• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E-Books: só eu me incomodo?

Eu acho que é uma ultra-mudança cultural. Estamos eliminando aquele papel todo que usamos há 5 mil anos (!!!) por um aparelhinho.

É muito maior que a mudança do LP ou do K7 pro CD, porque LP a gente tem há menos de 100 anos, K7 há menos de 30!

The King Paper is dead. Long live to the e-readers!

Menos... menos.. Com orgulho posso dizer que respiro eletrônica 25 hs por dia, mas não piso e não cuspo no "prato" de uma tecnologia que sempre comi a maior parte da minha vida.

Eliminando? Besteira.... Nunca. apenas reduzindo ajudando a poupar a vida de muitas árvores, porém papel sempre será necessário, ainda que em menor quantidade.

Diziam exatamente o mesmo da válvula termoiônica, só que os melhores amplificadores de áudio de potência do mundo e outras aplicações industriais como osciladores de potência para máquinas de tratamento térmico por indução ela reina soberana e única bravamente em pleno seculo XXI, calando a boca daqueles que sempre a ignoraram e achavam que já estava sepultada há decadas. :yep:
 
Bem, como diz um artigo numa revista que comprei.
Assim que a internet chegou às casas com mais facilitade e as pessoas entenderam que poderiam baixar um milhão de coisas, inclusive, os tais e-books sem ter de comprar, muitas Editoras e empresas do ramo desesperaram-se como que instantêneamente, segundo a tal revista.
No decorrer do artigo, porém, se vê que, a parte da população que nutri um verdadeiro prazer em ter e ler livros, prefere, geralmente "ter"o livro impresso ao inves de tê-lo em forma digital, tirando a ideia de que computador-tela-e-book-algo-digital, já não é bem cabível na ideia de quem antes tinha um livro nas mãos.

Eu em especial, só se tenho, muita, mas muita vontade mesmo de ler tal livro e não consigo encontrar por aqui, leio em e-book. Isso contando que preciso ter "muita" vontade mesmo.
A tela não me deixa relaxada para ler, acabo ficando estressada e com sono mais rápido, o que leva a eu ficar com dores de cabeça.
 
Eu sinceramente acho que só não usa e-reader quem não tem. Não há como optar entre os dois, a diferença é gritante.

Vamos estabelecer uma diferença importante aqui: e-book existe desde que existem computadores, há décadas. Não é o e-book que é relevante, são os e-readers, os aparelhos dedicados à leitura.

E-book em computador normal (de tudo, LCD, LED), celulares (tela de LCD) e tablets (com iPad, também LCD) são praticamente ilegíveis, por causa do mal que a luminosidade faz aos olhos. Mas pega um e-reader decente, com tela de e-ink que vocês vão ver.

A única coisa que eu acho que ainda não substitui são os livros didáticos, por causa do rabiscar e fazer os exercícios. De resto, não há mais nenhuma razão pra se matar árvores por isso.
 
Eu tenho o Kindle, comprei a cerca de 3 meses antes da virada do ano e até aqui estou satisfeito com ele, só que como frisei no inicio da minha participação nesse tópico é pra uso meramente profissional, onde necessito agilidade total.

Pra leitura de lazer, onde justamente não tenho a menor pressa, não abro mão de folhear página por página um bom livro impresso, mesmo sabendo que ocupam um considerável espaço físico na minha coleção.
 
Última edição:
Eu acho que não é uma questão de ser melhor ou pior, é mais necessidade, no meu caso é financeira, para outros pode ser praticidade. E gostar ou não de ler no computador (ou mobile) é costume, isso não deixa o pdf pior do que o livro, e óbvio que o livro impresso tem suas características únicas que tornam a leitura bem mais agradável, e por isso duvido que ele seja completamente substituido pelo ebook (a menos que surja uma necessidade extrema).
É bom lembrar que "consumo consciente" é sempre bom, existem grupos para troca de livro, não acredito que algum dia os livros impressos sumirão por causa de desmatamento :eh:
 
Bom, eu tenho um kindle e não sei se é encantamento com o bichinho nem nada, mas estou lendo um livro físico e ele me pareceu incômodo pelo tamanho, eu nunca dei bola pra isso, só agora com o kindle que isso me pareceu relevante. Ainda aponto a questão de manter o livro aberto, que me incomoda em volumes maiores, e no kindle não tem isso. Também sou um cara que adora adotar tecnologias, então aliando todos os fatos, pra mim o e-readers são demais!
 
Me sinto incomodado em ler no PC diretamente. Normalmente eu passo todo o texto do livro para o bloco de notas, separando os capítulos e passo para o meu MP5 que tem uma tela ótima para leitura. Único ruim é com a questão da bateria mas no resto é tudo bem tranquilo.
 
Essa semana (ou semana passad no máximo) a Amazon derrubou o preço dos Kindles em decorrência do lançamento do Kindle Fire. A Versão mais simples, com 2GB e Wi-Fi está saindo por 79 obamas (antes custava 139 ou 149). Acho que finalmente estão começando a cobrar preços mais justos pelo aparelho, visto que ele serve apenas para leitura e a maior parte dos livros pra ele tb é paga.
 
o preço já era justo, o problema é que você é pago em reais. :dente:

btw, 79 dólares só para os americanos, porque esse é o preço do modelo com propaganda, e o modelo com propaganda é vendido só para os estados unidos. para os brasileiros fica por 109 dólares, sem as propagandas. lembrando que a versão normal mas com propaganda sai por 99 dólares (sem propaganda fica 139 dólares). para quem for viajar para os estados unidos acho que a vale a pena comprar o modelo com anúncio, até porque até onde sei, a propaganda só aparece no menu inicial do kindle, não aparece nas páginas do livro.
 
a propaganda só aparece no menu inicial do kindle, não aparece nas páginas do livro.

Também só faltava isso, né? Você todo empolgado com a saga do Anel e lá do lado de
Meu preciossssso!
aparece
unistudio-design-propaganda-anuncio-casas-bahia.jpg
 
a propaganda não é assim. é um banner bem discreto, no fim da página. para quem já está acostumado com banners de adsense como o do fórum não é nada
 
Ou isso:
attachment.php

Eu tenho minhas birras com propaganda (odeio navegar sem AdBlock+FlashBlock, por exemplo) e não gostaria delas por perto nessas horas, mesmo sendo só na lista de livros e protetor de tela. Melhor comprar a versão normal porque o caminho para o truque que permite retirar os anúncios está ficando mais difícil na nova versão -- e acho que isso vale também para uma atualização recente que saiu para o Kindle 3.
 

Anexos

  • kindle-com-ads.jpg
    kindle-com-ads.jpg
    124,9 KB · Visualizações: 90
Sobre o Kindle de 79 dólares, vou copiar aqui algo que tinha postado em outro lugar...
eu tinha visto o fire mas não tinha visto os outros... só agora reparei que o novo kindle, o que estão vendendo por $79, não tem teclado! como ele NÂO é touch, vc tem que usar o botão direcional para fazer comentários nele. Sério, chega a desanimar.

Se você adicionar o fato de que a capacidade de armazenamento e a bateria são metade, comprar o mais barato ($20 de diferença) é típica economia porca.

Unica vantagem que eu vi até agora é que ele tem português do Brasil built-in. se bem que, como isso não se aplica ao dicionário, não sei se é grande vantagem.

evidentemente eu não estou comparando versão com add e sem add, estou comparando o novo kindle com o antigo, que agora eles chamam de kindle keyboard
 
Última edição:
E mais, o Kindle de 79 doletas não vai estar disponível para o Brasil - esse preço é o Kindle com propagandas, que não será vendido pra cá. Pra cá só o sem propagandas, que custa 109 doletas.

Também gostaria de enfatizar que o Kindle Fire não é um substituto do Kindle. A tela do Kindle Fire não é e-paper e tem backlight, não sendo muito confortável para leitura, ele é mais indicado para o consumo de mídia mesmo.

Conforto visual para leitura são os Kindle normais mesmo.
 
Sobre o Kindle de 79 dólares, vou copiar aqui algo que tinha postado em outro lugar...

Bom, acho q o lance do teclado foi uma mancada, mas dependendo do uso que o usuário dá ao leitor pode não fazer muita diferença. O dicionário built in parece que é o Oxford inglês americano e Oxford inglês britânico. Ambos inglês-inglês. O português deve aplicar-se aos menus.
 
Bom, acho q o lance do teclado foi uma mancada, mas dependendo do uso que o usuário dá ao leitor pode não fazer muita diferença. O dicionário built in parece que é o Oxford inglês americano e Oxford inglês britânico. Ambos inglês-inglês. O português deve aplicar-se aos menus.

Pensando aqui no meu uso do Kindle eu uso o teclado muito, muito pouco. Uso muito mais as setinhas. Sei que a Ana usa um pouco mais o teclado que eu. Eu acho que me daria bem com o modelo sem teclado, mas sei lá. Pra mim o ideal seria o modelo touch mas com as teclas físicas de mudança de página.
 
eu quase não uso o teclado tb, eu só costumo usar a opção de grifar o texto, não adiciono comentários. mas acho que sei qual é o incômodo que a anna se refere no caso de adicionar comentários, escrever frases nesse esquema deve ser bem complicado, o tecladinho do kindle 3 apesar de meio chatinho pelo menos me parece melhor para esse tipo de coisa.

e esse português brasil no kindle, heim. cada vez mais certo que a amazon virá para cá mesmo.
 
Pois é, eu uso o teclado. Grifo partes, faço comentários, até porque eu cheguei a usar para a revisão bibliográfica da minha monografia. Já acho um saco que, para inserir numeros, eu tenho que usar a tecla SYM e o direcional, imagine ter que fazer isso para tudo o que eu quisesse digitar. E o modelo touch para mim é impensável. Não me acostumo com teclados virtuais de jeito algum, não sei porque direito, mas eu sempre aperto o botão errado. Não é só tamanho da tecla virtual, pq nos caixas eletronicos do BB eu aperto o botão errado tb e eles são enormes.
 
Na falta de outro lugar para comentar...

Eu comprei um e-book na pre-venda na Amazon. Recebi ele na data correta, evidentemente. Mas fiquei meio irritada que o livro veio com um monte de erros de digitação - várias palavras cortadas e coladas umas nas outras.

Daí, uns dias depois, eles me mandaram um email dizendo que tinham uma errata do arquivo e que se eu quisesse receber essa nova versão, deveria fazer duas coisas:
responder ao email;
ativar o backup de comentários do kindle, senão eu perderia o que já tivesse comentado.

Ainda nem peguei para ver se corrigiram mesmo, mas o que eu acho é que provavelmente eles estão usando os próprios compradores dos livros como beta-readers. Isso é uma fdp-isse sem tamanho. Claro que pode passar um ou outro erro, mas eram muitos, tipo, um a cada duas páginas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo