• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 melhores (18ª semana) - The Doors

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
As 5 melhores (18ª semana) - The Doors


attachment.php

The Doors
foi uma banda de rock dos EUA. Criada em 1965, a banda durou apenas até 1972, após a morte do vocalista Jim Morrison no ano anterior. Nesse breve período a banda lançou 8 álbuns de estúdio, sendo os dois últimos sem o Morrison.
O estilo musical da banda é algo que passeia por vários estilos do rock, sobretudo o blues, o psicodélico e o acid rock.

Entre as canções mais conhecidas da banda estão "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "Riders on the Storm" e "Roadhouse Blues"

Grande parte da imagem da banda era, e ainda é, associada ao Jim Morrison, por conta de sua personalidade, das letras que escrevia, de sua voz marcante e, infelizmente, também por sua morte, provavelmente por overdose de heroína.

Após o fim da banda os integrantes voltaram a se reunir algumas vezes para apresentações, e inclusive gravando um álbum em 1978.

Curiosidade: o nome da banda foi retirado do livro "The Doors of Perception" (As Portas da Percepção), do Aldous Huxley, onde o autor relata suas experiências alucinógenas com mescalina.



Ok, minha lista. Uma coisa difícil de fazer. Quase que eu faço um top5 só de músicas do primeiro álbum :lol:


1 - The End (The Doors, 1967)
Simplesmente fantástica. E sempre lembro de Apocalypse Now quando escuto. Arranjo impecável, psicodelia em alto nível e performance absurda do Morrison. É simplesmente fantástica a maneira como a música flui, calma e suave durante a maior parte do tempo, mas com direito a momentos de insanidade na voz do Jim euma passagem acelerada lá perto do final. Obra prima.
This is the end, beatiful friend, the end.



2 - Not to Touch The Earth (Waiting for the Sun, 1968)
Adoro o clima sombrio dela. Adoro a letra. Não há nada que eu não goste nela, na realidade. Só não é a favorita pq né, The End.
We should see the gates by mornin'
We should be inside the evenin'



3 - Take it as it Comes (The Doors, 1967)
O lance dessa música é que ela é estilosa. Ela tem um charme próprio que eu gosto demais. Ela é sedutora.



4 - Spanish Caravan (Waiting for the Sun, 1968)
O dedilhado inicial é arrebatador. A parte mais rápida depois da metade também é ótima. E, só pra variar, gosto demais da letra.
I have to see you, Again and again.
Take me, Spanish caravan. Yes, I know you can.



5 - Roadhouse blues (Morrison Hotel, 1970)
Poucas músicas conseguem passar a ideia do que é o blues misturado ao rock como essa. Um clássico, com todos os méritos.






the_doors.jpg
 
Última edição por um moderador:
Acho que a primeira vez que ouvi falar em Doors foi por causa da citação de "Light my Fire" na versão ao vivo de "Rádio Pirata". :dente: Mas só fui escutar o primeiro álbum, aquele de 67, no final da década de 80, através de uma fita gravada do CD comprado pelo meu irmão (ele teve de ir gravá-la na casa de um tio, já que ainda não tínhamos CD player em casa). Foi o início do período em que mais escutei Doors na vida - Strange Days e Waiting for the Sun foram as aquisições seguintes. Strange Days, em especial, tornou-se meu disco favorito do grupo.

1The Crystal Ship (The Doors, 1967)
É a melhor faixa do disco de estreia, uma linda balada, melancólica e evocativa, com um belíssimo solo de piano do Manzarek.
2Touch Me (The Soft Parade, 1969)
The Soft Parade é um álbum bem irregular e um dos mais fracos da banda (pior, só mesmo Morrison Hotel, do qual nunca consegui gostar, apesar de algumas ótimas faixas). Os metais só funcionam em "Tell All the People" e, especialmente, "Touch Me": uma canção bem cativante que me agradou desde a primeira vez que a ouvi.
3The Unknown Soldier (Waiting for the Sun, 1968)
Adoro a teatralidade dessa música, que é aproveitada intensamente nas apresentações ao vivo, vide o momento com Jim Morrison de cigarro na boca, recebendo o "tiro" de fuzilamento.
4Unhappy Girl (Strange Days, 1967)
Sempre gostei do arranjo psicodélico dessa música, talvez uma canção "menor" de Strange Days, mas que me é muito querida.
5When the Music's Over (Strange Days, 1967)
É uma das melhores faixas de encerramento de álbum dos Doors, perfeita para fechar minha lista com estes versos:

"For the music is your special friend
Dance on fire as it intends
Music is your only friend
Until the end."
 
Última edição por um moderador:
A lista do Quickbeam só tem músicas ótimas e nenhuma coincidente com a minha lista, o que só reforça como The Doors é foda.
 
01 - The Crystal Ship (The Doors,1967)


02 - The End (The Doors,1967)


03 - People Are Strange (Strange Days,1968)


04 - L.A. Woman (L.A. Woman,1971)


05 - Alabama Song(Whisky Bar) (The Doors,1967)
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo