• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: Trailer online na madrugada do dia 21!

Os livros póstumos só caem em domínio público após 2043. Coloque aí mais alguns anos de negociações e produções e você só terá um filme do Silmarillion por volta de 2050. Creio que eu já terei 65 anos nessa época.
Nem isso. Acho que esses livros, para todos os efeitos de direitos autorais, contam como se Christopher fosse um autor. Então esses livros (principalmente os que contem uma participação maior dele, tipo o Contos) só entram em domínio públlico 70 anos após a morte de Christopher (que nem morreu).

Eu não estava muito ansioso para o Hobbit, mas esse trailer despertou minha curiosidade e minha ansiedade. Gostei muito principalmente da trilha sonora.
 
Nem isso. Acho que esses livros, para todos os efeitos de direitos autorais, contam como se Christopher fosse um autor. Então esses livros (principalmente os que contem uma participação maior dele, tipo o Contos) só entram em domínio públlico 70 anos após a morte de Christopher (que nem morreu).

Eu não estava muito ansioso para o Hobbit, mas esse trailer despertou minha curiosidade e minha ansiedade. Gostei muito principalmente da trilha sonora.
Ah, então, eu baseei as datas no artigo do Deriel. Mas isso que você disse pode estar certo também!

E o Silma tem muito mais histórias do que se imagina. Vi aí pra trás o pessoal falando em dividir o livro em 3 filmes. pfff..
Filmar o Silma inteiro é o mesmo que filmar a Bíblia inteira.
 
Eu catei na internet e pelo menos na edição original o Silmarillion é creditado ao JRR Tolkien, então deve ser 2050 mesmo. Já os outros, que são organizações, são creditados a ambos, e portanto deve valer a data de morte do Christopher.
 
Ah, então, eu baseei as datas no artigo do Deriel. Mas isso que você disse pode estar certo também!

E o Silma tem muito mais histórias do que se imagina. Vi aí pra trás o pessoal falando em dividir o livro em 3 filmes. pfff..
Filmar o Silma inteiro é o mesmo que filmar a Bíblia inteira.
É bem por aí. E não importa o livro ter 400 páginas. São 400 páginas de uma mitologia riquíssima que faz referência a outros níveis mais profundos e versões alternativas de mitos, tem uma profundidade filosófica e teológica, uma história central 'espalhada' por um longo período de tempo, com muitas guerras, eventos, muitos personagens. Acho que é uma Bíblia mesmo, é de uma complexidade absurda, talvez o livro mais abrangente, mais repleto de 'níveis' que existe.

Sem querer ser purista acho até bom não venderem esses direitos. Só Deus sabe a caca que ia sair.

Podem me xingar mas eu acho o Silma 'infilmável'.
 
Eu não consigo pensar n'O Silmarillion como uma obra única; ele é pouco mais do que uma colcha de retalhos com uma linha do tempo. Por isso, IMO, filmá-lo é muito mais fácil do que o Senhor dos Anéis, porque pode-se fazer uma grande quantidade de filmes (ou capítulos de uma série) com durações mais curtas.

Unica dificuldade real acho que é o Ainulindale. Transcrever da midia escrita para a tela uma peça que é descrita por sons me parece bem difícil.
 
Não destrua meus sonhos! A esperança é a última que morre! :cry:

Vai que Tolkien em pessoa resolve aparecer pro filho e falar "ô muleke! Num tá vendo que eu vendi os direitos dos outros livros? Tá de frescura por que? Para de bobeira, vende samerda e deixa o povo ser feliz!!" :fantasma:
Tolkien só vendeu os direitos de SdA e O Hobbit por necessidades financeiras. E vendeu muito barato na época. Aliás, pelo o que já li, ele se arrependeu do que fez. Christopher apenas segue a cabeça do próprio pai e autor de toda a Obra.

Acho que uma série a la Game of Thrones seria muito mais prático.
E com 30 vezes menos recursos que um filme? Não, melhor não. Apesar da idéia seriada ser realmente mais interessante que um ou 3 filmes.
 
E com 30 vezes menos recursos que um filme? Não, melhor não. Apesar da idéia seriada ser realmente mais interessante que um ou 3 filmes.
Pois é, em uma produção pra tv ficaria praticamente impossível o Peter Jackson usar tanto esses recursos dos cenários naturais, e aí empobreceria demais o resultado.

eu sempre achei que a história da Queda de Numenor renderia um bom filme.
Eu também, se feito com os recursos adequados ficaria sensacional.
 
É bem por aí. E não importa o livro ter 400 páginas. São 400 páginas de uma mitologia riquíssima que faz referência a outros níveis mais profundos e versões alternativas de mitos, tem uma profundidade filosófica e teológica, uma história central 'espalhada' por um longo período de tempo, com muitas guerras, eventos, muitos personagens. Acho que é uma Bíblia mesmo, é de uma complexidade absurda, talvez o livro mais abrangente, mais repleto de 'níveis' que existe.

Sem querer ser purista acho até bom não venderem esses direitos. Só Deus sabe a caca que ia sair.

Podem me xingar mas eu acho o Silma 'infilmável'.

A relação quantidade/ profundidade é mais equilibrada em O Senhor dos Anéis. Silmarillion é complexo, mas não é tão profundo quanto SDA. Não tem lá um desenvolvimento de personagens e histórias tão grande quanto encontramos de uma maneira extremamente ampla em SDA.

Silmarillion apenas contem um “vislumbre” para ser imaginado, mas eu não consigo ter o mesmo envolvimento que eu tenho lendo SDA. Quando eu leio SDA eu literalmente visualizo aquele mundo, sinto-me respirando ao lado da comitiva do Anel, consigo imaginar o clima, cada folha, cada grunhido, até posso sentir o cheiro da relva de Rohan ou sentir meus dedos tocando cada parte das muralhas de Minas Tirith. Eu consigo me imaginar descansando no parapeito de Valfenda, comendo Lembas, num fim de tarde outonal, e ao virar para trás, consigo escutar risos e animação de Elfos e visitantes de terras longínquas reunidos num banquete. A gente sente a história fluindo e acontecendo diante dos nossos olhos, o que não ocorre com Silmarillion por causa desse sentimento de distância ao apenas citar nomes e mais nomes, acontecimentos importantes, etc, mas sem que Tolkien esmiuçasse tal escrutínio. E a leitura é prejudicada nesse sentido de apenas termos uma noção de magnificência de um Mundo que já não existe . Já em SDA Tolkien literalmente nos transporta para um mundo que existe na medida em que a gente lê! Acontece a mesma coisa com O Hobbit.

Mas para fazer um filme d´O Silmarillion, creio que, no mínimo, seria necessária uma hexalogia, sendo que cada filme deveria ter 4 horas e as gravações teriam de ser feitas num espaço de 10 anos. É meio inviável. E, como já bem observou o Snaga, ter uma produção feita para TV aos moldes de Guerra dos Tronos é muito menos interessante (devido à falta de recursos e à falta daquele tratamento digno de uma ARTE como a do Cinema)
 
Última edição:
Mas no proprio Got eles cortaram cenas de guerra e cenas com os lobos por questoes de orçamento, e essas cenas nao sao nada se comparadas com umas do Silmarillion. Pra mim honestamente é mto bom que o Cristopher Tolkien nao tenha vendido os direitos, porque hoje pra mim o silma ficaria um coco tanto em filme quanto em serie, tendo ou nao o Peter jackson como diretor.
 
Tolkien só vendeu os direitos de SdA e O Hobbit por necessidades financeiras. E vendeu muito barato na época. Aliás, pelo o que já li, ele se arrependeu do que fez. Christopher apenas segue a cabeça do próprio pai e autor de toda a Obra.

Eu acho que os tempos são outros, as tecnologias são outras. Um filme de SdA ou O Hobbit na época que Tolkien vendeu os direitos realmente seria uma grande porcaria - mas graças a Deus demorou-se o suficiente pra se fazer algo à altura do grande mestre. Os puristas que me perdoem, mas eu acho que, exceto por algumas intervenções de PJ, Tolkien aprovaria os filmes do SdA. Claro que falo como uma admiradora, e não como uma grande conhecedora do assunto. Mas desde que se respeite a mitologia e não se crie praticamente uma outra história (foi o que fizeram com Eragon, por exemplo, que o filme ficou um lixo), acho muito válida a transposição de um universo tão rico quanto o de Tolkien para as telas do cinema. Eu mesma só conheci a obra dele graças ao SdA de PJ - e, como eu, muitos outros. Querer que as histórias de Tolkien fiquem restritas aos livros é quase um elitismo - porque os livros de Tolkien são difíceis de ler pro grande público, o Silmarillion principalmente, e pelo menos a enorme maioria das pessoas que conheço não se dedicaria a lê-los numa tarde de sábado, só porque não têm o que fazer. É diferente se forem espicaçados por um filme bem feito, por exemplo. Falo por mim, depois que vi o primeiro filme eu devorei os livros de SdA em pouco mais de uma semana, tal foi meu fascínio pelo universo. E dali fui em busca das outras obras. Acho que o cinema tem um papel muito relevante pra popularização das obras dele, e não sei se ele, se estivesse vivo hoje, se oporia a isso. Maaaaas, só nos resta especular.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo