• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Augusto dos Anjos

McCartney

Usuário
Andei procurando, mas não achei nenhum tópico sobre um dos maiores poetas brasileiros. Apesar de sua obra não ser grande, sem dúvida é muito emocionante (ou chocante, talvez). A poesia de Augusto dos Anjos consegue passar ao leitor uma emoção incrível, mostrando o lado "negro" do sentimento humano.


Como ama o homem adúltero o adultério
E o ébrio a garrafa tóxica de rum,
Amo o coveiro - este ladrão comum
Que arrasta a gente para o cemitério!


Viva o maior poeta brasileiro de todos os tempos!
 
Acho que ele é um dos grandes poetas brasileiros também, e não me agrada saber que ele viveu tão pouco e não pôde tornar a sua obra maior. Mas acho que o que ele fez foi o suficiente para mostrar certos sentimentos humanos em sua crueza, sem véus, com violência e objetividade. Gosto muito das suas incursões no mundo científico, as palavras técnicas transformadas em poesia.
A vida dele então...
Fantástico morrer e ninguém reclamar teu corpo, e ficar dentro de um caixão, em um vagão de trem, até sabe lá quando...
 
Acabei de ler o A última Quimera da Ana Miranda que é sobre ele. Muito bom!(muito melhor q o Dias & Dias q ela escreveu sobre o Gonçalves Dias )

Mas Lorien, ele morreu na cama em Leopoldina pra onde foi transferido... eu acho q ela não ia mudar isso... de qq forma na biografia on line dele não cita essa muita coisa da morte dele não...
 
Ainda pretendo ler uma biografia do Augusto dos Anjos... ainda bem que vc citou este, Ptah, pois não conhecia nenhum até então...
 
Este é legal. Eu não gosto de poesia, mas esse cara é uma exceção. Se eu não me engano a mais legal é "Eu".
 
acho bem legal...poesias bem sombrias...qdo eu tava no colegial era um dos unicos autores que eu gostava...
mas ele teve uma vida bem triste, tbem, ne?
 
Suponho que sim... pois duvido que alguém que esteja sempre alegre consiga escrever poesias como ele escreveu.
 
Eu gosto daquela que ele escreveu da ama de leite e da "versos íntimos".
Acho ele meio escatológico D+, pois naum tem aquela idealização como os românticos, mas tem umas que eu curto mto!^^
 
Talvez Augusto dos Anjos não tenha aquela idealização como os românticos pq ele não foi da época do romantismo.... o que mais aprecio na sua poesia é como ele trata os podres do mundo.. a cada verso que leio de sua poesia, mais emocionado fico.. hehe
 
Verdade, Blackmore... Augusto dos Anjos era Simbolista... dos bons, diga-se de passagem...

Gosto pra caramba do estilo dele, mas hum... ele não entra na minha lista de favoritos. Eu sou chata paca com esse negócio de poesia :|
 
O importante é respeitar a opinião do outro... :wink:

Ah... mas o Augusto dos Anjos não era Parnasiano? Agora fiquei com dúvida.. heh

Mas talvez eu goste tanto da poesia dele por ter lido o Eu e Outras Poesias em uma época que eu via esse livro como um espelho refletindo extamente o que eu sentia. Ele também me inspirou muito em várias poesias que já escrevi...
 
Mas eu garanto que é simbolista. :wink:
Qualquer coisa, se tiverem uma oportunidade, dêem uma olhada em "História Concisa da Literatura Brasileira", do Alfredo Bosi. Muito bom, ajuda de fato nessas horas de dúvidas...
 
Helena, até hoje eu não entendi muito bem qual é o critério dos críticos literários para colocarem um autor em uma escola ou outra... às vezes eles fogem do padrão e estão lá, vai ver esse é o caso do Augusto dos Anjos :wink:
 
Augusto dos Anjos possui uma retórica excelente.

Mas consegue me deixar na fossa. Ainda bem que, para o veneno, há o antídoto. E como antídoto a Augusto dos Anjos, recomendo Vinícius de Moraes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo