• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memórias de um Sargento de Mílícias

Anduril disse:
Eu vo te q le Tristao e Isolda p/ escola
todo mundo fala q eh um saco, eh memo?
ja peguei ate o resumo heheheeh

Tristão e ISolda é iradoooooo!!!!! Se fosse vc eu lia inteiro, e não resumo... É muito bom... Esses resumos são um crime...
 
Knolex disse:
Tristão e ISolda é iradoooooo!!!!! Se fosse vc eu lia inteiro, e não resumo... É muito bom... Esses resumos são um crime...

Ta bom! vo segui seu conselho, espero q seja legal :D
 
Finalmente terminei de ler essa coizinha... fiquei até 1 hora da manha lendo com um sono desgraçado para a prova.. realmente eu nao sirvo para letras.
 
OK! Titia Primula vai dar puxão de orelhas em vocês

Cada um de vocês execrou um ou outro texto. Uns são mesmo de qualidade questionável... no entanto outros...

Eu não considerava que a Comunidade Tolkien pudesse ser composta de leitores de "uma vez por ano", ou de "um livro só", ou de gente que "por causa do filme leu só este livro". E por isso estou deveras chocada.

Um ou outro título citado foi uma moda da época, e é usado hoje em dia para mostrar o quão podre era nossa "criatividade" brasileira então. (nada mais que cópia da Europa)

Mas teve uns títulos... que dá licença! não mereciam tamanho desrespeito!

Pra começar:

Quem disse que os autores tem de AGRADAR vocês?

""If you can't annoy somebody with what you write, I think there's little point in writing." Kingsley Amis, British novelist.

tradução.
"Se você não pode incomodar com o que você escreve, acho que há poucos motivos em escrever"

Machado de Assis não escreveu de forma "legal" para vender livros. Antes de tudo ele execrava o simplório, o ridículo que é nossa sociedade. E por isso, ele foi original. E por isso ele é um escritor. Na época ninguém achava legal de ler.

Se um ou outro livro é chato e agradou a sociedade da época, vocês tem mais de ler para saber como nossos ancestrais pensavam, para não fazer as mesmas burradas no futuro (façam burradas diferentes, por favor!)

Se é chato, é não estão usando a nossa forma de falar, porque os valores eram diferentes.

Qualquer que seja o motivo, um devorador de livros sabe que tem de lê-los, dissecá-los e sorver o seu suco até o talo.

Tanto falam do universo de Tolkien.

Imaginem-se no Brasil Machadiano. Um homem mulato, que tinha de tudo para ser apenas um coitado dum trombadinha. Que por força de sua vontade se letrou. Que tenta se europeinizar (veja as fotos). Será que ele renega suas raízes, num país que menospreza os negros? Que tipo de livros ele escreveria?

Imaginem a Rússia. Camponeses famintos (imaginem ter de comer capim... quebrar o osso e sorver o caldo de dentro... comer aquelas nervuras escuras dos ossos de galinha, e a cartilagem, beber neve porque não tem água). Uma revolução para que todos se tornem iguais. E de repente "não dá para diferenciar os porcos dos humanos." (que eram antes os opressores.

Será que não sentem a força da comparação? porcos=humanos! (Revolução dos Bichos)

E isso numa época em que as pessoas acreditavam que o Comunismo salvaria o mundo. Que não enxergavam as falhas de uma revolução que segregou a força revolucionário: o povo!

Tristão e Isolda? É um clássico do dever versus amor. Mais até que Romeu e Julieta, de amor proibido pelas famílias! Tristão é proibido pela honra!

Romeu e Julieta? Peguem o original e tentem ler. Vocês vão vomitar: não dá pra entender o inglês da época. Vocês estão lendo uma tradução da tradução.

Agora, vamos pegar Tolkien.

Ele fez muita coisa ao resgatar o sentido do Mal, para recontar às novas gerações. Ele tirou aquela coisa de "malvado é o outro", sendo o mais próximo autor a trazer o horror dos contos de fadas originais.

Mas a culpa de não saber ler não é de vocês!

O que esperar dos alunos quando sai da cartilha, e vai direto para livros, sem passar pela etapa intermediária: quadrinhos?
Como conquistar as crianças a lerem, se não podia ler quadrinhos por que "é porcaria"?

É a mesma coisa que pedir a um analfabeto gostar de repente de Tolstoi e Albert Camus. Não tem condição: o degrau entre os andares é muito grande!!!

E os pais? Que não tem tempo sequer de incutir o mínimo de gosto de leitura. Eles compartilham o "resumo" da ópera, a sinapse do filme. É mais fácil do que ver o filme, ler o livro... Estamos num mundo que precisa assistir "reality shows" para comentar de segunda feira. (onde é realidade eu me pergunto)

Sim, a escola e seus pais tem uma certa culpa.

Mas como Machado de Assis vocês não deviam se resignar ao sistema emburrecedor.

Como vocês reclamaram da violência e das "vítimas do sistema" que tem de roubar para viver, vocês também podem fazer o mesmo: revertam a situação.

Somos a elite intelectual, certo?

Mas quantas vezes nós mesmos não falamos que a elite intelectual do Brasil é ignorante?

Então nós também somos ignorantes, OK?

Então mesmo que seja difícil, mesmo que pareça chato, usem suas forças para ver, para entender, para ter outras coisas a falar que não seja a Casa dos Artistas versão um pouquinho mais enfeitada.

(eu queria ver era a Casa dos Políticos da Rita Lee: eliminando um por um enquanto todos iam convivendo com os podres até sobrar o da escolha popular ^v^)

Senão... não vai ser muito melhor do que os leitores de HPotter que só leram por causa do sucesso do livrinho!
 
Esse livro é um KU mesmo...eu li no primeiro ano e tenho q ler pra FUVEST de novo. Mas no final ele ateh se torna um pouquiiiiiiinho menos cansativo. Tbm tive q ler Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Auto da Barca do Inferno (versos, ARRGH), só lixo.
 
ah galera, tb não é pra tanto... o livro tem uma linguagem meio pesada, q às vezes se torna cansativo mas oxa apesar da dificuldade nosso dever é enaltecer a literatura brasileira, pq se nós não fizermos quem vai fazer ? e se não fizermos agora imaginem o q vão ler no futuro ? Tolkien não vai ser eu garanto... eu tb acho q não é legal falar mal da obra dos outros se vc não tem nada melhor. devo dizer q eu comecei a ler desde pequeno TUDO o q eu podia não só o q eu achava legal. concordo com a Primula totalmente. não é só pq vc não gosta q pode falar mal.
 
Eu concordo comvc Veön, nos temos que desenvolver o perfil da brasilidade, mas isso nao quer dizer que eu obrigatoriamente ame o texto, ele valoriza o nacionalismo eh verdade mais eu nao me agrado com Manuel Antonio de Almeida
 
Primula, concordo com vc em gênero, número e grau.

Será que eu fui o único no colégio que leu "o ateneu" do raul pompéia e gostou? eu ainda acho "o cortiça " um dos melhores livros que já li ! "policarpo quaresma", "... brás cubas", eu gosto tanto dessa fase...
A literatura brasileira é muito rica, extremamente rica, textos estraordinários são feitos até hj. A cultura urbana brasileira, o ostracismo da burguesia falida de gordos portugueses com suas amantes multaas, a vida do nordestino, todas essas coisa compõe o brasileiro, esse ser maravilhosos e acho que vcs deveriam partir com um coração mais aberto pra isso, sem aquela coisa que hj é tào comum "ih, é brasileiro, não deve ser legal...". Não só na literatura, o povo é incrível. ë um povo tão incrível que em todo canto desponta um brasileiro.

deem uma chance aos livros. sei que ler com uma linguagem de cem anos atrás é difícil, mas infelizmente não se faz uma tradução da lingua da época pra de hj. Vcs acham que esses outros livros não são refitos para dar mais agilidade para a época? são...
Tentem ler com vontade, por prazer, vcs vão se deliciar :D

nhoto batunre, estadista da cultura do brasil

escutem a música de raiz do brasil, a cultura. :!:
 
Eu não creio.... eu ADORO ler, tudo que eu acho na frente eu leio, e quanto mais grosso melhor, MAS A PORRA DA ESCOLA SÓ DÁ LIVRO CHATO!!! Os únicos livros que eu não gostei até hoje são os malditos livros da escola. Eu já li O Auto da Barca do Inferno, Mobi Dick, Um certo Capitão Rodrigo, e um monte de outros, sem contar que estou lendo agora a divina comédia. Todos esses eu li por livre e espontânea vontade e adorei, mas é só a professora de literatura mandar eu ler algo que eu já sei que vai ser um saco. Não podem pedir livro legal pro vestibular?
 
Ah, Legolas... então o problema não é gostar de ler, mas sim birra com o professor. É um problema psicológico. E antes que venha atirando pedras (ou flechas) em mim, eu explico:

A partir do momento que o chefe/professor/papai manda fazer algo torna-se obrigação... tornando-se obrigação torna-se chato. Por que não é possível que todo livro que a professora indica, que a FUVEST/UNICAMP exige, que todos sem excessão sejam chatos!

Então teremos um sério problema... ou melhor, você e outros membros deste fórum vão ter um sério problema.

Pois se vocês escolherem a profissão de seus sonhos, aquela que você s acham que farão com gosto, a partir do momento que vocês começarem a trabalhar, ela não mais será prazer, mas sim tormento.

Para resolver isso, você vai ter de se disciplinar. A ouvir o conselho dos outros, ponderar e não sair com pré-conceitos de que "só porque é mais velho é caduco e ultrapassado". Ou seja, ouvir sem aquela cara azeda de "ainda não terminou de tagarelar?"

Ouvir não quer dizer ouvir apenas os conselhos que te agradem. Assim como ler não é apenas aquilo que te agrade (senão fica apenas nos quadrinhos e nem sabe que a Roseana Sarnenta andou aprontando)

(A roda é velha pra caramba mas bastante útil, e duvido que esteja ultrapassada. ^v^)

O que quero dizer é que o seu desafio será uma auto-educação sobre seus sentimentos e humores. Não será fácil, como não é fácil lidar com nossos defeitos. Mas como pode ver se não fizer agora, sempre vai lidar com frustrações e para sempre será um fracassado (mesmo que consiga se tornar um segundo Bill Gates).
 
nhoto, veon, black orion...esqueci alguém?

Bem, eu não posso dizer que gostei, concordei com tudo que li na vida, rapazes. Acho que a leitura serve pra isso: dar uma visão crítica do mundo, dar a chance de você parar para pensar "peraí! tem algo errado nessa figura!"

Por isso a leitura de coisas "chatas" é importante. Não é para você gostar, mas para dar uma certa profundidade na sua pessoa, no panorâma que você está apreciando.

Se for em questão de preferência, a preferência nacional por anos foi o folhetim "água com açúcar", Sabrinas, Biancas e tantos outros volumes que são vendidos na banca de jornal.

E de certa forma, é o gênero - junto com aventura bang-bang,pá-pum! - que vende.

Eu acho divertido essas coisas, não nego. Mas não posso negar que as outras coisas são necessárias, senão eu coloco um chapeu de asno na cabeça pro primeiro corrupto vir sorrindo me fazer de trouxa "vote em mim!".

A coluna editorial do jornal. Quantos lêem? É chata pra caramba!

Mas é através dela que sei que a Veja é uma puta revista que te convenceria que Bush é um Einstein e que vive querendo por gente corrupta no poder para continuar a lucrar com o sistema. Alguém diria "se odeia tanto a revista então não compre a revista oras!"

Pois é... e aí o que seria de mim? Ficaria ignorante a respeito das coisas que dizem pra o resto dos ignorantes do Brasil, e ficaria tentando revolução armada para depois ser taxada de "agitadora/baderneira"?

"Mantém seus amigos por perto, mas os inimigos mais perto ainda!" é uma máxima usada por Napoleão eu acho. O que ele quis dizer? Que ao afastar os bandidos você não sabe o que eles planejam, não sabe como eles vão te atacar. Dessa forma você fica em desvantagem estratégica.

Essa foi a principal falha no Rio de Janeiro, começo do século, quando o governo literalmente empurrou as camadas mais pobres para os morros. Em termos de estratégia militar foi duplamente burro! Os traficantes tem a vantagem do ponto mais alto do campo de batalha (visão do campo).

Mas estou me afastando do tópico.

O meu ponto é: nunca desprezem informação apenas porque você acha chata, desinteressante ou mesmo besteira. A besteira é você ter tido chance e não aproveitado.
 
eu e meus colegas pegamos um resumo na net e lemos...

nele explicava o que o autor queria e detalhes de passagens principais do livro...

quando comecei a lê-lo eu parei na 6 pág.... :)
 
Resumo não adianta cara, por que assim o livro não te acrescentará nada mais e vc não terá masi profundidade sobre o assunto.

Alguém leu Iracema aqui?É bom?
 
Nossa, a escola tinha mandado eu le Tristao e Isolda e todo mundo falava q era chato, ja tinha ate o resumo
ai o Knolex disse q e da hora
ai eu comecei a le jah to la no meio e muito loko!!!!!!!Gostei memo
E o q eu tenho e da Martins fontes ne, e o indice eh igualzinho, o mesmo estilo do SdAs, deu moh saudade........... :cry:
relembrei os momentos q lia pela 1 vez SdAs.......bons momentos :cry:

hahhahahaahahahahahahahah
 
Pow eu pensei que vcs iam gostar desse livro!
ele é realmente meio enjoativo, mas é legal. Vcs acham que é um clássico?
Ah, e Capitães de Areia é até bonzinho... não é extraordinário mas é bom/
Incidente em Antares é muuuuuuito bom... um dos melhores que já li!
Os lusíadas eu nem tento ler... deve ser difícil sei que não vou entender!
 
Eu n gostei desse livro n. Mt chato!!!!!
Eu também não gostei muito desse livro. Não gosto muito de Romantismo.
Prefiro o Memórias Póstumas de Brás Cubas :grinlove:, O Primo Basílio ou A Hora da Estrela, só pra falar os livros do Vestibular.
 
Eu gostei desse livro (li há uns dois anos atrás), mas na hora de fazer a Segunda Fase da FUVEST esse ano eu não lembrava nada, errei feio a questão sobre ele.
 
"Memórias de um sargento de milícias" é um livro leve, do povão do Rio durante o Império... Final do romantismo, já temos um anti-herói, Leonardinho. A riqueza deste livro está na descrição dos brasileiros, antes idealizados no romantismo.
Nenhum dos personagens é inocente! Isso é ótimo, um livro que era publicado nos jornais, dividido em capítulos que saiam semanalmente. Foi escrito para atingir o povo mais humilde, que raramente se interessava pela leitura.

Já o Machado tem um outro estilo (Realista)... elegante, burguês, inovador...
O livro de contos dele é fantástico! não canso de ler...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo