas notas de R$10 que tinha um plastico vermelho redondo.
Me dói guardar agora essa antiga, a vontade de gastá-la é grande :mrgreen:
 
Se você aguentar, seus bisnetos agradecerão :P. Vai ficar valiosa essa nota daqui a algumas décadas...
 
Essas notas são muito grandes, dobro todo o dinheiro para caber na carteira, fica igual dinheiro de bêbado. :lol:

Tem todo esse lance de acessibilidade, mas são fora dos padrões que estamos acostumados a usar. Não gostei, a questão agora é adaptação né.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo