• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana O caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie)

Melian

Período composto por insubordinação.
O primeiro livro da Rainha do Crime que li, não foi a-melhor-coisa-do-mundo. Terminei de ler "O homem do terno marrom" decidida a não desistir da Agatha Christie, porque eu sabia que ela tinha mais para oferecer. Então, procurei por outros livros, e não me arrependi. Dentro do que se propunha a fazer: literatura policial, ela realmente se destacava. Nessa perspectiva, O caso dos dez negrinhos se desenrola de uma maneira tão coesa que o leitor, mesmo que se assuste ao se deparar com o poema que dá título ao livro, imediatamente faz o pacto ficcional que lhe permite ler a história guiado pelo poema.

Você e mais sete pessoas foram convidados para passarem uns dias em uma ilha, que conta com dois moradores: o mordomo e sua esposa. Quem convidou toda essa gente? Por quê? Você conhece as outras pessoas? Não posso te responder, mas te garanto que tem gente que sabe do seu passado melhor do que você. E sabe do passado das outras pessoas que estão na casa. Uma morte "estranha" muda tudo, não é? Muda, mas não muda o fato de que você só poderá sair da ilha em uma semana, porque o barco que te levou até lá não voltará antes disso. O que fazer, então? Não dá para chamar o Hercule Poirot, nem a Miss Marple, você terá de se virar com as outras pessoas que estão na ilha. Vocês estão psicologicamente preparados para isso? Estão psicologicamente preparados para, pelo menos, lerem o poema abaixo? Se não leram o livro, não estão, porque ele pode revelar coisas importantes a respeito da trama.

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e, então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e, então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar;
a um tragou de vez o arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e então sobrou nenhum.
 
Última edição por um moderador:
Único livro da Agatha Christie que eu li e eu gostei bastante pelo que me lembro.. isso foi em 1996-7!
Baseado nessa obra apenas, não consigo criticar ela, como tantos fazem ao falar do gênero policial.
 
Único livro da Agatha Christie que eu consegui descobrir quem era o assassino. XD

Alguém aí já tentou o audiobook? Eu até tenho aqui, mas nunca ouvi para ver se ficou legalzinho e talz.
 
Yeap, um clássico altamente recomendado. Existe um filme tb, não me lembro se em PB mas o final tb é diferente se não me engano.

Era meu estilo de leitura padrão na infância.

Sugestões...
Na pista do alfinete Novo
O Caso da modelo de Pernas Longas.

By Raphael S
Fast Eyes
 
Acabei de ler ontem. Li em inglês e confesso que, ao ler o poema aqui, não sei como resolveram uma questão de tradução
Red Herring = Arenque Defumado ?? Só que em inglês a expressão também quer dizer 'enganação, trote' e isso é fundamental na explicação de quem é o assassino. Alguém me explica como ficou?
Eu, por exemplo, percebi que o médico tinha mentido sobre alguma das mortes, por causa dessa passagem, mas não soube quem era o assassino até o final.
 
Foi o único livro que li dela, mas pretendo mudar isso.
Só não li outros ainda por falta de tempo. O livro é muito bom e me prendeu, passei a tarde toda lendo. Acho que esse é um bom livro para iniciar a leitura "Agatha Christie".
 
Sabe, eu pessoalmente discordo. Acho que é um livro que, apesar de MUITO BOM, não representa o grosso da obra dela. Acho que quando você já leu alguns dos outros livros dela, consegue reconhecer melhor o quão diferente e especial é este livro.
 
Eu já li muitos livros da Agatha Christie (na grande maioria livros do detetive Poirot) mas esse até hoje eu não achei para comprar. Até comecei a ler quando baixei na internet mas com o livro na mão é muito melhor :mrgreen:
 
talvez vc não tenha encontrado para comprar porque ele também foi editado com outro nome, "E não Sobrou Nenhum"
 
talvez vc não tenha encontrado para comprar porque ele também foi editado com outro nome, "E não Sobrou Nenhum"
Até cheguei a pensar que poderia ser uma questão de terem chegado a uma tradução melhor do título, mas pesquisando na rede Achei este texto aqui que explica muita coisa. E pra mim não sobra dúvida que a alteração do título é só mais uma ação da patrulha do politicamente correto.
Deixando isso de lado, o livro é uma obra deliciosa que flui sem trancos e que desafia a inteligência do leitor mediano, pelo menos desafiou a minha. Cheguei ao fim do livro sem ter a mínima idéia de quem seria o assassino.
Recomendo a leitura, principalmente pra quem não conhecesse nada da autora.
:squid::squid::squid:
 
ja li alguns livros da agatha, porem esse ainda não. até hj meu preferido é "um brinde de cianureto", acho que talvez pq tenha sido o primeiro livro que li dela. recomendo a todos a leitura.
 
:hihihi:Minha irmã e eu brincamos ha muuuitos anos de usar o poema dos Dez Negrinhos em coisas do dia-a-dia.
Coisas bobas, mas só quem já leu o livro entende, sabe?? aquela coisa de "...e então sobraram x"..
Acabou virando algo entre ela e eu.
Acho que lemos todos os 80 romances policiais dela (ou quase todos).
Esse foi o que mais me marcou. Depois foi o Cipreste Triste.

:D:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo