• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien racista?

Certa vez ouvi falar de que neo nazistas gostam de Tolkien devido a essa superioridade branca na obra. Tem até uma área reservada a SdA em um fórum de orgulho branco na net, por causa desse suposto racismo. Oq o pessoal daqui acha disso?
Como diria Shakespeare: "O diabo pode citar as Escrituras quando lhe convém"!
 
Pensei nisso quando Tolkien fala dos Elfos, em O Hobbit. Logo os brancos, loiros e belos são o "povo bom", nomeados assim mesmo por Tolkien.
De fato também eles são gananciosos e praticam ações não exatamente boas, mas ainda assim, há diferenças quanto a alguns outros povos.
 
Passei uns anos longe do fórum, matando dragões, e o pessoal continua com as mesmas dúvidas... Tolkien era racista? Balrog tem asas? Existiam dois Glorfindels´, Frodo e Sam são gays, etc...

Legal!

Sinal de que o público está crescendo e os mais novos estão lendo as obras do Professor.

Ou será que não?
 
Machista?
Eowin é uma mulher foda!
Erendis é uma mulher foda!
Galadriel é uma elfa foda!

É até possível que existam poucas mulheres em sua obra. Mas as que lá estão, são de fazer tremer muitos homens. Aldarion que o diga!
 
Post Original de Ispaine/Estus
Este assunto volta e meia é tocado sobre a obra de Tolkien. Eunão acredito que ele fosse racista. Em suas cartas Tolkien se mostra revoltado com o que os alemãos fizeram com os judeus na Segunda Guerra, por exemplo. O único "ista" que o Tolkien tinha era o de machista.


Além das que o Snaga já citou, o que dizer da Haleth, que virou líder de seu povo depois de perder o pai e o irmão (numa época terrível, diga-se de passagem)? E da Aredhel, que deu um valeu pra todo mundo e botou o pé na estrada, sozinha? E da própria Nerdanel, que abandonou o mais poderoso dos Noldor e se recusou a fazer parte da palhaçada dele? E idril, Elwing, Lúthien.....?
 
Caramba!!! Como fui me esquecer de Lúthien?!

Ela enfrentou Sauron e Melkor!
 
Caramba!!! Como fui me esquecer de Lúthien?!

Ela enfrentou Sauron e Melkor!

Sim, um ela encantou e no outro socou a bota :lol:

Edit: ooops, lembrei, quem enfiou a bota no Sauron foi o Huan, mas, de qualquer forma a Lúthien participou (e como) da luta.
 
Última edição:
Não sei se a ideia de representar uma outra etnia como um povo selvagem surgiu de Tolkien ou C.S Lewis, pois os mesmos trocaram várias cartas sobre suas obras. Porém, acredito que eles não tiveram a intenção de ridicularizar qualquer povo.
Eu acredito que a inspiração para a criação desses povos tenha surgido tendo os muçulmanos como base, a partir dos relatos das primeiras cruzadas.

Caso Tolkien fosse mesmo racista, quem poderia responder isso seria o Christopher Tolkien :D
 
Bom pelo menos nos filmes eu não vi nada de primitivo com os povos do sul e oriente. Os Easterlings com as armaduras e armas pareciam ser bem evoluidos, materialmente, os homens da terra parda parecia ser bem mais primitivos que os de harad e os easterlings.
 
Bom pelo menos nos filmes eu não vi nada de primitivo com os povos do sul e oriente. Os Easterlings com as armaduras e armas pareciam ser bem evoluidos, materialmente, os homens da terra parda parecia ser bem mais primitivos que os de harad e os easterlings.

Sim. Os haradrim ficaram muito legais nos filmes.
Acho que as discussões seriam mais por conta da crueldade dos povos do que qualquer outra coisas.
 
elitismo? Tem o sam que é um cara normal como qualquer um de nós, e sem ele tudo teria fracassado. A historia se passa num contexto mais ou menos medieval não podemos exigir que o personagens centrais fossem camponeses, carpinteiros, ferreiros e etc.
 
Ah sim, bem isso é um contexto interno da historia. Eu já falei nesse mesmo topico quando Elrond fala que a guarda de mordor falhou pq os gondorianos se misturaram com os homens menores, mas era um retrato do pensamento de Elrond e não de tolkien. Tanto que os carroceiros e os sulistas umbarianos fazem a festa diversas vezes em cima dos exercitos gondorianos.
 
É meio óbvio o motivo dos númenoreanos serem superiores, né?

Em nosso mundo, todos os homens são iguais e possuem uma mesma origem, independente se você é religioso ou ateu.

Em Arda, a nobreza númenoreana era descendente de elfos e de uma maia (Melian). Havia sangue de deuses correndo nas veias de Aragorn. Já com relação aos demais númenoreanos não-nobres, eram os descendentes dos Edain, os humanos que sempre foram inimigos de Morgoth, enquanto os demais humanos da TM, desde a Criação haviam sucumbido ao poder do Mal.

Só isso é motivo suficiente para se existir uma elite, não?

Sem contar que essa elite era muito piedosa e humilde. No apogeu de Númenor, os marinheiros vinham à TM como amigos e tutores, nunca como colonizadores superiores. A tirania de Númenor deu-se inícios dois milênios após sua criação e era fruto das mentiras de Sauron.
 
Lembrando que Tolkien era inglês. nós que vivemos há tanto tempo em uma república não conseguimos compreender a relação que os ingleses tem com a realeza. Achamos idiota, absurdo, ou sei lá o que. Mas eles tem uma noção de que a realeza está realmente acima do povo, eles são "os escolhidos de Deus", digamos assim. E isso até nos dias atuais, quando a mídia se ocupa em mostrar que na realidade eles são todos gente como a gente. Mas a relação continua. Lembram daquela história do Aragorn ser o único que poderia curar as pessoas (ou algo que o valha)? Pois é. Reflexo desse contexto em que Tolkien viveu.

Um problema em taxar um escritor de racista, elitista ou o diabo a quatro é que as pessoas esquecem que o romance é:

1. Um recorte da realidade: Isso quer dizer que por mais complexa e vasta que seja a obra de um escritor (como é o caso de Tolkien) ele não pode transferir para seu romance todo o mundo tal como conhecemos. Invariavelmente algo fica de fora, o que tem uma certa relação com o item a seguir.

2. Um (impreciso) reflexo do contexto no qual vive/viveu o autor: A questão que apontei no primeiro parágrafo explica isso. Não dá para julgar a obra de Tolkien com os olhos de um brasileiro de 2012. Não dá. A obra se insere em um contexto diferente do nosso, de forma cultural, social e histórica. Aquela velha história de em certos países ser uma afronta você sair da mesa sem dar um arrotão bem gostoso e aqui ser falta de educação.

No mais, não sei porque esse tipo de discussão se nas palavras do autor registradas nas Cartas já há a palavra de que não era racista. Procurar o homem no romance é uma tarefa beeeeem perigosa (e por isso usei a palavra impreciso no item 2) porque nas palavras do Pessoa, o poeta é um fingidor. É tipo pegar O Cemitério de Praga de Umberto Eco e acusá-lo de ser antissemita. Biografia é uma coisa, romance é outra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo