• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien at Oxford

Beren

Wannabe Rider
Visitando os Podcasts da Oxford University no iTunes, verifiquei um que é especialmente interessente para nós, fãs do Professor.

É o Tolkien at Oxford - (Link do iTunes)

Só escutei o primeiro episódio, sobre o livro The Ring of Words (Amazon|Valinor) mas tem um bom material.

Pra quem não tem problema em escutar podcasts em Inglês, é uma beleza.
 
Última edição por um moderador:
Que legal. Além disso, fiquei sabendo que também há um tipo de "cadeira" em que se estuda Tolkien em Harvard. Isso deve ser emocionante.
 
No Brasil é raríssimo estudos aprofundados sobre Tolkien na universidade. São poucas teses e dissertações sobre o tema.
 
No Brasil é raríssimo estudos aprofundados sobre Tolkien na universidade. São poucas teses e dissertações sobre o tema.

E é verdade. Tenho um amigo que é professor de Língua Portuguesa. Ele me falou que nunca viu uma tese sobre Tolkien por aqui.
Caso eu faça Letras ou algum curso da área, gostaria muito de dedicar um trabalho integralmente ao Tolkien.
 
Legal!

Também sinto falta disso aqui no Brasil... Estudar Tolkien na Universidade seria um sonho.

O problema é que a maioria desses acadêmicos, em toda a sua chatice, não consideram a obra de Tolkien como mitologia.

Ridículo, não?
 
Sempre! A maioria dos meus amigos consideram Tolkien como uma história pra crianças. Haha! Que noobs.
E na minha opinião, a mitologia tolkieniana chega muitas das vezes a ser melhor que a mitologia grega.
 
tem estudos sobre tolkien, sim, só que obviamente eles se perdem num mar de outros estudos de trocentos autores que saem todo semestre. uma colega minha se graduou em linguística e fez um estudo sobre as línguas de tolkien para a monografia dela, por exemplo. e a tradução de tree and leaf do cisne se eu não me engano é a dissertação dele pro mestrado, e ele fez doutorado tb focando em tolkien. ou seja, estudo tem, é só procurar.
 
Tenho amigos na faculdade. E não tô me referindo a todo território nacional, mas pelo menos aqui no Maranhão.
 
tem estudos sobre tolkien, sim, só que obviamente eles se perdem num mar de outros estudos de trocentos autores que saem todo semestre. uma colega minha se graduou em linguística e fez um estudo sobre as línguas de tolkien para a monografia dela, por exemplo. e a tradução de tree and leaf do cisne se eu não me engano é a dissertação dele pro mestrado, e ele fez doutorado tb focando em tolkien. ou seja, estudo tem, é só procurar.

Pois é, e vira e mexe, desde que eu estou aqui na Valinor, aparece gente se cadastrando no Fórum só pra pedir ajuda com depoimentos de fãs/leitores de Tolkien para seus TCCs ou dissertações, até mesmo pedindo bibliografia. Temos uma usuária, a Nat, por exemplo. E não são só os estudantes de Letras, se não me engano os de Psicologia também.
 
Existem muitas pessoas que fazem estudos sobre Tolkien em todas as áreas. Em Bh por exemplo tem o Khamûl que faz mestrado em geografia/educação onde o tema é Tolkien.
 
Eu não sabia que tinham pesquisas sobre educação e Tolkien.

Esse leque da educação se encaixa perfeitamente no mundo de Tolkien, acho que tem tudo a ver.

As obras de Tolkien se enquadram em vários ramos de pesquisas, lingúistica, psicologia, história, sociologia, geografia e etc.
 
Ainda sobre a questão das teses, dá pra baixar a tese de mestrado do Imrahil aqui. É uma tradução do livro Tree and Leaf, e é muito interessante.

A área de Letras pode render muitos estudos. Tolkien, como bom filólogo, trabalha muito bem com as palavras, suas origens e diferentes significados, faz certos "truques" que até em inglês são difíceis de perceber para os leigos. É uma pena que muitas vezes isso se perca inevitavelmente na tradução (aliás, a tese do Imrahil é muito boa em identificar e traduzir esses "truques").
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo